terça-feira, 17/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Notícias » Resenha: Wake, de Lisa McMann

Resenha: Wake, de Lisa McMann

Livro: Wake – Despertar
Série: Wake
Autor: Lisa McMann
Páginas: 208
Editora: Novo Século
Resenha por: Nina Lima
Comprar: Saraiva Submarino Cultura Americanas Travessa

Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal.
Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela – eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar.
Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante…

“Um romance lírico, cujas imagens permanecem com você, muito tempo depois de virada a última página, como o mais memorável dos sonhos.”
Cassandra Clare

Narrado em terceira pessoa, Wake – Despertar conta a história de Jane, a nossa heroína, cujo talento é quase um mistério, que só vai sendo revelado com a história de sua vida, muito lenta e gradativamente. Por conta desse seu talento, Jane conhece alguns segredos das pessoas – coisas que as pessoas sonham, seus segredos mais íntimos, e isso a constrange (ao mesmo tempo que lhe dá uma super vantagem).

E a vida não muda quando ela conhece Cabel. Aliás, Cabel está na história desde sempre, mas antes ele era o garoto esquisito, que nem dava ideia. Com o passar do tempo, Cabel muda seu estilo e suas atitudes. Algo diferente acontece entre Jane e Cabel e eles compartilham seus segredos – e Cabel é o único que consegue manipular seus sonhos. Depois disso, os dois viram personagens de uma missão perigosa, cujos segredos estão no mundo dos sonhos, e as consequências, no mundo real.

A capa de livro é sempre um fato relevante para mim na hora de escolher um livro, e com o Wake – Despertar, não foi diferente. A história demora muito a se desenrolar, as cenas não tem muitos detalhes e a história é contada em frases curtas e picadinhas – o que acaba irritando um pouco quem gosta de histórias fluidas.

No geral, o livro tem um enredo bom: essa ideia de uma pessoa que pode se comunicar com outra através dos sonhos é um tema inédito para mim. Os personagens são sólidos: muito embora encontrar um Cabel por aí seja um tanto complicado, ele é um garoto que poderia facilmente existir. Mesmo Jane com seus talentos especiais, é uma adolescente como outra qualquer. Acredito que os personagens secundários poderiam ser mais trabalhados, pelo menos uma descrição das características físicas, dos seus gestos e expressões.

A história custa a prender o leitor, e quando o faz, termina, deixando-nos ávidos pelo segundo volume.

Sobre Nina Lima

Poderia ser qualquer outra coisa, mas resolveu ser turismóloga e apaixonada pela Inglaterra e pelo McFLY. Leu a trilogia Jogos Vorazes em três dias e amou; considera Harry Potter a melhor série do mundo, adora a escrita da Meg Cabot e topa qualquer YA Book.

15 comentários

  1. Claudia Villani

    Comprei esse livro, devo confessar, atraída pela capa e pela sinopse. Eu sou uma dessas leitoras que gosta de histórias fluídas, então já estou até com medo de não gostar do livro.
    Isso aconteceu com Sussurro, que acho que demorou demais pra mostrar a que veio, mas só lendo mesmo para ver se vou gostar ou não.
    Um abraço!

  2. Eu realmente gosto dessa série apesar de deixar a desejar quanto como flui a história…mas isso melhora no segundo livro da série que igual a wake nos deixa avidos para o 3º livro !

  3. Não sei porque, mas essa série tinha me chamado a atenção pelo tema diferente, mas, algo me desencorajou a ir em frente e lê-la. Acho que o estilo jovem que já tem me enxido um pouco, e as resenhas que leio dele sempre falando que é um livro fraco tem me desanimado.

  4. ô livrinho insuprtável viu? Sem ação, sem enredo, mal costurado, com vários buracos, uma narrativa sem graça e técnica literária 0!!! A Lisa McMann é muito legal, mas o seu livro tá longe de ser uma obra prima

  5. Concordo que o livro cusssta a nos prender, é cheio de buracos. Alguém conseggue sonhar com tanta fluides?? Me conta que quero analisar.
    Mas qdo o livro te prende ele de fato é interessante, foge dos estereótipos teen que estão tão na moda.
    O final, como em toda saga, nos deixa malucos pelo próximo volume. Portanto, considero uma leitura válida!

    Abçs

  6. A capa atrai a qualuqer um com aquele efeito meio fluoresente mas olhando melhor a capa é meio boboca, na minha opinião , podia ter muita mais coisa com criatividade , tipo uma garota como sempre ou que seja qualquer coisa melhor que um travesseiro surrado. É pode fazer sentido. Travesseiros.Sonhos. Mas qual é! Li o primeiro capítulo no submarino e admito que esse é o primeiro livro em terceira pessoa dentre um milhão que eu realmente fiquei curiosa , espero que meus pais pensem com mais carinho na mesada dessa semana …
    Outro livro que eu achei meio diferente ( pra quem gosta) é a série A predestinada que também é parada dura, mas pra quem odeia matemática (como eu ) nem rola porque tem muitos números e tal e números pra min só em dinheiro huashuashuas //

  7. Eu comprei o livro super no escuro (atraída pela capa, novidade) e no começo fiquei super confusão, morrendo de medo de não gostar e ficar com a sensação de dinheiro jogado fora. Mas conforma a história se desenrola, Janie e Cabel atraem muito minha atenção pq vc tem a certeza de que ele são REAIS, como se realmente eles existissem e a confusão que está a cabeça deles.
    Geralmente, só me interesso por livros surreais e, apesar de achar que ninguém posso entrar no sonho dos outros, eu me apaixonei demais por esse livro. Quer ler a continuação.

  8. O livro é ÓTIMO um dos melhores que já li na vida, definitivamente diferente do que se vê por ai..
    Mas já aviso para os fãs da série NÃO SE EMPOLGUEM O ULTIMO É DEFINITVAMENTE DECEPCIONANTE.
    Para mim o livro “Gone” fez a série se perder completamente, sério estragou, então não façam como eu, vão com calma porque se não você simplemente vai sair super decepcionada e revoltada com a série.

  9. maria lucia s.p.ventura

    Como toda fà de livros resolvi ler essa historia mas pra minha descepção não consegui terminar. Ainda não dessiti e qndo terminar te conto :)

  10. bellaaleixo ;*

    então, eu tenho esse livro e a continuaçao na minha estante faz tempo, comprei pela capa e talz…
    e sabado passado eu tava sem fazer nada e como é um livro bem pequeno, peguei pra ler…comecei a ler umas 1:30 da tarde e pelas 6:30 eu ja havia acabado, os dois livros!
    eu achei um livro bom, me identifiquei com a Janie, que apesar de tudo é uma garota bem normal, e a.d.o.r.e.i o Cabel e o romance deles…
    não é nada extraordinario, mas eu gostei…ótimo pra passar o tempo, acabou com meu sabado tedioso! ;*

  11. Olá,

    Apenas para informar que estamos sorteando 1 exemplar do Livro Wake. Acesse e participe http://www.julund.com.br/promocao

    Bjkas ;)

  12. Comprei Wake só para passar o tempo, porém quando comecei a ler o livro não consegui mais parar.
    Li em três horas e meia, e já estou ansiosa pela continuação.

  13. Vi que a forma diferenciada como a autora descreve os acontecimentos não está sendo bem aceita. Ganhei Wake de natal, mas só tive tempo pra ler agora. Sou uma pessoa extremamente ligada em séries literárias. Desde Nárnia, Harry Potter, O Senhor dos Anéis e afins. Essas últimas que saíram, li todas! E o que me impressiona é a forma linear em que esses últimos lançamentos, como série Os Imortais, Série Hush Hush, Fallen, House of Night, e até mesmo Crepúsculo se desenrolam. São todos iguais!
    Essa autora inovou com essa narração e enredo inteligente. A falta de uma cronologia também me pareceu bem satisfatória para fugir dessas séries lineares e previsiveis.
    A editora não ajudou muito, embora os livros de André Vianco sejam de incontestáveis qualidade, nota-se que a Novo Século precisa se especializar nas traduções.
    Fiquei impressionada com Wake. Gostei do enredo e embora não se fala muito sobre o domínio dos sonhos, é uma coisa cientificamente provada. Estou anciosa para ler FADE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*