quinta-feira, 19/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Notícias » Resenha: “Cidade dos Ossos”, de Cassandra Clare

Resenha: “Cidade dos Ossos”, de Cassandra Clare

Livro: Cidade dos Ossos
Série: Os Instrumentos Mortais
Autor (a): Cassandra Clare
Páginas: 462
Editora: Galera Record
Resenha por : Nina
Comprar: Saraiva Submarino Cultura Travessa

Um mundo oculto está prestes a ser revelado… Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato – muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela.

Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer… Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

Em muitas histórias, ao conhecer o cara bonitão, a heroína em questão ou morre de amores por ele, ou o odeia muito. Nesse caso, Clary não tem tempo de amar ou odiar Jace (num primeiro momento), pois várias coisas estão acontecendo em sua vida ao mesmo tempo: sua mãe desapareceu e, ao que tudo indica, foi levada por demônios; o único amigo da família, Luke, parece não muito disposto a ajudá-la. As únicas ajudas de que ela dispõe são Simon, seu melhor amigo de sempre, e Jace, seu novo “amigo”.

Cassandra Clare tem um jeito alucinante de escrever. Não que o ritmo da história seja frenético, pelo contrário, os detalhes vão surgindo devagar – e são muitos detalhes que fazem a diferença no todo. O mundo que ela criou incorpora elementos clássicos com outros muito originais e ela consegue fazer isso de forma coerente, de modo que tudo tenha um PORQUE de ser.

Quanto aos personagens, a autora comete alguns pecados, como deixar os principais inundarem a história, daí os personagens secundários acabam por ficar meio soltos na história, algumas coisas não tão bem explicadas em relação à sua índole, seus sentimentos – fato que ela poderia ter explorado numa narrativa em terceira pessoa.

A Clary é típica nova heroína: meio pateta, desajeitada, ignorante (no sentido de desconhecer a realidade a sua volta). Também pudera; ela de repente despertou para um mundo onde as fantasias eram reais e machucavam de verdade, e não tinha nenhuma família para se apoiar para não enlouquecer, contando apenas com a ajuda de estranhos.

Jace, o herói, é o tipo forte, destemido, arrogante e atrevido. Mas não é só isso. Jace tem um coração muito bom, e se coloca em risco para ajudar sua família, seus amigos, sem hesitar. Há muito por trás da personalidade de Jace que ele tenta esconder, coisas sobre sua história e sua família que o moldaram do jeito como ele é – coisas que só lendo o livro é que você vai saber.

Não há como não se envolver na história. Alguns podem dizer que Cidade dos Ossos deixa peças soltas no ar, mas como eu sempre digo, isso acontece em muitas sagas e é a deixa do autor para o volume seguinte – e a Cassie tem vários volumes pela frente. É uma história de certa forma bem original (ela utiliza elementos que encontramos em outras sagas de forma original e acrescenta outros), repleta de detalhes imprevisíveis e inimagináveis.

——–

Saiba mais sobre a série em suas redes sociais:
Site / Orkut / Facebook / Twitter / Youtube / Formspring

No momento o site oficial está com uma promoção de fanfiction, onde os fãs do livro podem enviar suas histórias. As melhores serão exibidas no site e a considerada campeã escolhida pela própria autora Cassandra Clare ganhará um kit exclusivo Cidade dos Ossos.

Sobre Patoka

Fotógrafa especializada em shows, já captou com suas lentes momentos dos shows várias bandas. Essa paixão por música e fotografia a levou a abrir o CFOS. Quase infartou quando suas fotos apareceram na página oficial do Black Label Society e foram descritas como “killer shots”! Já fez produção de palco em festivais musicais e eventos, mas atualmente prefere deixar isso para os profissonais.

10 comentários

  1. Adorei sua resenha Nina.
    Me deixou com muuuuuita vontade de ler o livro. E é incrível como tooodo mundo está falando bem deste livro. Deve ser incrível mesmo.
    E, como você falou, a autora deixa de lado os persongens secundários para desenvolver os principais. Mas, acho que ela seguiu este estilo para que nos identifiquemos com eles, e quem sabe, nos próximos, vemos o desenvolvimento dos outro, né?
    Só sei que estou super ancioso para ler “Cidade de Ossos” e tenho que esperar a vontade do Submarino de conseguir reestocar o livro.
    Parabens pela resenha.

  2. Quero MUITO ler esse livro!!!!

    Ótima resenha!

    Bjs

  3. Adorei a resenha!
    Acadei de ler os 3 volumes e só tenho a dizer que quem ler, não irá se arrepender. A cada livro a série te prende ainda mais e faz você torcer ainda mais pelo amor de Jace e Clary dar certo, apesar de tanta coisa acontecendo.
    Viciei na série!! Estou louca pra sair logo o quarto livro e acabar com a minha curiosidade! rsrsrs

    Bjus
    http://viciadospelaleitura.blogspot.com/

  4. A resenha ficou ótima!
    Adoro a série, li os tres livros e estou esperano os próximos!
    Para quem gosta desse tema Fantasia tenho certeza que vão adorar, pq tem de tudo um pouco, lobisomens, fadas, vampiros, anjos, demonios, tudo de bom gente. Sem falar que a autora é ótima, não te deixando cansada ou com preguiça pq tudo tem seus mistérios que te deixa louca pra saber no que vai dar toda aquela confusão!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Bjins!

  5. Oie,
    Adorei a resenha sabe que de primeira vista esse livro me pareceu ser algo tipo Stephen King até mesmo pelo título mas pela resenha parece que é um pouco diferente, mesmo assim achei legal a resenha até tinha escrito no post mais atual que iria esperar por ela e ela já esta por aqui..dã para mim….eheheh…Bom acho que vale a pena dar uma lida. Bjks

  6. oi! Adorei seu ‘blog’, muito bem organizado e com muito conteúdo. Suas resenhas são ótimas, da vontade de ler todos os livros. rs
    Parabéns e continue assim. Abraço!

  7. maria lucia s.p.ventura

    Dizem que esse é um dos lançamentos mais esperados do ano. Ja li varias resenhas e ate o primeiro capitulo e confesso que estou fascinada com essa historia. São tantas coisas pra absorver que me deixam cada vez mais curiosa. com certeza é um que esta no topo da minha lista. Valeu pela resenha com booktriler, adorei (me deixou mais curiosa ainda) :)

  8. Já li esse livro, historia fascinante , momentos de ação intenso, bom romance, esperei muito por este lançamento mesmo , na minha opinião o melhor do ano, e agora espero a produção do filme, espero que escolham bons atores e não detonem o roteiro original .

  9. A resenha me interessou tanto que no dia 27 eu o comprei.
    Acabei-o dia 29.
    é simplismente perfeito, eu amei o livro. Estou anciosa pela continuação.

  10. Parabéns pela resenha, peguei o primeiro volume na biblioteca e estou muito curiosa para ler. Deve ser um livro muito bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*