02 de setembro de 2010
Postado por: Patoka @ Arquivado em: Eventos, Notícias

Sem sair do ritmo literário após o final da Bienal do Livro, São Paulo teve mais um final de semana movimentado – em proporções menores, claro – com um Workshop literário e o Fantasticon.

O Fantasticon é um evento que tem como idéia principal reunir pessoas interessadas em Literatura Fantástica (ficção científica, fantasia e horror) para trocar de idéias, informações, debater tendências e claro, se divertir muito! O evento reuniu jornalistas, fãs, alguns curiosos e a elite brasileira dos autores “fantásticos” para algumas oficinas, mesas-redondas e palestras animadíssimas.

Mostrando a força das mulheres na Literatura Fantástica, a mesa-redonda “Vozes femininas na Literatura de Vampiro” contou com a presença de Flávia Muniz, escritora e pedagoga com mais de 3 milhões de livros vendidos; Giulia Moon, escritora e publicitária, que está lançando o romance Kaori – Perfume de Vampira; Laura Elias, que já publicou mais de 35 livros que atualmente dedica-se a terminar o terceiro volume da série de vampiros Red Kings, Martha Argel é escritora e bióloga, participou de várias antologias e também organizou a antologia crítica O Vampiro Antes de Drácula e fechando o grupo com Nazareth Fonseca, autora da saga Alma e Sangue, iniciada com O Despertar do Vampiro (Aleph) e que prossegue em O Império dos Vampiros (Aleph). O auditório lotou e durante uma hora as autoras falaram sobre suas obras, processos criativos, vampiros e assuntos relacionados em um palco com candelabros, velas vermelhas, cortinas escuras e uma toalha de cetim vermelho-sangue ajudaram a envolver os presentes no clima vampiresco da conversa.

O mestre André Vianco, autor dos best sellers Os Sete e Sétimo, também participou do evento com uma oficina: “Como montar a Estrutura de um Romance de Fantasia”. Nessa oficina, o autor explorou o universo sobrenatural (vampiros, lobisomens, anjos e batalhas entre o bem e o mal) elaborando um cenário surrealista, porém com elementos da realidade do dia-a-dia que tivessem como pano de fundo o canário do nosso Brasil. Confira abaixo um trecinho dessa oficina que foi um sucesso total!

Outra mesa-redonda de grande sucesso foi a de Multimeios: Alternativas para a Literatura Fantástica que contou com a presença de Eduardo Spohr, escritor e jornalista, participante do nerdcast (o famoso podcast do site Jovem Nerd) e autor do romance mais vendido no stand da Record na Bienal de SP: A Batalha do Apocalipse, de Christopher Kastensmidt que é escritor, professor e também diretor da Ubisoft, uma das maiores empresas de video game do mundo, de Luiz Ehlers engenheiro e atualmente o editor chefe da Revista Fantástica e que também trabalha no inédito A Divindade das Chamas Gêmeas, também com a presença de Tiago Castro que é diretor de arte e estrategista digital além de ser idealizador do projeto Universo Insônia. O principal tema abordado nessa mesa foram os usos dos diferentes tipos de mídia para a divulgação da literatura fantástica, incluindo revistas, e claro, os agora tão famosos book trailers.

O Bate-papo de Perguntas e Respostas sobre o gênero Fantasia no Brasil foi super descontraído e contou com Eric Novello escritor, tradutor e roteirista, autor do romance histórico Dante – O Guardião da Morte e que está lançando o romance de fantasia urbana Neon Azul, Douglas MCT escritor e designer gráfico que já escreveu para os quadrinhos da Turma da Mônica e lançará o primeiro livro de sua nova série, Necrópolis, em Outubro desse ano. Estava presente também Walter Tierno ilustrador, jornalista e publicitário, está lançando o livro de fantasia Cira e o Velho e fechando o time com chave de ouro, Raphael Draccon roteirista profissional premiado pela American Screenwriter Association e autor de literatura fantástica contemporânea, ficção de horror e romances sobrenaturais, com sua brilhante trilogia Dragões de Éter. Os autores falaram como criar fantasia no Brasil, por exemplo, incluindo os elfos em nosso folclore. Confira um rápido vídeo desse bate papo logo abaixo:

Já o Workshop de Criação Literária – do Éter ao Apocalipse, que aconteceu um dia antes, com Eduardo Spohr e Raphael Draccon, foi igualmente um sucesso.

O objetivo era abordar o processo de criação e a rotina dos escritores profissionais, bem como as dificuldades dos autores iniciantes no Brasil. O evento teve mais de 500 inscritos e 200 pessoas lotaram o auditório do Thélos Associação Cultural. Sem contar os mais de 800 acessos que a transmissão do evento, ao vivo, teve. Isso só comprova o que todos nós já sabemos: a literatura fantástica cravou definitivamente seu espaço.

O evento também teve seu lado humanitário e conseguiu arrecadar 180 kg de alimentos para os desabrigados das enchentes e instituições necessitadas.

Para aqueles que não conseguiram ir ao evento, dois vídeos foram postados na internet: um bem explicativo e outro bastante descontraído. Vale a pena reservar alguns minutinhos para vê-los! (E com um bloquinho de anotações do lado)

Alguém ainda duvida que esses dois deveriam ter um programa de Stand-Up Comedy?

O Fantasticon 2010 e o Workshop Literário foram um enorme sucesso e a tendência é que mais eventos como esses sejam realizados! A equipe do LeS torce muito para que a Literatura Fantástica se expanda cada vez mais e que haja esse tipo de encontro em vários estados, para que todos possam ter a oportunidade de trocar idéias e experiências!

Texto por: Patricia Lima & Bruna Fernandes




5 comentários



3-9-2010 - 12:02:44

Nossa eu queria muito ter ido… Infelizmente a maioria das coisas boas só acontecem em Sampa… Não sei pq eu fui me mudar dai… Mas vou ver os vídeos com certeza!!!


3-9-2010 - 15:31:57

Raquel vc é de onde? Vai ter um evento super legal no Rio do dia 26/09! ;) Tem mais infos na página inicial do LeS ;)


3-9-2010 - 16:26:59

[…] Escrita, Universo Insônia, Walter Tierno, Nínive Leikis, Aprendiz de Escritor, Grinmelken, Livros em Série, Psychobooks entre outros. Peço que leia cada post, que vejo complementar ao outro. Também há […]


3-9-2010 - 16:44:58

[…] # Livros em Série [http://livrosemserie.com.br/2010/09/02/fantasticon-workshop-literario] […]


19-10-2010 - 16:28:38

[…] Escrita, Universo Insônia, Walter Tierno, Nínive Leikis, Aprendiz de Escritor, Grinmelken, Livros em Série, Psychobooks entre outros. Peço que leia cada post, que vejo complementar ao outro. Também há […]


Deixe um comentário

Os campos marcados com * são obrigatórios.





Comentário *