terça-feira, 24/01/2017
Últimas do LeS:
Capa » Notícias » Resenha: “O labirinto dos ossos”, de Rick Riordan

Resenha: “O labirinto dos ossos”, de Rick Riordan

O labirinto de ossosLivro: O Labirinto dos Ossos (#01)
Série: The 39 Clues
Autor (a): Rick Riordan
Editora: Ática
Páginas: 240
Tradução: Renato Alarcao
Resenha por: Bruna
Comprar: Saraiva Submarino Cultura Amazon + ofertas

Imagine se você descobrisse que faz parte de uma família de personalidades que mudaram a História. E imagine se, no minuto seguinte, você tivesse que escolher entre herdar 1 milhão de dólares ou a primeira de 39 pistas para encontrar o maior tesouro do mundo. Essa é a decisão que os órfãos Amy e Dan Cahill devem tomar em apenas cinco minutos.

Os irmãos queimam seus cheques e se lançam na busca das 39 pistas. O que eles nem imaginam é que seus maiores inimigos serão os próprios Cahill, uma família dividida em clãs e capaz de qualquer trapaça para chegar ao tesouro.

O Labirinto dos Ossos é o primeiro de uma série de dez livros que nos introduz ao mundo de Amy e Dan, dois jovens irmãos que, após o falecimento da querido avó Grace, tem a opção de herdar um milhão de dólares (cada), ou receber a primeira de 39 pistas para encontrar o maior tesouro do mundo. Obviamente, pelo bem da continuidade da história, os irmãos acabam – literalmente – queimando seus comprovantes e aceitando o desafio. Porém eles não estão sozinhos nessa caçada; seus concorrentes são todos familiares e o único conselho dado a ambos é a simples frase: “Não confiem em ninguém”.

Amy e Dan são órfãos e vivem em um pequeno apartamento com Nellie, uma estudante contratada por Tia Beatrice para cuidar deles, já que ela própria não gosta muito de crianças. Amy, a irmã mais velha, tem 14 anos é uma rata de biblioteca. Odeia multidões e ter a atenção voltada para ela – isso a deixa extremamente nervosa e ela mal consegue falar. Já Dan tem 11 anos e alguns centímetros a menos que sua irmã. Tem um ótimo raciocínio para números e adora colecionar coisas um tanto peculiares, como por exemplo todos os gessos que ele já utilizou desde o jardim de infância. Ambos personagens são carismáticos, mostrando uma relação real entre irmãos – duas pessoas que se amam, mas não deixam de ter suas discussões e picuinhas, e acaba se tornando imprescindível torcer por eles durante a leitura.

A família Cahill é muito numerosa, poderosa e é influente na história da humanidade. Divididos em clãs – Ekaterina, Janus, Lucian e Tomas – são muitos os personagens que aparecem na trama. Só ao chegar nas últimas páginas que consegui identificar com mais facilidade todas as personagens pelo primeiro nome. A quantidade de ‘inimigos’ dos irmãos é enorme, indo de um jovem popstar mimado Justin Bieber, anyone? à uma agente da KGB 9 (antiga agência de informação e segurança da União Soviética). Fora os personagens misteriosos que aparecem – e desaparecem – no meio do caminho, que só aumentam nossa curiosidade. Apesar do grande número de personagens, toda a linha do enredo é bem amarrada, todo personagem que aparece subitamente em algum local tem uma explicação plausível de como ele conseguiu chegar até ali.

Com um ritmo acelerado e um enredo descomplicado, o livro envolve o leitor de forma que nos sentimos correndo pelas ruas de Paris ao lado dos irmãos Cahill em sua caçada. Dá pra ler o volume todo em dois ou três dias. O que mais me chamou atenção é a quantidade de informações que você aprende durante a leitura. Cada volume aborda uma cidade e uma personalidade mundialmente famosa, e claro, descendente dos Cahill. Em O Labirinto dos Ossos, Riordan nos trás curiosidades e detalhes sobre a bela Paris e Benjamin Franklin. A abordagem dos fatos é tão inteligentemente sutil e relevante à história que somente quando você chega ao final do livro percebe o quanto aprendeu durante a leitura.

A coleção 39 Clues é voltada para o público infantil, trazendo uma nova roupagem ao gênero se afastando um pouco da fantasia e trazendo as histórias para um ambiente mais realista e palpável para seus leitores. Mas, para quem gosta de livros infanto-juvenis (também conhecidos no universo blogueiro como ‘YA Books’), 39 Clues é um prato cheio!

Sobre Bru Fernández

Formada em Letras, trabalha como Revisora e Tradutora em uma agência publicitária e preenche suas horas vagas assistindo a seriados, filmes e partidas de futebol, vôlei, basquete e ice hockey, além de ouvir música, ir a shows e, claro, ler. Não curte chick-lits e prefere os thrillers, policiais, YA e fantasia. Nunca sai de casa sem guarda-chuva e um livro na bolsa, afinal nunca se sabe quando irá chover ou surgir uma fila/trânsito em São Paulo.

27 comentários

  1. Nossa! Parece muito bom… se não for caro acho q vou comprar….

  2. nao é justin bieber é jonah wizard otima resenha parabens

  3. Hey medes, eu sei que o personagem se chama Jonah Wizard, só achei que o personagem lembra demais o Justin Bieber. (:

    Obrigada!

  4. Heuahue, resenha bem feita, gosto dos livros por causa do dinamismo na hora de ler, a história decorre de forma ágil e emocionante, o Dan com tiradas engraçadas na hora certa e a impulsividade, enquanto a Amy já é mais “medrosas” e intelectual, sem se esquecer da au pair Nellie e do Saladin que completam a história de forma tão leve e divertida.

  5. muito boa resenha, parabéns
    vc gostou do livros??

  6. Nossa tropecei nesse blog hoje e vou visitar sempre!^^ acho também que vou ler alguns livros que vocês falarão! Eu acabe de ler o Último Olimpiano! Adoro series com Deus Grego e Egípcios!*O* Parabéns pelas resenhas.

  7. Obrigada pelos elogios pessoal! (:

    Então Fernanda, eu estou no momento começando o quinto livro (ou seja, em breve tem mais resenhas da série por aqui!) e estou adorando. A série é realmente muito boa e muito bem escrita!

    Vans, leia 39 clues então, pq tem um volume que se passa todinho no Egito! Certeza q vc vai curtir!!!

  8. Acabei de ler, li em um dia. Muito boa a história pena que os livros da coleção são pequenos e caros além de demorar para serem lançados no Brasil

  9. Quanto ao preço eu tenho que corcordar com vc Igor… é bem salgadinho mesmo. Mas fique de olho na Cultura, lá eles sempre tem promoção da série!

  10. eu ja li o labirinto dos ossos e uma nota errada eu tenho os dois e vou ter todos os outros eu tenho que diser que essa serie de livros e incrivel eu nunca li algo tão legal.eu tenho 11 anos e adoro esses livros!!!

  11. Eu estudo na escola ”MARQUES DE MONTE ALEGRE”a melhor escola que eu conheço eu estou na sétima série e na minha lista de material pediram este livro,eu achei que eu ia cançar de le-lo mas ao contrario eu amei este livro estou no quinto capitulo dele eu nao consigo parar de ler minha mae me chama para almoçar eu digo que quero ler mais porque eu amo ler e esse livro então eu pirei ele é cheio de misterio e suspense EU AMO ESSE LIVROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO mandou bem marques.
    Bianca Zambelli
    11 anos
    OBS:nao vejo a hora de pegar o outro livro.

  12. nossa, como essa julia zagonel eh grossa, bom eu adorei, se nao for caro eu adoraria comprar esse livro!!!!!!!!

  13. o livro e muito bom eu ja vou comprar o terceiro que se chama””O ladrão de espadas”

  14. eu queria saber como consigo o resto dos livros?

  15. odieiiii este livro muitoo chato um dos piores q li…
    :(

  16. 35,90

  17. muito bom li a coleçao inteira

  18. Sou, tipo, megafã. Mas, cara, voce lê em uma hora e meia, não em dois dias! KKKKK Acho que so eu tenho problemas, é que eu sou mt viciada nessa saga *————*

  19. muito boa a sua resenha

  20. ainda não acabei de ler mas estou apaixonado , o começo é um pouco chato sei la , mas ágora o capitulo 6 é muito legal o primeiro livro que eu gostei esse livro sô de ver é u sáladim .

  21. Eu acabei de ler e é muito bom, mas eu queria saber o nome do livro da continuação

  22. Oi Lorrayne, a continuação se chama “Uma nota errada”.

  23. Maria Fernanda Neves da Silva

    alguem ja viu o labirinto do fauno?vcs tem que assistir é muito incrivel!!!

  24. Maria Fernanda Neves da Silva

    o justin bieber particita do livro!?

  25. eu ja vi esse livro na biblioteca mas nunca li porque achei que era terror sabe por causa do titulo mas agora esttou super curiosa p/ ler e se o livro for tao bom como os outros do rick acho que achei minha proxima seria a ser “devorada”

  26. Gostei da resenha e me interessei pelo livro/série, mas ouvi dizer que precisa de CARDS pra ler. Isso é verdade? Ou só na sequencia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*