terça-feira, 21/11/2017
Últimas do LeS:
Capa » Resenhas de Série » Resenha: “Caçadores de Bruxas”, de Raphael Draccon

Resenha: “Caçadores de Bruxas”, de Raphael Draccon

Livro: Caçadores de Bruxas
Série: Dragões de Éter
Autor: Raphael Draccon
Páginas: 256
Editora: Planeta (a reedição está sendo lançada pela Ed. Leya)
Resenha por: Lili
Comprar: Saraiva Cultura Submarino E-book

Com diversas referências contemporâneas, que vão de séries como Final Fantasy a contos de fadas sombrios, passando por bandas de rock como Limp Bizkit e Nirvana, o autor constrói, com extrema habilidade, uma narrativa em que romances, guerras, intrigas, fantasias e sonhos juvenis se entrelaçam para construir o final poético desse fantástico quebra-cabeça. Essa obra, que é a estréia do roteirista Raphael Draccon na literatura, combina fantasia, história antiga e aventura na medida certa, de uma maneira revolucionária em relação aos demais livros do gênero.

Um mundo fantástico, belo, complexo e bem construído, repleto de personagens que você acha que conhece. Isso mesmo, você só acha que conhece, porque depois que você entrar em contato com eles em Nova Ether, a sua referência aos clássicos infantis sofrerá uma revolução. Não toque neste livro se você quiser continuar lembrando-se de Chapeuzinho Vermelho apenas como a menininha que foi levar doces para a vovozinha.

A visão graciosa, realista e completamente criativa de contos de fadas é apresentada nas páginas de Caçadores de Bruxas, em que os protagonistas das histórias da sua infância são amigos e vivem na mesma terra. Genial na mesma medida que é compreensível e revigorante. Cada ser que habita o enredo tem sua personalidade marcada e juntos desencadeiam uma história impossível de largar e prazerosa de se ouvir.

Você leu certo: ouvir. O narrador conta a história e, em certos momentos, você tem certeza de que ele está sentado na sua frente conversando, gesticulando e explicando cada detalhe deste mundo encantado. O contato próximo entre autor e leitor transforma a narrativa em um deleite a parte.

Vale destacar que não é somente de contos de fadas que vive este reino, mas de incontáveis referências à música, à História (aquela com H maiúsculo) e à literatura mundial, divertidas de se encontrar, que surpreendem a cada página virada. Quando você se dá conta, lá está Raphael Draccon novamente, mudando os seus antigos parâmetros sobre esse ou aquele assunto.

Seria injusto com o leitor detalhar melhor o enredo. Draccon é um contador de histórias infinitas vezes melhor do que eu. E é por isso que é um dos jovens escritores brasileiros de maior sucesso da atualidade, que viu seu livro de estreia esgotado, vendendo como os grandes. O êxito é merecido, o autor e seu mundo possuem todos os atributos para tornarem-se um clássico.

Sobre Patoka

Fotógrafa especializada em shows, já captou com suas lentes momentos dos shows várias bandas. Essa paixão por música e fotografia a levou a abrir o CFOS. Quase infartou quando suas fotos apareceram na página oficial do Black Label Society e foram descritas como “killer shots”! Já fez produção de palco em festivais musicais e eventos, mas atualmente prefere deixar isso para os profissonais.

13 comentários

  1. Saudações!

    Venho convidá-los a participarem da tarde de autográfos do livro de minha autoria VINGANÇAS DE SANGUE no estande da editora Scortecci (Avenida 1, Rua M) na BIenal SP, no dia 13/08 (Sexta-feira), das 14 às 17 horas.

    Espero que possa comparecer!! :) ….

    Abraços!

    Kampos

  2. Patoka, miniiiiina, este livro sempre me deixou curioso, pois, adoro histórias assim. Mas, agora, com sua resenha, pronto, fiquei mais curioso ainda.

    Mas, só uma coisinha me desagrada. Não acho-o para vender em lugar algum. Esgotou em todo canto. Será que vai ter re-lançamento?

  3. Rubens,

    Realmente, Caçadores de Bruxas esgotou. Eu achei na livraria da minha cidade, é verdade, mas você dificilmente vai ter a mesma sorte que eu.

    O livro está sendo reeditado pela Editora Leya, a editora que lançou Corações de Neve, o segundo livro da saga e está lançando o último título também, Círculos da Chuva. Você vai poder adquiri-los em breve em qualquer livraria.

    O lançamento será durante a Bienal de SP, no sábado.
    Mais informações aqui: http://www.raphaeldraccon.com/blog/ -O site do autor.

    Beijos

  4. Encontrei esse livro com duas capas diferentes. Vocês sabem me dizer se a diferença é mesmo só essa: a capa?? =D

  5. Amei, eu quero ler esse livro… Ele é muito legal… Pareceu-me muito bom, com uma história fascinante que prende o leitor… Gostei muito do fato que é citado na resenha: “O narrador conta a história e, em certos momentos, você tem certeza de que ele está sentado na sua frente conversando, gesticulando e explicando cada detalhe deste mundo encantado. O contato próximo entre autor e leitor transforma a narrativa em um deleite a parte.” acho que isso fará para mim a sério muito especial, pois gosto bastande de “entrar” no livro e para mim pareceu que isso acontece…

  6. jA TO NA METADE DO LIVRO ELE É SHOW D+!!!!!!

  7. Adoro releituras de contos de fadas! Tanto que sou apaixonada pela série de TV Once Upon a Time e até comprei a Saga Encantadas recentemente.
    Sempre fui louca pela série Os Dragões de Éter e está na minha lista de desejos ! *-*
    Sou louca pra ler, com certeza será um livro que me prenderá desde os primeiros parágrafos ao último!

  8. Louca para ler esse livro.

  9. Ingryd Fernandes

    Gerente, sempre fui LOUCA pra ler esse livro, agora com essa resenha então! Minha curiosidade foi a mil! Sempre que vou a uma livraria fico chateada, pois nunca o encontro, porém agora com o sorte vamos ver se tenho mais sorte!

  10. Maria Izabela Da Silva

    Amei, ansiosa para ler e viajar nesse lindo e encantador enredo :3
    Gostaria muito de ganhar o livro caçadores de bruxas e me deleitar numa história fascinante :D :)

  11. Allisson Henrique

    Livro perfeito pra viajar nesse magnifico mundo criado pelo Raphael Draccon

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*