domingo, 21/04/2019
Últimas do LeS:
Capa » Notícias » Autores processam Rick Riordam, Fox e Disney-Hiperion

Autores processam Rick Riordam, Fox e Disney-Hiperion

Lembram que a autora de Crepúsculo, Stephenie Meyer, foi processada porque teria roubado a idéia da série de sua ex colega de quarto da faculdade? Pois é, agora é a vez do autor da série Percy Jackson passar por um processo onde está sendo acusado de plágio.

Confira a tradução do artigo abaixo:

EXCLUSIVO: Controverso advogado de direitos autorais Marc Toberoff encontrou seu novo icônico alvo: Percy Jackson

Toberoff, atualmente envolvido na maior disputa de todas as disputas com a Warnes Bros. a respeito da franquia do Super-Homem, abriu processo em nome de autores de romances para jovens e adultos sobre um descendente de deuses gregos. Eles alegam que em uma ação de violação de direitos autorais contra o autor Rick Riordan, Fox e Disney que a série de romances “Percy Jackson” e o filme da Fox “Percy Jackson e os Olimpianos: o Ladrão de Raios” plagiaram extensivamente de dois de seus livros.

Robyn e Tony DiTocco escreveram “O Herói Perseu: um Mistério de um Louco Mito” (2002) e “A Vingança de Atlas: Outro Mistério de um Locuo Mito” (2004), livros ficcionais para jovens e adultos focados em “PJ’, um descendente de deuses gregos que se torna um herói. Eles alegam que Riordan roubou diversos personagens-chave e cenas pra seus cinco livros, tendo o primeiro sido publicado pela Hyperion (uma subsidiária da Disney). O filme “Percy Jackson” da Fox foi lançado em janeiro de 2010 e arrecadou $220 milhões pelo mundo.

‘As substanciais similaridades entre os livros de PJ e os de Percy Jackson e, conseqüentemente, entre os livros de PJ e o filme de Percy Jackson não podem ser explicadas pela sua comum referência à mitologia grega porque a maioria das semelhanças não aparecem na mitologia grega, mas se originam, ao contrário, nos livros dos queixosos, PJ’, está escrito na ação.

A queixa cita pelo menos 100 similaridades. Alguns exemplos:

Livros de PJ: o principal personagem se chama Percy John Allen, 17 anos, que tem o apelido de “P.J.”

O Ladrão de Raios: o principal personagem é Percy Jackson, de 12 anos.

Livros de PJ: Percy é informado de que o mundo está sendo ameaçado por terríveis mudanças climáticas pelo roubo do raio de Zeus e que haverá eventos catastróficos se ele não for devolvido, pois os deuses lutarão entre si.

O Ladrão de Raios: Percy é informado de que o mundo está sendo ameaçado por terríveis mudanças climáticas pelo roubo do raio de Zeus e que haverá eventos catastróficos se ele não for devolvido, pois os deuses lutarão entre si.

Livros de PJ:
Percy embarca em uma jornada para salvar a humanidade solucionando o misterioso roubo e devolvendo a Zeus seu raio.

O Ladrão de Raios: Percy embarca em uma jornada para salvar a humanidade solucionando o misterioso roubo e devolvendo a Zeus seu raio.

A nova ação envolve um conjunto de simples queixas sobre a violação de direitos autorais, diferente das complexas queixas envolvidas no litígio do Super-Homem. Entretanto, Toberoff está fortalecendo seu status de o advogado a se procurar para processar estúdios por violação de direitos autorais. A ação busca o pagamento de indenização e uma determinação contra a posterior divulgação dos trabalhos tidos como plagiadores.

Um porta-voz da Fox e da Hyperion se recusou a se manifestar sobre o assunto.

Tradução: Percy Jackson Brasil

Sobre Cine

Jornalista e professora de inglês, vivendo o sonho de morar em Nova York e ainda tentando descobrir se seria possivel viver dentro de uma da Barnes and Nobles. Viciada em cultura, passa os dias tentando decidir que livros ler enquanto tenta se encontrar na vida.

3 comentários

  1. Isso é ridículo, um autor não pode fazer sucesso com sua própria obra, que sempre vem alguém que diz que é plágio comparando apenas os nomes dos personagens ¬¬
    Rick Riordan é o melhor!

  2. isso é ridiculo,ninguem nunca ouviu falar desses “livro de pj”
    o de rick riordan virou filme(nao igul ao livro, MAS VIROU)
    rick riordan sempre vai ser o melhor!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.