sexta-feira, 20/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Resenhas de Série » Resenha: Fora da lei, de Angus Donald

Resenha: Fora da lei, de Angus Donald

Livro: Fora da Lei
Série: Fora da Lei
Autor: Angus Donald
Páginas: 336
Editora: Record
Comprar: Saraiva Cultura Submarino

Após ser pego roubando no mercado de Nottingham, o jovem Alan Dale se vê obrigado a deixar sua família para viver sob a proteção dos notórios fora da lei da Floresta de Sherwood. O líder do grupo é o infame Robin Hood, que surge na trama como um guerreiro forte e sedento de sangue, capaz de despertar, ao mesmo tempo, medo e admiração entre seus rivais e vítimas.

Em pouco tempo, Robin torna-se o mentor de Alan e, ao lado de seus companheiros, o ensina a lutar — e a vencer. Mas o Senhor da Floresta é um homem impiedoso, e, ao perceber isso, Alan passa a questioná-lo e a temer que seu protetor se torne seu assassino. Lealdade, poder, vingança e fé estão em jogo neste suspense onde o herói também pode ser vilão.

De batalhas sangrentas e perseguições alucinantes a banquetes dignos da nobreza, Fora da lei é uma história de ação que mergulha fundo na fascinante lenda de Robin Hood.

O livro conta a história de Robert Odo, conhecido por todos nós como Robin Hood. Mas você conhece a vida de Robin antes de ele ser o senhor de Sherwood? Como ele, um nobre, virou o Fora da Lei mais temido da Inglaterra?

Pois é exatamente isso que o livro conta! Alan Dale, um ladrão que ainda pequeno teve a vida salva por Robin e que mais tarde virou seu melhor amigo, é quem narra a vida e os custumes dos guerreiros da floresta!

Alan tem 11 anos e é pego roubando comida e algumas moedas no mercado de Nottingham. Sua mãe, com medo que os homens do xerife venham buscá-lo e que ele acabe morto, entrega-o aos cuidados de Robin e seu bando!
Alan começa então a oscilar entre admiração e asco por seu novo mestre! Robin, protege as aldeias, leva comida e dá instrução ao povo, e em troca pede lealdade e silêncio sobre suas atividades e localização do acampamento. E cobrava impostos, que eram pagos com ouro, comida, roupas e qualquer objeto que pudesse servir de moeda.
Quem desobedece essas regras sofre punições severas e Robin demonstra diversas vezes a mesma crueldade e descaso com a vida humana que os homens da lei que ele tanto menospreza.

Quem for ler o livro esperando por guerras e batalhas grandiosas pode tirar o cavalo da chuva. Existem sim, confrontos e lutas, porém, o foco são os custumes e hábitos da época.

O autor conta de maneira bem crua como era a vida de Robin na floresta. A péssima higiene, o sexo feito a vista de todos, os detalhes da matança, as bebedeiras, sacrifício humano, rituais pagãos etc.

Mas também enaltece o grande estrategista que Robin era, sua inteligência e como estava sempre um passo a frente de seus inimigos, como tinha aliados importantes na côrte e o mais importante, como sabia explorar e extrair o melhor de seus guerreiros, que eram extremamente leais à ele.

Todos os personagens que já estamos cansados de saber estão no livro: João pequeno, Alan Dale, Guy, Lady Marian, Will Escarlate, Tuck etc. E o bacana é saber como esses personagens, tão conchecidos por nós, entraram na vida de Robin (e na nossa também).

Acredito que o segundo volume da série seja mais voltado para os confrontos diretos entre Robin e o xerife. Já a preregrinação de Robin até a Terra Santa em busca do Rei Ricardo Coração-de-Leão fique para o terceiro volume!

Eu, como uma louca por romances históricos, fiquei extremamente feliz com essa série. Angus escreve muito bem, e a narrativa é tão envolvente que por vezes você esquece as horas lendo! E como uma fã de Robin Hood, posso dizer que estou satisfeitíssima com a fidelidade com que o autor contou os primeiros anos de Robin como o maior Senhor da floresta de Sherwood!

Sobre Patoka

Fotógrafa especializada em shows, já captou com suas lentes momentos dos shows várias bandas. Essa paixão por música e fotografia a levou a abrir o CFOS. Quase infartou quando suas fotos apareceram na página oficial do Black Label Society e foram descritas como “killer shots”! Já fez produção de palco em festivais musicais e eventos, mas atualmente prefere deixar isso para os profissonais.

7 comentários

  1. Queroo ler esse livro! Todos falam q é muito bom !! *______*

  2. Esse livro é realmente espetacular! Pena que o próximo deve demorar um pouco pra chegar por aqui :\

  3. Eu tambem quero este livro.
    Livros históricos e épicos sempre me chamam a atenção. Principalmente se eles retratam bem a época em que se passam. E, convenhamos, Robin Hood é uma ótima história.
    Com certeza deve ser um livro bem forte neste tema, pareo para “As Cronicas de Artur” do Bernard Cornwell e “O Nome do Vento” de Patrick Rothfuss, ambos considerados ótimos livros de aventura histórica épica.

  4. Muito bom esse livro. Agora temos que aguardar a continuação!
    Abs a todos

  5. bruno rodrigo

    por favor este livro fora da lei do Angus Donald edição unica ou vai ter uma Sequência de quantos livros.

    obrigado por esse videio que tambem tirou duvidas de outros autores.

  6. Até hoje a Record não divulgou mais nada sobre os lançamentos dos outros livros da serie por aqui. O que sabemos é que o 6º livro será lançado nos estados Unidos (na Inglaterra, terra natal do autor já foi lançado) em julho desse ano. O jeito é esperar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*