domingo, 15/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Notícias » Resenha: “A irmã de Ana Bolena”, de Philippa Gregory

Resenha: “A irmã de Ana Bolena”, de Philippa Gregory

Livro: A Irmã de Ana Bolena
Série: Tudors
Autor (a): Philippa Gregory
Páginas: 630
Editora: Record
Resenha por: Karol
Comprar: Saraiva Cultura Folha

Duas irmãs competindo pelo prêmio maior… o amor de um rei. Aos 14 anos e recém-casada, Maria Bolena é levada para a corte de Henrique VIII na companhia dos irmãos Georg e Ana. Delicada e bondosa, Maria ganha a proteção do soberano, tornando-se sua amante. No entanto, a personalidade de Ana acaba atraindo o monarca, que a escolhe como nova concubina. A rivalidade entre as irmãs e as intrigas palacianas são os ingredientes deste delicioso romance, da inglesa Philippa Gregory. Um grande sucesso de vendas nos EUA.

Sempre fui fascinada, não sei porque, pela história de Henrique VIII e toda a Era Tudor. Mas meu lado cinéfilo me levou ao filme ‘A irmã de Ana Bolena’ antes do livro. Fiz o oposto do que normalmente as pessoas fazem: primeiro vi o filme, depois corri para ler o livro. E devo confessar que o livro é muito melhor!

A Irmã de Ana Bolena‘ é narrado pela irmã mais nova de Ana, Maria Bolena, que foi amante de Henrique VIII antes de Ana. Mas como não virou Rainha, e nem foi mãe de uma das rainhas mais amadas da história da Inglaterra, foi esquecida. Pudera, depois de seis rainhas, quem lembraria de uma mera amante? Porém a história de Maria e Henrique durou anos, com direito à filhos e muitas controvérsias.

A grande maioria sabe um pouco da história de Henrique VIII, suas numerosas esposas e amantes. A vida do rei galanteador e a sua busca atormentada por um filho legítimo para ser seu sucessor inspirou inúmeras peças de teatro e filmes, porém o mais conhecido foi o seriado ‘The Tudors’, que conta detalhadamente seu romance com Ana Bolena, mas parece esquecer que antes dela havia Maria e também que o rei era bem feio, e não tão bonito como o ator Jonathan Rhys Meyers. No livro, é a profundidade dos sentimentos, a humanidade dos personagens (mesmo os secundários), os detalhes mais íntimos criados pela Philippa Gregory, grande conhecedora da Dinastia Tudors, que dão graça e te deixam querendo sempre saber mais.

A família Bolena era ascendente no reino de Henrique VIII. Novos ricos da época, completamente ambiciosos, insensíveis e faziam de tudo para chegar onde mais queriam: o trono inglês. Maria era jovem quando se envolveu com o rei, muito mais velho e conquistador, pela primeira vez. Incentivada por sua família, ela renega seu marido e passa a se deitar com o rei quase todas as noites. Sua rivalidade com a sua irmã Ana fica clara desde o início da história e aumenta conforme Maria vai se tornando importante para o rei, e que Ana passa a ser rejeitada pela família e sofre uma desilusão amorosa. Isso demonstra o pouco de moral das duas, e você pode perceber em várias situações do livro, principalmente da parte de Maria, que suas consciências somem de vez em quando e dão lugar a instintos quase que animais. A vontade de serem as melhores e preferidas do rei mostra o quanto são mimadas e sem limites. Ao mesmo tempo você não consegue odiar nenhuma das duas porque percebe que são crianças manipuladas, desiludidas e carentes no lugar errado: o reinado mais importante e rico do século XVI.

Esse é o primeiro livro lançado de uma série de sete livros chamada ‘Série Tudors‘. Eles não foram escritos, e nem lançados, na seqüência real da história. Mas isso não tem importância porque, apesar de serem sobre uma família, cada um conta uma história em particular que começa e termina no mesmo livro, sem precisar da seqüência para ser esclarecida. No Brasil você já encontra cinco desses sete. O último volume será lançado em maio de 2011. Se você quiser ler os livros pela seqüência da história dos Tudors é da seguinte forma:

* A Princesa Leal
* A Irmã de Ana Bolena
* A Herança de Ana Bolena
* O bobo da rainha
* O Amante da Virgem
* The Wise Woman
* The Other Queen

A Irmã de Ana Bolena é um ótimo livro que conta uma parte importante da história da Inglaterra pelo viés das primitivas emoções de seus personagens. Lindo!

Sobre Patoka

Fotógrafa especializada em shows, já captou com suas lentes momentos dos shows várias bandas. Essa paixão por música e fotografia a levou a abrir o CFOS. Quase infartou quando suas fotos apareceram na página oficial do Black Label Society e foram descritas como “killer shots”! Já fez produção de palco em festivais musicais e eventos, mas atualmente prefere deixar isso para os profissonais.

15 comentários

  1. eu como fã da série The Tudors… descobri esses livros depois… eu também assisti ao filme antes (o q sempre prefiro. pois os filmes deixam sempre a desejar). E dei preferência (e acho que todos deveriam fazer assim) pela ordem cronológica.. e fui amando cada vez… e me surpreendi por agora tb admiriar a Rainha Catarina, q sempre falam tão pouco dela.. mas nesse livro da Princesa Leal.. a Philippa faz um grande trabalho.. amei cada linha.. e adorei conhecer uma mulher forte, e aquela q realmente foi criada para ser rainha da Inglaterra…. e sem dúvida tb amei ver a história pelos olhos da irmã de Ana Bolena..
    Esse livro é enorme, mas vc nem sente.. a forma como é narrado é incrível.. e vc fica lá na torcida para ter alguma reviravolta rs.. mas claro q ñ tem.. afinal a história é essa e ninguém pode mais mudar ihihih .. agora estou no “O bobo da rainha” e está tão bom qto os outros livros.. eu virei fã da autora.. e espero q lancem logo os outros livros (q apesar de muito caros, compensam tanto na história quanto na beleza da arte da capas)…
    E também quero ler os outros.. de outras dinastias q ela está escrevendo..
    ótima resenha.. espero q tenha sobre os outros livros tb! Eu coloquei as minhas no meu blog..
    bjs

  2. A Era Turdor é fascinante mesmo, esse filme que vc falou é aquele que aqui no Brasil se chama A Outra? Como a série, tem muitas pessoas bonitas no elenco (não que a gente reclame rsrs)
    Eu tenho o A Princesa Leal e tb gosto bastante da maneira que essa autora escreve. Quero os outros *-*

  3. Oi oi!
    Desde que descobri esse livro ,morro de vontade de ler *–*
    Achei o blog pela primeira vez e logo de cara um resenha de um livro q eu gostaria muito de ler ,haha ,adorei ! O livro parece ser muuito boom *-*
    E tipo,tem seriado sobre isso ? oO

    Beeeijo

  4. Barbara Esteves

    Eu li a Princesa Leal e fiquei encantada com a personalidade fortíssima de Catarina de Aragão. Ainda não li os outros livros da autora, mas pretendo ler em breve.
    Histórias com Reis e Rainhas sempre são interessantes.

  5. Nunca vi o filme, mas tenho muita vontade de ler a série.

  6. Raquel: Siiiim! O filme se chama “A Outra” e tem sim pessoas bonitas no elenco. Tem a Scarlett Johansson como a Maria, a Natalie Portman como a Ana e o

    Dalila: Tem sim seriado sobre isso! Mtas cenas do livro inclusive aparecem no seriado. Chama The Tudors, é inglês, saiu pela BBC se não me engano. No Brasil passa no antigo People & Arts, que agora é Liv ou algo do tipo! ahhaha

  7. Raquel: Siiiim! O filme se chama “A Outra” e tem sim pessoas bonitas no elenco. Tem a Scarlett Johansson como a Maria e a Natalie Portman como a Ana.

    Dalila: Tem sim seriado sobre isso! Mtas cenas do livro inclusive aparecem no seriado. Chama The Tudors, é inglês, saiu pela BBC se não me engano. No Brasil passa no antigo People & Arts, que agora é Liv ou algo do tipo! ahhaha

  8. Lílian Moreira

    Também gosta da Era Tudor,
    Podem indicar em qual livraria tem os livros?

    Grata.

    Lílian
    moreiralilian@uol.com.br

  9. Oi Lili,
    Vc pode achar esses livrosa em qualquer livarria granbde, como Saraivca, Cultura, Leitura, Travessa etc. Na internet, tente o submarino. Eles geralmente têm os melhroes preços.

    Abs

  10. Francisco \delmontios da Costa

    Gostaria de saber como adquirir a coleção completa da série, aqui em Fortaleza-Ce.

  11. aah. help. minha mae num quer comprar o livro pra mim porcausa da palavra “amante” ;
    como faço para convence-lá de comprar o livro ?

  12. Pede pra ela me ligar que eu falo com ela!! hahahaha a louca! hahaha

    Fala que você está ciente do que isso significa e que o livro não tem nada de sexual! É apenas uma versão de um fato histórico! Fala pra ela comprar o livro e ler antes de você!

  13. Oi depois que li a Irmã de Ana Bolena me apiconei pela série e desde então venho me baseando neste post para saber a ordem cronológica dos livros. Faltam apenas os dois últimos, mas não consigo achar o título em português do livro “the wise woman”. Qual seria o nome em português do título? Pq como A mulher sábia não encontro! Já existe a tradução dele?

  14. Bruna Fernández

    Oi Ana Luiza!

    The Wise Woman não faz parte da série Tudors/Tudor’s Court da Philippa, ele é um livro standalone, ou seja, fora de série. Mas ele ainda não foi lançado aqui no Brasil.

    A série Tudors, que possui seis livro no total, já foi toda publicada no Brasil pela Editora Record: http://livrosemserie.com.br/sagas/t/tudors/

    ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*