terça-feira, 19/03/2019
Últimas do LeS:
Capa » Entrevistas » Entrevista com Alyson Noël

Entrevista com Alyson Noël

Write on! falou com Alyson Noël, autora de dez livros para adultos e adolescentes, incluindo a série Os Imortais; o terceiro livro na série – Shadowland – está sendo lançado hoje. Noël alcançou o 1º lugar na lista de bestsellers do New York Times, USA Today e da Publisher’s Weekly com Para Sempre e Blue Moon, os dois primeiros livros na série. Os livros de Noël ganharam vários prêmios, incluindo o National Reader’s Choice Award, NYLA Book of Winter Award, NYPL Books for the Teenage e foram escolhidos para o segmento “Dê o presente da leitura” do CBS Early Show, assim como para a Hot List da revista Seventeen e como a escolha do Beach Book Club.
 

Por que você decidiu seguir o gênero para jovens adultos?
Na verdade, essa não foi uma decisão consciente e eu nem reparei que já tinha escrito um livro nesse gênero até a hora de comprá-lo. Eu estava realmente sem pistas naquela época (sério, incrivelmente sem pistas!), e, para mim, eu tinha acabado de escrever a história que eu queria contar, que acontecia de ter uma adolescente como protagonista.
Mas não demorou muito até eu perceber que amava escrever esse gênero – é incrivelmente gratificante ouvir de jovens leitores – e, tirando meu único livro adulto, “Fly Me to the Moon”, eu nunca mudei de idéia.
 

O que alguém que tem interesse em escrever para jovens adultos precisa saber?
Eu acho que você precisa ter uma conexão e compaixão verdadeira com a adolescência, lembrar como era vivenciar todas aquelas “primeiras vezes” e como tudo parecia maior que a vida. Na verdade é mais fácil para mim escrever numa voz adolescente do que numa voz adulta, mas eu nunca me sentir realmente crescida, então provavelmente esse é o motivo!
 

Como que você teve a idéia para a série Os Imortais? Você sempre planejou que fosse uma série?
Não, quando eu comecei a escrever, eu estava tão focada na história de Ever (a personagem principal) que não foi até eu chegar ao final que eu percebi que com eles sendo imortais, tinha muito mais a ser contado.
A inspiração por trás da história foi o luto, decorrido do tempo a alguns anos quando eu perdi várias pessoas queridas seguidas e então praticamente perdi meu marido também. Eu meio que joguei todos os meus sentimentos de perda na jornada de Ever em lidar com os dela, e escrever a história dela realmente me ajudou a fazer sentido da minha.
 

Que decisões são essenciais ao se lançar uma série?
Eu tenho que admitir que eu nunca realmente pensei nisso nesses termos. Novamente, era só a história que eu queria contar. Eu diria que é realmente importante determinar as regras do seu mundo, de expô-las bem e se comprometer com elas, permitindo todo o tipo de experiências, sem se reprimir.
 

Qual foi sua parte preferida de escrever Shadowlando? E o maior desafio?
Bom, todo livro é um desafio de alguma forma, e Shadowland, sendo o meu décimo livro, não foi diferente. O momento depois que eu enchi a página do título e digitei a primeira linha, houve esse sentimento imediato de: “Ai, Deus – e agora? Como eu posso encher as próximas trezentas e algumas páginas!” Mas, de alguma forma, eu consegui…
Tenho que dizer, eu realmente amei escrever Shadowland, porque ele me permitiu aprofundar o mundo deles, fazê-lo mais complexo, e ele também revela mais das histórias e motivações dos personagens, a tal ponto que eu sinto que realmente conheço essas pessoas.
 

E agora você está lançando uma série para a irmã da personagem principal. Vai ser mais fácil ou mais difícil do que o lançamento da série original?
Eu não tenho a mínima idéia do que esperar, embora eu tenha que dizer que eu não olhava para Os Imortais como um “lançamento de série” até o segundo livro, Blue Moon. Com Para Sempre, era meio que o negócio de sempre, mesmo que eu estivesse um pouco estressada já que era meu primeiro romance paranormal e eu não tinha a mínima idéia de como seria recebido. Mas eu terminei recentemente o rascunho do livro de Riley, que foi muito divertido de escrever, e meu editor tem algumas idéias maravilhosas para a arte de capa, então eu estou principalmente muito ansiosa para colocá-lo no mundo e ver como se sai.
 

Quão importante é para um escritor ter um nicho?
Eu acho que escritores deveriam escrever o que eles são levados a escrever, porque esse tipo de paixão sempre se mostra. Isso tendo sido dito, ter um nicho torna mais fácil para os leitores pegarem seu livro quando eles estão procurando por certo tipo de experiência. E mesmo que eu tenha escrito sete outros livros contemporâneos antes de escrever Para Sempre, o que eles todos compartilham em comum é uma protagonista que está tentando achar seu lugar no mundo, então eu acho que esse seria meu nicho.
 

O que você sabe agora que você gostaria que soubesse quando começou a escrever?
Já que eu sabia absolutamente nada quando eu comecei a escrever, eu tenho que dizer que eu gostaria que eu soubesse mais de como o negócio funciona, e o que eu podia fazer para me ajudar. Eu já tinha publicado três livros antes que eu me juntasse a qualquer organização de escrita profissional, e eu senti como se tivesse passado os últimos anos aprendendo os ossos do ofício. Mas agora existe tanta informação online, através de blogs como esse, grupos de escritores, etc.., não há realmente nenhuma razão para alguém florescer tardiamente que nem eu!
 

Tradução: Laís!

Sobre Patoka

Fotógrafa especializada em shows, já captou com suas lentes momentos dos shows várias bandas. Essa paixão por música e fotografia a levou a abrir o CFOS. Quase infartou quando suas fotos apareceram na página oficial do Black Label Society e foram descritas como “killer shots”! Já fez produção de palco em festivais musicais e eventos, mas atualmente prefere deixar isso para os profissonais.

17 comentários

  1. ooi, muito bom esse livro, adorei, li em apenas 1 dia e meio. Estou louca para ler o segundo livro. beijos

  2. Já li o livro Para sempre, gostaria de ler os outros dois, onde posso encontrar?

  3. Já li o livro Para Sempre, amei, gostaria de ler os outros dois, como faço para encontra?

  4. Oi Luiza..
    Só o primeiro volume está disponivel no BR. A editora Intrpinseca informou que irá publicar os outros dois volumes em 2010.

  5. eu vi no site de uma livraria e fiquei doidinha pra lee!! Só fiquei com medo de q sejam muitos livrosna série… Quantos são no total??

  6. li em 1 dia e cara , me apaixonei ! com certeza pra mim , a série os imortais é melhor que a saga crepusculina . Espero que maio chegue logo pra eu comprar lua azul . Quero muito que tenha filme também , ficaria muito muito feliz .

  7. Oi, eu li o primeiro livro da serie os imortais e gostei muito e queria continuar lendo, eu queria saber quando vai ser lançado o lua azul

  8. Tenho que admitir, eu i apenas a capa do livro Para Sempre e logo me atrai por ele. e qdo li a sinopse entao.. nao resisti e comprei, amei a historia! é simplesmente linda, demonstra mesmo como uma pessoa se sente nessa situação.. e nao vejo a hora de ler a continução!

  9. Claudio Augusto

    Para Sempre Os Imortais
    é um livro fantastico tem uma história apaioxonante
    fascinante
    bélissima história
    parabens pelo
    wonderful
    the better book

  10. eu adorei o livro para sempre tem agumas parte que me comoverão como se tiveser comtesido comigo ru adorei muito♥

  11. eu adorei o livro( para sempre) tem algumas parte que me comoverão como se estivese acomtesido comigo eu adorei muito♥
    historia muito bonita de um belo casal de apaixonado

  12. Parabéns . Os livros da ‘Os Imortais’ são maravilhosos.

  13. Adorei o livro, muito 10, realmente muuuito melhor que a saga crepusculo… adoraria ver esse livro,
    virando filme depois, seria uma ótima concorrencia com crepusculo… vcs podem me dizer quais livros vem depois de lua azul?

  14. AMEI .. “PARA SEMPRE” E NAUM RESISTIR EM COMPRA O OUTRO “LUA AZUL” E MUITO BOM QUERIA SABER QUANDO VAI LANÇAR O PROXIMO NO BRASIL?
    ( CONCORDO COM VC BARBARA)
    ……

  15. #####BARBARA####
    O PROXIMO E O “SHADOWLAND”… Ñ SEI QUANDO VAI LANÇAR NO BRASIL!

  16. SIm, realmente o livro eh diver! Espero que nao vire modinha “e OMG o Damem eh lindo, ai mais o Edward eh mais” e talzs…¬¬” rsrs (yn* Mas eh assim , me espantei 10 livros caraca como somos atrasados hein…um maximo ser serie, mas ainda assim nao lerei com pressa, para durar por um bom tempo na vida ;) hehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.