sábado, 28/05/2022
Últimas do LeS:
Capa » Notícias » Histórias de vampiros que marcaram a literatura

Histórias de vampiros que marcaram a literatura

Por William Helal Filho

A atração do mundo por histórias de vampiros é uma febre que vai e volta. De tempos em tempos, aparece um livro ou filme que faz o sangue das pessoas ferver. Nos anos 90, um rebuliço parecido com o atual chegou ao auge quando o romance “Entrevista com o vampiro”, escrito por Anne Rice em 1976, foi levado ao cinema, em 1994.

– Os vampiros têm seu público cativo, mas volta e meia o interesse transcende o universo gótico e o tema estoura. É como uma ciranda. Todo mundo dá a mão para o vampiro em algum momento – opina o escritor paulista André Vianco, que já publicou nove livros sobre os sanguessugas, incluindo “Os sete”, de 2000.

A Megazine separou uma lista de títulos que marcaram a literatura dos dentuços, desde “Drácula”, do irlandês Bram Stoker, de 1897, até o estourado “Crepúsculo”, passando pelas “Crônicas vampirescas” de Anne Rice.

“DRÁCULA”: – Bram Stoker escreveu, em 1897, o livro sobre vampiros com mais adaptações para o cinema. Baseada na história de Vlad III Draculea, O Empalador, a obra definiu vários hábitos e origens dessas criaturas e a Transilvânia como a terra dos seres da noite.

CRÔNICAS DE RICE: – A americana Anne Rice escreveu dez livros conhecidos como “As crônicas vampirescas”. O primeiro deles, “Entrevista com o vampiro”, de 1976, foi para o cinema em 1994, com direito aos astros Brad Pitt e Tom Cruise (na pele do enigmático vampiro Lestat) e uma Kirsten Dunst ainda criança. Os livros estão sendo relançados no Brasil, com capas novas, pela editora Rocco.

VAMPIROS NA ESCOLA: – A autora L. J. Smith escreveu diversos livros sobre sanguessugas adolescentes. Só a série “Diários do vampiro”, que começou em 1991, tem cinco títulos já publicados e outros dois por vir. O primeiro deles, “O despertar” acaba de ser publicado no Brasil, pela Galera Record. A série “Night world” tem nove títulos e chega ao país ano que vem.

“OS SETE”: – Um dos mais bem-sucedidos escritores do universo vampiresco no Brasil, o paulista André Vianco publicou seu primeiro livro, “Os sete”, em 2000, abrindo o caminho para outros oito títulos do gênero.

“ANITA BLAKE”: – Contemporânea de Stephenie Meyer, a autora Laurell Kaye Hamilton ficou conhecida pela série “Anita Blake: vampire hunters”, sobre uma humana que caça vampiros maus.

“O HISTORIADOR”: – Publicado em 2005, “O historiador”, da americana Elizabeth Kostova, é ambientado nos anos de Guerra Fria, quando uma menina encontra documentos dando conta de que Drácula estaria vivo e sai atrás do vampirão.

“NOTURNO”: – Publicado em agosto deste ano, o livro “Noturno” inaugura a trilogia vampiresca do ator e cineasta mexicano Guillermo del Toro (“Hellboy”), em parceria com Chuck Hogan.

“CREPÚSCULO”: – Os quatro livros da série mais badalada do momento (“Crepúsculo”, “Lua Nova”, “Eclipse” e “Amanhecer”), da americana Stephenie Meyer, atingiram os 77 milhões de cópias vendidas no mundo todo (só no Brasil foram mais de 2,2 milhões de exemplares).

Sobre Patoka

Fotógrafa especializada em shows, já captou com suas lentes momentos dos shows várias bandas. Essa paixão por música e fotografia a levou a abrir o CFOS. Quase infartou quando suas fotos apareceram na página oficial do Black Label Society e foram descritas como “killer shots”! Já fez produção de palco em festivais musicais e eventos, mas atualmente prefere deixar isso para os profissonais.

2 comentários

  1. Helen Duarte

    Acabei de ler Filhos da Noite – Erik Santana e adoro vampiros, principalmente dos escritores brasileiros como Erik Santana (mesmo sendo um pouco desconhecido) e André Vianco.

  2. http://www.historia-de-vampiro.blogspot.com/
    entra ai e deixe um comentario please….
    Obs: este blog é apenas para pessoas que gostão de terror e são fã de crepúsculo e são muito fãs de de vampiros………..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Livros em Série