quinta-feira, 12/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Notícias » Resenha: Noturno, de Guillermo del Toro e Chuck Hogan

Resenha: Noturno, de Guillermo del Toro e Chuck Hogan

Livro: Noturno
Série: Trilogia da Escuridão
Autor: Chuck Hogan e Guillermo del Toro
Editora: Rocco
Páginas: 464
Resenha por: Mary
Comprar: Saraiva Submarino Cultura Folha Travessa

Eles sempre estiveram aqui. Vampiros. Em segredo e na escuridão. Esperando. Agora é a hora deles.

Em um ano, Manhattan estará acabada. Em um mês, o país. Em dois meses… o mundo.

Um boeing 777 chega a JFK ocupando toda a pista. Todas as janelas estão quebradas, luzes apagadas, sem comunicação. As pessoas à espera de noticias, um alerta é enviado para o CDC. Dr. Eph Goodweather chefe do projeto Canário – uma equipe que investiga ameaças biológicas – é enviado para verificar o ocorrido. O que ele encontra é de gelar o coração.

Noturno não é um livro que chama a atenção pela capa, mas a sinopse instiga, até aqueles que não curtem temas sobrenaturais, a ler. E você não se decepciona em nenhuma linha sequer.

Não é livro que “começa-chato-mas-fica-bom-depois”. Noturno é emocionante e eletrizante desde o começo. As primeiras páginas são essenciais para a trama e aterrorizantes. É aquele tipo de história que arrepia a nuca e faz você virar para trás com o coração na mão à qualquer barulhinho.

Se falar mais, entrego o enredo. Mas posso dizer isso: Noturno é um livro de vampiros para quem gosta de vampiros de verdade! Nada de paixonites e vampiros bonzinhos tentando viver entre os humanos. Os vampiros da Trilogia da Escuridão querem apenas uma coisa: sangue. E, irracionais como são apresentados, eles vão fazer o que for preciso para consegui-lo.

Outro fator que atrai no livro é a grande quantidade de personagens que nos são apresentados. Além do protagonista Ephraim, outros personagens importantes são sua colega de trabalho, Nora Martinez e Abraham Sertrakian, um sobrevivente dos campos de concentração que luta contra os vampiros desde a infância. E aparecem inúmeros outros personagens, todos envolventes à sua maneira. Pode parecer confuso inicialmente, mas durante a leitura cada personagem se conecta de algum modo, fazendo com que todos no fim estejam ligados. E esse é outro ponto positivo na narrativa: cada ponta é amarrada, de maneira que fiquem em aberto apenas os mistérios que foram deixados para o próximo volume da série.

Com descrições detalhadas e uma narrativa atraente, Noturno é leitura obrigatória para leitores um pouco mais velhos, cansados das histórias de adolescente que tanto fazem sucesso hoje em dia. Com pitadas de terror, é um livro extremamente bem-escrito e coerente, demonstrando a famosa criatividade e o talento de Hogan e Del Toro. Os vampiros são abordados de uma maneira não apenas literária e fantasiosa, mas quase biológica, como criaturas sem senso crítico e pensamentos próprios, que vivem numa cadeia alimentar proposta em uma sociedade racional.

É uma leitura extremamente prazerosa, interessante e diferente de tudo que existe por aí nos dias de hoje. O segundo volume da série, The Fall, tem previsão de lançamento em inglês esta semana e o terceiro, The Night Eternal, para 2011.

Sobre Patoka

Fotógrafa especializada em shows, já captou com suas lentes momentos dos shows várias bandas. Essa paixão por música e fotografia a levou a abrir o CFOS. Quase infartou quando suas fotos apareceram na página oficial do Black Label Society e foram descritas como “killer shots”! Já fez produção de palco em festivais musicais e eventos, mas atualmente prefere deixar isso para os profissonais.

8 comentários

  1. Thiago Cardoso

    Eu já li esse livro…Adorei. Esperando loucamente “The Fall”.

  2. Quando foi lançado esse primeiro livro?

  3. quero muuuuuito esse livro. mas o preço ta longe de ser dos melhores.
    deve ser realmente perfeito, afinal foi escrito pelo guillermo del toro, e tudo o que o guillermo faz fica perfeito.
    procurem assistir seus filmes, grandes obras primas #fikdik

  4. Ih Ju, faz tempo.
    Ano passado, eu acho.

    Abs

  5. O segundo livro, The Fall, já foi lançado nos estados Unidos e está a venda no Amazon. O site disponibilizou algumas páginas (iniciais) do livro.

  6. Olá ALice, tudo bem?
    Se vc reparar, o post logo abaixo desse é justamente o lançamento de The Fall essa semana.

    Abs

  7. Daniel Levy Matins Mesquita

    Gostei da sua resenha. Realmente o livro deixa você com medo de qualquer barulho. Estou no ultimo livro e já estou com saudades do Dr. Eph, Nora, Zack e Vasiliy.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*