13 de October de 2010
Postado por: Bruna Fernández @ Arquivado em: Resenhas

Livro: A Droga da Obediência
Série: Os Karas
Autor(a): Pedro Bandeira
Páginas: 134
Editora: Moderna
Resenha por: Bruna
Comprar: Saraiva Submarino Cultura Travessa E-book

Um grupo de jovens enfrenta o mais diabólico dos crimes!

Num clima de muito mistério e suspense, cinco estudantes – os Karas – enfrentam uma macabra trama internacional: o sinistro Doutor Q.I. pretende subjugar a Humanidade aos seus desígnios através de uma perigosa droga que está sendo testada em alunos dos melhores colégios de São Paulo…

Se ao ler a sinopse do livro acima ou, ao bater o olho no termo “Karas”, você sentiu aquela nostalgia arrebatadora, provavelmente é porque você tem pelo menos mais de 20 anos. Mas se você não faz ideia de quem sejam esses personagens, não se aflija. Nunca é tarde demais para conhecer e ler um bom livro.

A Droga da Obediência é o primeiro de cinco livros do autor brasileiro Pedro Bandeira, lançado pela primeira vez em 1984, sobre Os Karas: um grupo secreto formado por cinco adolescentes, Miguel (o líder), Calú (o ator), Magrí (a atleta), Crânio (o gênio) e Chumbinho (o novato). Apesar de serem “apenas” adolescentes, os Karas não devem ser subestimados: o grupo possui um esconderijo no forro do colégio, códigos secretos para decodificar mensagens e sinais corporais para passarem mensagens urgentes. Todos os jovens do grupo são personagens muito bem construídas porém, todos tem o perfil um pouco utópico demais, mas isso não afeta a narrativa do livro.

A história tem como cenário principal o Colégio Elite, o melhor colégio de São Paulo de acordo com o livro, onde estudam os integrantes dos Karas. Sequestros estão acontecendo e a cada semana três estudantes somem de alguma escola de São Paulo. Quando o crime chega ao Colégio Elite, os Karas logicamente acabam se envolvendo. Não bastasse essa séria investigação, os Karas ainda tem que lidar com Chumbinho, um garotinho que descobre tudo sobre a organização deles, desde esconderijos aos códigos secretos, e os chantageia, ameaçando contar a todos os segredos dos Karas a não ser que ele entre para a turma. Miguel como líder, tenta contornar a situação rapidamente fazendo as vontades de Chumbinho e lhe dá uma tarefa simples para manter o garoto fora do caminho até que eles resolvam o problema dos sequestros e depois arranjem um jeito de despistar o pobre garoto. Porém nenhum dos Karas contava com o desaparecimento do menino, que acaba se tornando um dos garotos sequestrados do Elite. Sentindo-se culpado pelo acontecido, Miguel se empenha ainda mais para descobrir todo o mistério ao redor da Droga da Obediência.

O autor vai deixando pistas bem sutis pelos capítulos, instigando o leitor a tentar desvendar a verdadeira identidade do Doutor Q.I. e outros mistérios menores da trama, nos envolvendo completamente na história e deixando um gostinho de quero mais nas páginas finais. O livro é bem curtinho, porém com um enredo muito intenso, cheio de ação e reviravoltas e que, apesar de ser um livro infanto-juvenil, levanta questões muito importantes como pano de fundo da história e que deveriam ser melhor discutidas pela juventude. Entretanto o autor aborda esses tópicos com maestria, sem tornar o livro em uma chata lição de moral.

Os livros de Pedro Bandeira com o grupo dos Karas – o avesso dos coroas, o contrário dos caretas – entre outras tantas ótimas obras do autor, são leitura nacional obrigatória no meu conceito. Acredito que a melhor forma de finalizar essa resenha, é com as palavras do próprio autor sobre A Droga da Obediência: “Não é importante gostar do livro ou concordar com ele. É importante pensar no assunto. Eu quero que este livro seja lido e discutido por todos os jovens. Eu não preciso disso. Quem precisa são os jovens.”


Formada em Letras, trabalha como Revisora e Tradutora em uma agência publicitária e preenche suas horas vagas assistindo a seriados, filmes e partidas de futebol e vôlei, além de ouvir música, ir a shows e, claro, ler. Não curte chick-lits e prefere os thrillers, policiais, ya e fantasia. Nunca sai de casa sem guarda-chuva e um livro na bolsa, afinal nunca se sabe quando irá chover ou surgir uma fila/trânsito em São Paulo.




49 comentários



13-10-2010 - 22:07:38

eu adoro esse livro! Li pela primeira vez quando estava na sexta séries e depois dele me encantei pelos livros!
Ótima resenha!
beijos,
Kathy
http://leitora-compulsiva.blogspot.com


13-10-2010 - 22:50:07

Fiquei super feliz que finalmente vi algum blog de livros falar sobre alguma obra do Pedro Bandeira (meu xará e um dos meus autores favoritos no Brasil).
A questão do livro realmente é algo a ser discutido. Muito inteligente pela parte do Pedro Bandeira sair no mercado editoral de cara com algo tão arrebatador. Sem contar com as sequências dos livros dos Karas. Pântano de Sangue e Anjo da Morte falam sobre coisas importantíssimas e que também devem ser discutidas!
Não sei exatamente por que, mas preciso agradecer a vocês por trazerem esta resenha. Os livros do Pedro Bandeira são realmente leitura obrigatória!


14-10-2010 - 08:05:24

PATOKA…
Uau que felicidade! Um sorriso se abriu por completo quando vi a capa do livro “A DROGA DA OBEDIÊNCIA” por aqui… Sim, eu tenho mais de 20 anos ( e coloca mais nisso heim???) hehehehe… Ver a capa desse livro traz de volta aquela nostalgia de que ler na escola era algo gostoso e não simplesmente obrigatório… Ai, agora me veio a mente tanta coisa que li… Ganymedes José, Cecília Meirelles, Fanny Abraovich, Thalita Rebouças, Lygia Bojunga, e claro minha autora preferida na infância, adolescência, vida adulta e até o meu fim: ANA MARIA MACHADO!…
Que venha mais momentos desse por aqui… Gostei de verdade!
LEIAMOS!


4. Marcos
14-10-2010 - 09:21:29

Sinceramente incrivel!! Adoroo o Pedro Bandeira, desde que li esse livro e Pantano de sangue, que por sinal tambem é da coleção dos Karas, todos os livros dele sao verdadeiras obras de arte, e o que me deixa mais feliz é que ele é brasileiro… espero ver a resenha dos proximos livros da serie dos Karas


14-10-2010 - 09:23:38

Acho que fui um dos poucos que li a série ”Os Karas” sem ser pela escola! (risos)
Comprei os três primeiros (Droga da Obediência, Pântano de Sangue e Anjo da Morte) entre um dos hiatos da série Harry Potter, e me apaixonei completamente. Acho Pedro um gênio, e as histórias – apesar de serem infanto-juvenis – não são infantilizadas, muito menos paternalizadas. Ele conta as coisas como realmente são na história, por mais cruel que seja.
Fiquei ULTRA feliz quando soube que a Moderna estava re-lançado a série com novas capas e ilustrações… Agora os livros tem até orelhas! *-* Hiper merecido esta reseha de ”DdA” aqui no Livros em Série. A equipe está de parabéns por trazer este clássico nacional para as novas gerações de leitores.

ps: Eu tenho 21… (risos)


14-10-2010 - 11:47:04

Eu nunca tinha comentado no site, apesar de AMAR todo o conteudo postado aqui! Mas depois que eu vi a resenha de A Droga da Obediencia… como fica sme comentar??
Carã, esse livro é muito bom e acredito que tenha participado da infacia de várias pessoas. Eu me orgulho de saber que um autor brasileiro escreveu uma serie de livros tão legais. Nossos escritoers também são bons!

Muito obrigada Equipe do Livros em Série!


14-10-2010 - 12:05:38

[...] This post was mentioned on Twitter by Bruna Fernandes, Roberta Nunes and Livros em Serie, Patricia. Patricia said: Foi aki q começou o meu vício em livros em série RT @LivrosEmSerie Resenha: “A droga da Obediência”, de Pedro bandeira http://bit.ly/9eqreX [...]


8. viviane
14-10-2010 - 12:20:04

Eu li esse livro a uns…17,18 anos.Hoje estou com 30 e sempre adorei ler,sinto muita falta daquele frescor que eu sentia ao ler nessa época.Esse livro é maravilhoso me lembro que eu devorei o livro em um dia ,sinto saudade…Outros livros que eu acho que foram muito importante para mim são:’Com licença eu vou a luta’ ‘Infancia dos mortos’ e ‘Christiane F.-Drogada e prostituida’ Me fizeram enchergar a vida de outra forma


9. Clarinha
14-10-2010 - 17:21:20

Gosto muito da serie Os Karas, recomendo esse livro sempre que posso, todos os meus amigos ja leram, e tambem gostaram, é um livro que quando você começa a ler e não quer parar mais, e é muito impressionante o desenrolar da historia, sempre surpreende. Quem gosta de ler, tem que ler esse livro, mesmo.


10. Ray
14-10-2010 - 21:23:11

Dude, eu recomendo a todas as pessoas que estão aprendendo a gostar de ler esse livro. É muito bom, foi a minha introdução nesse mundo mágico que é a leitura, e o Pedro Bandeira é um ótimo autor para esse tipo de público.Muito legal vocês fazerem uma resenha desse livro, é realmente muito bom.

beijos ;*


11. Cacau Campos
27-10-2010 - 10:32:19

Bom dia!

Quando li A Droga da Obediência estava na 5ª sério (eu acho), não foi leitura obigatória.. foi apenas o início de minha viciante curiosidade pela leitura. Dou meus parabéns pela resenha e por trazer à tona várias lembranças da adolescência de muita gente por aqui. hehe

P.S.: Tenho 18 anos.


12. anna
5-11-2010 - 20:37:22

e massa adoooooooooooooooooooooro ler quero ler esse mais num acho


6-11-2010 - 20:37:05

Caramba !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Esse é o melhor livro da série os Karas eu ñ consigo para de ler todos os dias todas as horas era altomatico esse livro é muito bom bom d+++++++++++++!!!!!!!!!!!!!!!
bjks adorei o blog!!!!!!!!!!!!!


14. Duda
23-11-2010 - 21:56:20

Eu gosto muito dos livros de Pedro Bandeira e queria uma informação sobre mais livJa li: A marca de uma lagrima e a hora da verdade e estou desesperada por mais um livro dele.
Alguem poderia enviar algumas sugestões para o meu email: duda_alencars@hotmail.com
Thanks!!!!!!


15. juliana
24-11-2010 - 15:49:32

esse cara e de mais ele e o cara li varios livros dele e todos sao legais


16. Helen Righi
21-1-2011 - 15:55:43

Nossa!!! Li essa série qd tinha 14 anos (idade que ja não tenho a usn 10 anos) e foi ela que despertou meu amor pelos livros.. foi assim que vi que ler não era chata rsrs. Recomendo ele a todos os meus primos mais novos que dizem que ler e chata. Parabéns pelo site!


17. bia
8-2-2011 - 16:56:15

nossaaaa!!! li esse livro na escola quando tinha uns 12 anos!!
um dos melhores que eu li pra escola!! depois dele gostei mais de ler
tenho 16 anos agora…
adoro o site!!


18. Suleide
19-2-2011 - 18:09:30

Olá meu nome é suleide, adorei o resumo do ivro mas não gostei quando fui procurar esse livro nas livrarias e tive uma surpresa, atualmente a capa desse livro não e mais essa e o livro tem 188 paginas de historia e 190 pags no total, o livro e o mesmo e a historia a e mesma mas a capa e o numeroo de folha não e mais, eu comprei a edição atual do livro e adorei, tambem li a marca de uma lagrima e a droga do amor e com toda a certeza o autor desses livros né show, por favor corrija a capa do livro e o numero de pags
bjos


19. mayla suany
15-6-2011 - 15:59:11

ñ gostei nada desse livro porque na minha escola tem leitura obtrigatoria e a professora de portugues deixou na xeros e passe dias e dias para ler esse livro e nodia da prova eu saber tudo….


16-6-2011 - 11:13:18

Oi Suleide! Essa diferença de páginas e capa é porque a minha versão do livro é beeeeem velhinha, lá de 1986, a primeira edição do livro. Se não me engano o livro já está na 4ª edição (fora o Pântano de Sangue, o restante da minha coleção são dessa coleção que tem a capa colorida, lindas!). A Marca de uma Lágrima também é lindo, recordo de ter lido quando era menor. O Pedro marcou muito minha infância e foi um dos autores que me levou pra esse mundo da literatura!

Mayla, talvez você não tenha curtido o livro exatamente por tratá-lo como “leitura obrigatória”. Aposto que se você desse uma chance e lesse o livro por livre e espontânea vontade você guardaria muito mais da história! E o melhor, ia fazer isso se divertindo! ;)


2-7-2011 - 15:43:17

NÃO ENTENDI MUITO O LIVRO MAS GOSTEI


2-7-2011 - 15:45:32

OPA ADOOREI MUITO LI ELE MAS UM POQUINHO E ADDOREI APESAR DE TBM ADORAR O OUTOR E A SERIE “KARAS”


23. Emanuelle
9-8-2011 - 15:23:04

Adorei o livro ,gos tei muito de ler e despertou meu interesse logo a primeira vez que li a primeira pg


24. Bia♥
18-8-2011 - 09:08:00

Adorei esse livro quando eu li, assim como todos os outros lançados dos Karas e agora estou esperendo o outro q o Pedro Bandeira, q aliais, é um gênio em escrever histórias! É uma pena q na minha escola ñ tem todos os livros da série ,pq seria muito bom os jovens (de 6º ao 9º ano) lerem as histórias…. Bjs


25. anonima
21-8-2011 - 11:45:23

o povo to procurando a frase marcante do livro ,e o trecho q mais agradou


26. geovanna
29-9-2011 - 18:58:09

a minha professora tem esse livro e cada dia ela le um capitulo, eu estou achando o livro super legal e interesante, tambem pretendo comprar um esse livro mais em todas as livrarias que eu vou ja esgotou e vai demorar muito pra chegar entao o jeito e deixar pro dia das crianças, sorte que esta bem pertinho estamos bem no finalozinho de setembro!
beijos de geovanna


27. Paulow
8-10-2011 - 13:41:02

muit doido o livro =D axei legal de +


28. michael
30-10-2011 - 12:22:13

curti pakas essa resenha
mais curti d+ tbm q eu sou um dos poucos q leu a serie quase completa(so falta a droga americana) sem ser pela escola
curto d+ os karas,pra mim é a unica serie q me marcou de verdade,tenho aki em casa os livros sem nem 1 risco
A Droga da Obediencia
Pantano de Sangue
Anjo da Morte
A Droga do Amor

Pedro Bandeiras cabeca pra carai,nao conhesso mto os autores brasileiros intao PRA MIM ele é o MELHOR
agora só procurar a droga americana :)
ps:tenho só 15 anos ^^


29. Bruno
16-11-2011 - 23:45:34

Nao tenho mias de 20 anos, tenho 17 mas li esse livro na sexta serie, e sem duvida foi o melhor livro que ja li


30. bruna
20-11-2011 - 16:18:33

Nossa adorei a resenha me ajudou muito no trabalho de escola :D


31. Lucas
31-1-2012 - 12:25:15

Estou no sétimo ano do ensino fundamental, adoro livros, principalmente quando é de um assundo que eu gostei, mas eu li e adorei esse livro, não vejo a hora de ler mais livros dessa série, gostei muito, quando li o título do livro achei que seria muito chato, mas adorei o livro!!!
Muito Obrigado pela resenha,
Adore!!!


32. Yone Souza
8-3-2012 - 14:20:05

adoreii esse livro amei amei amei perfeito


33. Ericka Mitchelle
14-3-2012 - 18:48:49

kk, eu li e ameei . aushauhsuahsuhaush ‘ recomendo pra todos, (:


34. thaisa
18-4-2012 - 19:38:19

nossa esse livro e d+


25-4-2012 - 09:57:44

esse livro é zika de mais , tão zika que chega a ser zika …….. muito zika

p.s.:esse livro é zika


36. carool
1-5-2012 - 16:03:45

qee livro chatoo.
aff


37. ingrid
8-5-2012 - 21:42:43

que livro legal


38. biaa
24-5-2012 - 20:43:50

Esse ano 2012 li esse livro adorei achei o seu enrredo muito divertido!!!!


39. mariana
30-5-2012 - 13:34:39

eu adorei pois tinha 5 dias para ler e dar o resumo no 6ºdia entao me ajudou bastante


40. renata
3-6-2012 - 18:49:08

eu estou lendo este livro na escola e adorei as partes em qe o caku aparece.estou na sexta serie e meu primeiro trabalho foi pesquisar o livro na enternet e falar qual personagem eu gostei e escrever sobre ele e esta muito legal eu estou escrevendo sobre o calu.


41. Elaine Cintia
11-6-2012 - 09:03:50

Quando eu peguei este livro na biblioteca para fazer resumos de escola, eu me apaixonei perdidamente por ele !
Foi ai que eu comprei : A Droga da Obediência, A Marca de Uma Lágrima e Agora Estou Sozinha… fantástico !
Com certeza vale a pena ter um.


42. laura
14-6-2012 - 11:41:26

nossa eu amei esse blog obrigado pelas informaçoes….


43. Joao Paulo
6-7-2012 - 14:16:56

O melhor livro da série. Li quando estava na 7ª série, por obrigação. Enrolei até o último segundo para começar a ler, mas o pouco tempo me foi suficiente. Não parava de ler. x)


44. Ruth
10-4-2013 - 18:02:09

Esse foi o primeiro livro que eu li (completo) e eu fiquei fascinada com a qualidade do livro, com os códigos e com a originalidade. infelizmente li tudo num só dia. é muito bomm. recomendo tb “droga de americana” “anjo da morte” “pantano de sangue”! e “droga do amor”, eu tenho eles e é muito bom


27-11-2013 - 09:37:05

O primeiro livro da série que li foi “Droga de americana” e logo me interessei pelos outros quatro que são excelentes! Bom, já tenho vinte e cinco anos e me emocionei ao relembrar esses livros que marcaram minha adolescência. Parabéns ao Pedro Bandeira, vou adquirir essa nova edição e guardar para meus filhos.


46. mi
16-3-2014 - 09:24:27

odiei


47. maria
22-4-2014 - 10:31:22

eu ganhei esse livro e gostei mt tm td a ver cm nois adolecente gostei memuh e espero encontrar mais livros dos karas pois quero ler tdos


48. Bruna Fernández
22-4-2014 - 11:33:04

Oi Maria, temos a lista de todos os livros dos Karas aqui: http://livrosemserie.com.br/sagas/k/os-karas/


49. simone
2-6-2014 - 19:55:24

amo ler os livro dele eh muito bom eu k não gosto muito ler amo fica horas e horas lendo os livro dele são muito bom mesmo eu recomendo,…………


Deixe um comentário

Os campos marcados com * são obrigatórios.





Comentário *