sábado, 14/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Notícias » Resenha: “Os sete”, de André Vianco

Resenha: “Os sete”, de André Vianco

Livro: Os sete
Série: Os sete
Autor (a): André Vianco
Páginas: 383
Editora: Novo Século
Resenha por: Patoka
Comprar: Saraiva Submarino Cultura Fnac Folha Travessa

Uma caravela portuguesa naufragada há cinco séculos é descoberta no litoral brasileiro. Dentro dela, sete cadáveres aprisionados em uma caixa de prata, acusados, na época, de bruxaria.

Universitários irão estudar os cadáveres, que estão em perfeito estado de conservação… Será que estão mesmo mortos?

Lastimável a minha demora para fazer esta resenha. Li esse livro 8 anos atrás e precisei relê-lo para lembrar de muitos detalhes. O que não foi nem um pouco doloroso! =P

André nos apresenta um grupo de vampiros portugueses de 500 anos. E nem pense em comentar “Ah, vampiros de novo?”. Pois é. Apesar do tema já batido, você não se arrependerá de dar uma chance a esse livro, que junto com Sétimo, é o gancho para a trilogia “O turno da noite”.

Além do fato de serem vampiros bem malvadinhos – eu diria “normais” – cada um deles possui um poder: criar tempestades e mudar o tempo, fazer gelar qualquer coisa ou lugar, acordar os mortos, virar lobo, mudar de aparência … e mais dois que não posso contar sem que vire spoiler. “Inverno” é sem dúvida, o vampiro mais aclamado entre os sete vampiros do Rio D’Ouro, mas todos têm uma importância essencial e mesmo sendo um tremedo FDP, Sétimo também tem lugar garantido no coração dos fãs!

Mas na minha opinião, o grande trunfo de André, foi ambientar a história no Brasil. Mesmo que no início você estranhe um vampiro fazendo estrago no aeroporto de Guarulhos, é bom poder situar-se nos acontecimentos, poder visualizar cada ação como se fosse na sua rua!

Outra grande sacada, é a descrição que o autor faz, dos vampiros que acordaram nesse século, maravilhando-se com objetos, transportes e tecnologias atuais. É possível ver que os vampiros não são maus o tempo todo. Conseguem ter curiosidade sobre o que os rodeiam, socializam e só atacam quando são ameaçados ou sentem fome. Exatamente como faria qualquer ser, instintivamente! A passagem que descreve os vampiros tentando entender a luz elétrica é fantástica! André escreve muito bem. Narra cenas de ação ou sexys com o mesmo louvor!

Existe também romance e grandes amigos que colocam a amizade a prova em diversas situações, mas nada meloso ou que divida o foco com os seres imortais!

O mais importante, talvez seja o fato de que André traz de volta aquele sexto sentido que faz você acreditar que depois que anoitece, coisas ruins podem acontecer. Não leia à noite! Principalmente se estiver sozinho!

Sobre Patoka

Fotógrafa especializada em shows, já captou com suas lentes momentos dos shows várias bandas. Essa paixão por música e fotografia a levou a abrir o CFOS. Quase infartou quando suas fotos apareceram na página oficial do Black Label Society e foram descritas como “killer shots”! Já fez produção de palco em festivais musicais e eventos, mas atualmente prefere deixar isso para os profissonais.

7 comentários

  1. Eu já comecei a ler esse livro, mas não lembro pq eu parei =(….
    Mas tem dias que eu fico pensando na historia dele aqui em casa.E agora com essa resenha e o seu comentario tão bom do livro me deu vontade de ler de novo \o/
    ps: o comecinho do livro e engraçada =p

  2. Li esse livro e também Sétimo , alguns meses atras por indicação de um amigo, e achei muito bom e me tornei fã do Vianco.Além dessa maravilhosa narrativa dos vampiros nos tempos “modernos” e como ficam encantados e hora espantados com certas descobertas, é também hilário com alguns acontecimentos bem engraçados.Em breve vou ler o turno da noite e também Bento.

  3. Quem não leu, tem que ler!
    é um otimo livro sobre vampiros e criaturas noturnas. ÓTIMO mesmo! nas minhas seleções está entre as bruxas mayfair e o vampiro da Mata Atlântica…

    o fato do livro ser ambientado no Brasil relamente torna a leitura mais interessante e podemos criar imagens mais sólidas, fornecendo uma leitura prazerosa e sem a necessidade de um tradutor no meio de campo entre autor e leitor.

    Dica: compre 11 livrod do Andre Vianco no submarino por apenas 99,90, parcele, a vista, sei lá de um jeito, vale a pena, os livros são excelentes passatempos.

  4. Esse livro é muito bom e recomendo também todos os outros de André Vianco.
    O homem tem o dom de escrever e descrever o inaginário sobre vampiros e criaturas da noite sem se limitar a esse mundo.

    Quem não leu deve ler ^.^

    ;*

  5. Adoreei a resenha haha To com muita vontade de ler esse livro, vai ser o próximo que vou comprar :D

  6. Comprei este livro faz um mes mas ainda não tive tempo de parar para lê-lo estava meio relutante por ser história de vampiro “de novo” como você mesma disse mas só pelo fato de ser um autor brasileiro e a história se passar no Brasil mereceu minha atenção.Assim que conseguir vou começar a lê-lo pela tua resenha acho que vou gostar. Bjks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*