18 de setembro de 2010
Postado por: Patoka @ Arquivado em: Notícias, Resenhas de Série

Livro: A Irmã de Ana Bolena
Série: Tudors
Autor (a): Philippa Gregory
Páginas: 630
Editora: Record
Resenha por: Karol
Comprar: Saraiva Cultura Folha

Duas irmãs competindo pelo prêmio maior… o amor de um rei. Aos 14 anos e recém-casada, Maria Bolena é levada para a corte de Henrique VIII na companhia dos irmãos Georg e Ana. Delicada e bondosa, Maria ganha a proteção do soberano, tornando-se sua amante. No entanto, a personalidade de Ana acaba atraindo o monarca, que a escolhe como nova concubina. A rivalidade entre as irmãs e as intrigas palacianas são os ingredientes deste delicioso romance, da inglesa Philippa Gregory. Um grande sucesso de vendas nos EUA.

Sempre fui fascinada, não sei porque, pela história de Henrique VIII e toda a Era Tudor. Mas meu lado cinéfilo me levou ao filme ‘A irmã de Ana Bolena’ antes do livro. Fiz o oposto do que normalmente as pessoas fazem: primeiro vi o filme, depois corri para ler o livro. E devo confessar que o livro é muito melhor!

A Irmã de Ana Bolena‘ é narrado pela irmã mais nova de Ana, Maria Bolena, que foi amante de Henrique VIII antes de Ana. Mas como não virou Rainha, e nem foi mãe de uma das rainhas mais amadas da história da Inglaterra, foi esquecida. Pudera, depois de seis rainhas, quem lembraria de uma mera amante? Porém a história de Maria e Henrique durou anos, com direito à filhos e muitas controvérsias.

A grande maioria sabe um pouco da história de Henrique VIII, suas numerosas esposas e amantes. A vida do rei galanteador e a sua busca atormentada por um filho legítimo para ser seu sucessor inspirou inúmeras peças de teatro e filmes, porém o mais conhecido foi o seriado ‘The Tudors’, que conta detalhadamente seu romance com Ana Bolena, mas parece esquecer que antes dela havia Maria e também que o rei era bem feio, e não tão bonito como o ator Jonathan Rhys Meyers. No livro, é a profundidade dos sentimentos, a humanidade dos personagens (mesmo os secundários), os detalhes mais íntimos criados pela Philippa Gregory, grande conhecedora da Dinastia Tudors, que dão graça e te deixam querendo sempre saber mais.

A família Bolena era ascendente no reino de Henrique VIII. Novos ricos da época, completamente ambiciosos, insensíveis e faziam de tudo para chegar onde mais queriam: o trono inglês. Maria era jovem quando se envolveu com o rei, muito mais velho e conquistador, pela primeira vez. Incentivada por sua família, ela renega seu marido e passa a se deitar com o rei quase todas as noites. Sua rivalidade com a sua irmã Ana fica clara desde o início da história e aumenta conforme Maria vai se tornando importante para o rei, e que Ana passa a ser rejeitada pela família e sofre uma desilusão amorosa. Isso demonstra o pouco de moral das duas, e você pode perceber em várias situações do livro, principalmente da parte de Maria, que suas consciências somem de vez em quando e dão lugar a instintos quase que animais. A vontade de serem as melhores e preferidas do rei mostra o quanto são mimadas e sem limites. Ao mesmo tempo você não consegue odiar nenhuma das duas porque percebe que são crianças manipuladas, desiludidas e carentes no lugar errado: o reinado mais importante e rico do século XVI.

Esse é o primeiro livro lançado de uma série de sete livros chamada ‘Série Tudors‘. Eles não foram escritos, e nem lançados, na seqüência real da história. Mas isso não tem importância porque, apesar de serem sobre uma família, cada um conta uma história em particular que começa e termina no mesmo livro, sem precisar da seqüência para ser esclarecida. No Brasil você já encontra cinco desses sete. O último volume será lançado em maio de 2011. Se você quiser ler os livros pela seqüência da história dos Tudors é da seguinte forma:

* A Princesa Leal
* A Irmã de Ana Bolena
* A Herança de Ana Bolena
* O bobo da rainha
* O Amante da Virgem
* The Wise Woman
* The Other Queen

A Irmã de Ana Bolena é um ótimo livro que conta uma parte importante da história da Inglaterra pelo viés das primitivas emoções de seus personagens. Lindo!




15 comentários



18-9-2010 - 13:16:45

eu como fã da série The Tudors… descobri esses livros depois… eu também assisti ao filme antes (o q sempre prefiro. pois os filmes deixam sempre a desejar). E dei preferência (e acho que todos deveriam fazer assim) pela ordem cronológica.. e fui amando cada vez… e me surpreendi por agora tb admiriar a Rainha Catarina, q sempre falam tão pouco dela.. mas nesse livro da Princesa Leal.. a Philippa faz um grande trabalho.. amei cada linha.. e adorei conhecer uma mulher forte, e aquela q realmente foi criada para ser rainha da Inglaterra…. e sem dúvida tb amei ver a história pelos olhos da irmã de Ana Bolena..
Esse livro é enorme, mas vc nem sente.. a forma como é narrado é incrível.. e vc fica lá na torcida para ter alguma reviravolta rs.. mas claro q ñ tem.. afinal a história é essa e ninguém pode mais mudar ihihih .. agora estou no “O bobo da rainha” e está tão bom qto os outros livros.. eu virei fã da autora.. e espero q lancem logo os outros livros (q apesar de muito caros, compensam tanto na história quanto na beleza da arte da capas)…
E também quero ler os outros.. de outras dinastias q ela está escrevendo..
ótima resenha.. espero q tenha sobre os outros livros tb! Eu coloquei as minhas no meu blog..
bjs


18-9-2010 - 19:47:29

A Era Turdor é fascinante mesmo, esse filme que vc falou é aquele que aqui no Brasil se chama A Outra? Como a série, tem muitas pessoas bonitas no elenco (não que a gente reclame rsrs)
Eu tenho o A Princesa Leal e tb gosto bastante da maneira que essa autora escreve. Quero os outros *-*


18-9-2010 - 20:55:45

Oi oi!
Desde que descobri esse livro ,morro de vontade de ler *–*
Achei o blog pela primeira vez e logo de cara um resenha de um livro q eu gostaria muito de ler ,haha ,adorei ! O livro parece ser muuito boom *-*
E tipo,tem seriado sobre isso ? oO

Beeeijo


4. Barbara Esteves
18-9-2010 - 21:13:38

Eu li a Princesa Leal e fiquei encantada com a personalidade fortíssima de Catarina de Aragão. Ainda não li os outros livros da autora, mas pretendo ler em breve.
Histórias com Reis e Rainhas sempre são interessantes.


19-9-2010 - 20:59:46

Nunca vi o filme, mas tenho muita vontade de ler a série.


6. Karol
20-9-2010 - 14:56:31

Raquel: Siiiim! O filme se chama “A Outra” e tem sim pessoas bonitas no elenco. Tem a Scarlett Johansson como a Maria, a Natalie Portman como a Ana e o

Dalila: Tem sim seriado sobre isso! Mtas cenas do livro inclusive aparecem no seriado. Chama The Tudors, é inglês, saiu pela BBC se não me engano. No Brasil passa no antigo People & Arts, que agora é Liv ou algo do tipo! ahhaha


7. Karol
20-9-2010 - 14:56:47

Raquel: Siiiim! O filme se chama “A Outra” e tem sim pessoas bonitas no elenco. Tem a Scarlett Johansson como a Maria e a Natalie Portman como a Ana.

Dalila: Tem sim seriado sobre isso! Mtas cenas do livro inclusive aparecem no seriado. Chama The Tudors, é inglês, saiu pela BBC se não me engano. No Brasil passa no antigo People & Arts, que agora é Liv ou algo do tipo! ahhaha


20-9-2010 - 20:15:09

[…] This post was mentioned on Twitter by Karol Freitas, Livros em Serie and Laura S, Livros em Serie. Livros em Serie said: Resenha: “A irmã de Ana Bolena”, de Philippa Gregory , da @editora_record, feita pela @karolfreitas || http://bit.ly/cGgMWi […]


9. Lílian Moreira
30-9-2010 - 17:39:06

Também gosta da Era Tudor,
Podem indicar em qual livraria tem os livros?

Grata.

Lílian
moreiralilian@uol.com.br


10. Patoka
30-9-2010 - 20:53:14

Oi Lili,
Vc pode achar esses livrosa em qualquer livarria granbde, como Saraivca, Cultura, Leitura, Travessa etc. Na internet, tente o submarino. Eles geralmente têm os melhroes preços.

Abs


11. Francisco \delmontios da Costa
14-3-2011 - 12:48:26

Gostaria de saber como adquirir a coleção completa da série, aqui em Fortaleza-Ce.


12. pricilla
9-6-2011 - 22:12:30

aah. help. minha mae num quer comprar o livro pra mim porcausa da palavra “amante” ;
como faço para convence-lá de comprar o livro ?


13. Karol
10-6-2011 - 03:04:09

Pede pra ela me ligar que eu falo com ela!! hahahaha a louca! hahaha

Fala que você está ciente do que isso significa e que o livro não tem nada de sexual! É apenas uma versão de um fato histórico! Fala pra ela comprar o livro e ler antes de você!


14. Ana Luiza
24-5-2015 - 18:58:20

Oi depois que li a Irmã de Ana Bolena me apiconei pela série e desde então venho me baseando neste post para saber a ordem cronológica dos livros. Faltam apenas os dois últimos, mas não consigo achar o título em português do livro “the wise woman”. Qual seria o nome em português do título? Pq como A mulher sábia não encontro! Já existe a tradução dele?


15. Bruna Fernández
25-5-2015 - 11:24:34

Oi Ana Luiza!

The Wise Woman não faz parte da série Tudors/Tudor’s Court da Philippa, ele é um livro standalone, ou seja, fora de série. Mas ele ainda não foi lançado aqui no Brasil.

A série Tudors, que possui seis livro no total, já foi toda publicada no Brasil pela Editora Record: http://livrosemserie.com.br/sagas/t/tudors/

;)


Deixe um comentário

Os campos marcados com * são obrigatórios.





Comentário *