segunda-feira, 23/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Resenhas de Série » Resenha: “Intriga”, de Anna Godbersen

Resenha: “Intriga”, de Anna Godbersen

Livro: Intriga (#02)
Série: Luxo
Autora: Anna Godbersen
Páginas: 392
Editora: Rocco
Tradução: Julia Romeu
Resenha por: Patoka
Comprar: Submarino Cultura Americanas Amazon

Segundo volume da badalada série The Luxe, cujo primeiro livro, Luxo, chegou ao Brasil pelo selo Rocco Jovens Leitores em 2009, Intriga promete repetir o sucesso de seu antecessor.

A série, uma espécie de “Gossip Girl de época”, traz uma trama cheia de glamour, intrigas e romance protagonizada pelas meninas mais bonitas, ambiciosas e disputadas de Nova York e embalada por uma deliciosa reconstituição histórica. Afinal, os livros se passam na virada do século XIX para o XX, quando Manhattan começava a se transformar no coração do mundo, a Quinta Avenida abrigava as mansões de algumas poucas e abastadas famílias e os jovens da alta sociedade se exibiam em fabulosos vestidos e elegantes fraques em animados bailes madrugada adentro.

ATENÇÃO! Esse livro não é o primeiro da série e a resenha pode conter spoilers! Confira nossas resenhas anteriores dessa série, clicando na capa desejada:

Já faz algum tempo que li Luxo, primeiro volume da série (confira a resenha aqui) e desde o dia que terminei o livro não deixei ninguém em paz. Sugeri a leitura da série para todos que conhecia e até hoje não tive um retorno negativo.

Apenas para relembrar, Luxo aborda a vida da elite de Nova York em 1899. Época em que manter as aparências era mais importante que o amor e as artimanhas para se manter sempre no topo eram quase sempre aceitáveis pela sociedade.

No primeiro volume, somos apresentados à familia Holland, que deposita em Elisabeth, a filha mais velha, todas as fichas para segurar a família no topo. Só que Elisabeth tem outro planos. Com a ajuda da amiga Penélope, ela forja a própria morte e foge com o cocheiro, por quem é apaixonada desde criança. Mesmo tendo como ponto central o romance entre Elisabeth e Will, o desenrolar da dos fatos à volta das famílias mais ricas da cidade é que movimenta a história.

Intriga consegue ser melhor que Luxo. A história ganha um ritmo frenético, ora narrando as peripércias de Diana em sua nova condição de herdeira preferida, ora em Henry, que se afunda em culpa, por achar que sua ex-noiva se matou porque percebeu que o solteiro mais cobiçado da cidade nutre um profundo amor por sua irmã mais nova.

Sem a necessidade de apresentar personagens e situar o leitor, o segundo volume se aprofunda nas personalidades e no caráter de alguns personagens que acabaram passando batido no primeiro livro e agora mostram a importância que tem. Penélope e Lina, pouco exploradas em Luxo, são responsáveis pelas principais situações, mostrando um novo lado da sociedade que até então era desconhecido do autor, já que víamos Manhattan pelos olhos da boa e doce Elisabeth. Penélope e Lina fofocam com intenção de tirar proveito, fazem intriga entre as concorrentes, vendem informações e compram amizades.

Novamente, o ápice do livro é como a autora descreve os hábitos e atitudes da época. Em uma época que as mulheres falavam pouco, ou apenas quando eram solicitadas, o livro possui diálogos escassos, mas cada parágrafo é tão recheado de detalhes e descrições que você nem sente falta deles. Anna Godbersen continua com sua escrita elegante e fluída e como no primeiro livro, deixa o melhor para o final. Ler as últimas páginas e não ficar com aquela cara de paisagem, pensando o que o terceiro volume nos espera é praticamente impossível.


Aviso Legal: Esse livro foi cedido pela editora responsável pela publicação no Brasil como cortesia para o Livros em Série.

Sobre Patoka

Fotógrafa especializada em shows, já captou com suas lentes momentos dos shows várias bandas. Essa paixão por música e fotografia a levou a abrir o CFOS. Quase infartou quando suas fotos apareceram na página oficial do Black Label Society e foram descritas como “killer shots”! Já fez produção de palco em festivais musicais e eventos, mas atualmente prefere deixar isso para os profissonais.

2 comentários

  1. Essa série é muito legal!!! Pena que os livros são muito caros… mas pretendo ler nas férias da faculdade.

    Até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*