quarta-feira, 22/03/2017
Últimas do LeS:
Capa » Resenhas de Série » Resenha: “Halo”, de Alexandra Adornetto

Resenha: “Halo”, de Alexandra Adornetto

Livro: Halo
Série: Halo
Autor (a): Alexandra Adornetto
Páginas: 469
Editora: Agir
Resenha por: Patoka
Comprar: Saraiva E-book

Não acontece muita coisa na parada cidade de Venus Cove. Mas tudo muda quando três anjos são mandados do céu para proteger a cidade contra as forças da escuridão que estão se reunindo: Gabriel, o guerreiro; Ivy, a curadora; e Bethany, uma garota adolescente que é a com menos experiência do trio.

Eles trabalham muito para esconder a sua verdadeira identidade e, mais ainda, suas asas. Mas a missão é ameaçada quando o anjo mais novo, Bethany, é mandada para o Ensino Médio e se apaixona pelo bonito capitão do time escolar, Xavier Woods. Será que ela vai desafiar as regras do Paraíso se deixando amá-lo? As coisas mudam de figura quando os anjos percebem que eles não são os únicos poderes sobrenaturais em Venus Cove. Tem um novo garoto na cidade e ele é charmoso, sedutor e mortal. Pior de tudo, ele está atrás de Beth.

Não se engane pela capa e muito menos pela sinopse. Halo não é somente mais um livro sobre anjos que se apaixonam por mortais. É muito, mas MUITO mais que isso.

Primeiro, fica evidente que a autora, Alexandra, ou é superreligiosa ou pesquisou bastante para escrever esse livro. Gabriel e Ivy, os anjos mais experientes que vêm à terra para combater as forças do mal são guerreiros celestes e totalmente desprovidos de sentimentos. Amam a humanindade, e não um homem (ou mulher) em especial.

A hierarquia celestial é mantida e respeitada. Outros arcanjos são mencionados ao longo do livro e de uma maneira leve a autora consegue abordar um tema tão delicado como a religião.

Fui surpreendida pela descrição dos personagens em sua adaptação à vida terrestre, o equilíbrio do corpo, a descoberta da amizade e do amor. Alexandra também é bastante detalhada, sem ser chata, com explicações do que é o céu e das ordens de Deus.

Quanto aos personagens, Gabriel e Ivy aparecem de maneira avassaladora sempre que necessário, com diálogos curtos, porém precisos. Bethany, a anja adolescente, que pela primeira vez visita a terra, é extremamente inteligente e quase todos os dilemas do livro são apresentados por ela. Inclusive as cenas em que qualquer adolescente com certeza teve dúvidas, como ideais, bondade com o próximo, inveja etc. Beth tem tiradas ótimas e mesmo sem querer, as vezes responde suas próprias indagações.

O amor que Beth e Xavier desenvolvem na história é de extrema importância para que ela descubra os limites do corpo, da integridade humana e dos sentimentos, mas para mim, o essencial no livro é sua abordagem religiosa.

A única passagem que não gostei muito foi a introdução do vilão. Jake, um menino cheio de problemas que chega à escola acaba tornando-se clichê demais e claro que seu interesse está centrado em Beth. Porém, a autora se redime na sutilieza de como Jake consegue seguidores e aos poucos vai se tornando o problema da cidade. Uma visão ampla e muito adulta para uma menina que escreveu seu livro aos 17 anos. Até o modo como Alexandra introduz “as forças do mal”, como algo regional que vai se espalhando e sendo combatido pelos anjos de maneira localizada, difere bastante dos romances atuais, que sempre jogam no colo do leitor uma catástrofe mundial. Ou seja, a autora é bem mais realista. E eu agradeço por isso.

Sobre Patoka

Fotógrafa especializada em shows, já captou com suas lentes momentos dos shows várias bandas. Essa paixão por música e fotografia a levou a abrir o CFOS. Quase infartou quando suas fotos apareceram na página oficial do Black Label Society e foram descritas como “killer shots”! Já fez produção de palco em festivais musicais e eventos, mas atualmente prefere deixar isso para os profissonais.

29 comentários

  1. É, pelo visto, existe gosto pra tudo MESMO no mundo!!
    Todas as resenhas que eu já li sobre Halo foram COMPLETAMENTE negativas, me fizeram dizer pra mim mesma ter medo dessa série e ficar longe como fico de “Crepúsculo” e “House Of Night” (tenho meus motivos para odiar ambas). Eu até pensei “nem vou tentar ler” mas outro dia fui na Saraiva e vi um exemplar e resouvi ler uns trexos, umas paginas… não gostei!! Eu continuo com a dica de uma resenha: Se quiser, pegue e arranque a capa fora e jogue os resto no lixo, pq não vale nada!!
    Claro, isso é o legal de resenhas, são opiniões completamente diferentes, mas ainda assim não me animei pra ler essa série!!
    De qualquer modo, ótima resenha, e o site é ótimo!!

  2. Ainda estou lendo ”Halo”, mas até agora, já deu para perceber que o livro é MIL VEZES³ melhor estruturado do que outras histórias de anjos adolescentes que estamos vendo por aí… Um grande parabén para a Alexandra Adornetto, que mesmo ainda senjo uma ”adolescente”, já está mostrando mais trabalho do que algumas ”veteranas”.

  3. Eu li e achei muitooo fofo, o jeito como ela descreve cada detalhe … é como ver o mundo pela primeira vez, como de fato acontece com a Ivy. Concordo que Jake é um clichê, espero que na continuação tenha coisas novas e diferentes em relação a ele e Ivy. To esperando muito do Gabriel na continuação também, acho que ele vai ter um envolvimento com alguem, sua personalidade vai ser testada, algo assim … em resumo, pode parecer um romance meio estático pela quantidade de detalhes e as vezes ficar maçante, mas mesmo assim recomento 100%, adorei o livro.

  4. Eu já li… e sou obrigada a concordar com as críticas negativas. O livro até é bem estruturado, mas além do Jake ser um clichê, achei que a Beth como um anjo, deixa muito a desejar. Achei que ela deveria ser um pouco mais anjo e menos uma adolescente mais preocupada com bailes. No mínimo, no mínimo, ela deveria ser mais participativa com os projetos dos irmãos. Não acho que vá querer ler as continuações.

  5. Eu li esse livro, eu realmente gostei *-*… é muito legal diferente de uma certa forma, eu via aquele livro na vitrine da livraria toda a vez que eu passava, até que um belo dia eu peguei aquele livro e comecei a ler a orelinha (não sei se é esse o nome) resolvi comprar, mesmo não tendo gostado muito, como naquele dia eu tinha comprado bastantes livros resolvi ler os outros 5 primeiro do que ele. Comecei a ler “Halo” e acabei gostando, é bem legal. Enfim recomendo o livro! :-)

  6. Ivy parece ser bem mais humana que anjo. Não concordei. Se ela veio do céu então não devia se deslumbrar com as coisas da Terra. Acho que os valores, pricipios de alguém começam antes dos dezessete. E ela parece ignorar tudo. Enfim: não gostei do livro.

  7. Li o livro e odiei ._.
    Não gostei nem do Jake (tenho uma queda pelos carinhas bads das histórias ou que simplesmente tentam separar o casal hehe), o Xavier (mesmo a autora tentando passar algo para fazer ele ficar legal, não conseguiu me agradar em nenhum momento. No máximo uns “Ah que fofo” de diálogos meio joguei no google coisas românticas e clichês) e muito menos da Beth. Concordo totalmente com as críticas negativas e com o que as meninas ai em cima falaram de ela deixar muito a desejar como anjo. Tudo bem que ela foi pra um lugar novo que ela não conhecia mas como anjo ela tinha que focar no que ela REALMENTE tinha que fazer nesse lugar, e se ela respeitava tanto Deus, ainda mais sendo um anjo, não podia ficar com raiva de Deus, ainda mais tentando reivindicar algo que já tinha sido combinado e concordado por ela mesma. Quero MUITO que ela vire um anjo caído e sofra porque além disso ela é retardada. E achei MUITO podre também a parte que a Ivy descobre o poder da Beth, ridículo. Eu quase me dei um tiro lendo.
    Enfim, acho que foi o pior livro que já li na minha vida. Gastei totalmente meu dinheiro pra nada!
    Vou tentar ler o próximo livro mas se for tão ruim quanto o primeiro vou desistir mesmo.
    E adorei a dica da resenha ali em cima, descreve o livro total KKKKKKKK
    Se quiser, pegue e arranque a capa fora e jogue os resto no lixo, pq não vale nada!! 2

  8. Esse livro é legalzinho a autora até que tem boas idéias, mas ela escreve muito mal ela tem muita coisa pra aprende, muita coisa mesmo o livro embora conte uma história interessante não faz o leitor não querer mais desgrudar do livro, além do fato que já se pode prever o final do livro não há nem uma surpresa ou detalhe que mude o pensamento do leitor diante de algum personagem ou acontecimento tudo acontece e ponto, tudo já é resumido no primeiro capitulo. A Beth em alguns momentos é descrita parecendo uma criança mimada. Xavier em todas as suas cenas é sempre narrado com os mesmos adjetivos, a autora parece não ter criatividade para faler dele. E esses anjos parecem que são pessoas comuns no livro diz que eles tem uma missão a cumprir mas quase nunca diz se eles tão fazendo algo mesmo principalmente a Beth ela só se preocupa com seu “amor” e se esqueçe de seus deveres. Os personagens são muito clichês, é um romance comum sem nada de especial há a garota o mocinho e o antagonista.
    Mas embora eu ache tudo isso eu quero ler a continuação, as idéis são interessantes.

  9. Eu simplesmente amei o livro e não concordo com alguns comentário acima.
    Beth tinha sim que ir para a Terra com uma finalidade, mas a deixou um pouco de lado por causa de um amor repentino (um grande amor!).
    Quem nunca cometeu o mesmo erro: querer começar uma coisa e acabar se distraindo dela por que apareceu outra muuuito boa no caminho (algo que te fez realmente feliz).
    Questões e opiniões… essa é a minha opinião.
    Um dos melhores livros que já li, com certeza! :D

  10. Eu li o livro e adorei, confesso q sou fã de crepusculo e esse livro nao tem nada a ver com ele como achei q ia ter, mas me surpreendeu, assim, eu prefiro muito mais esses romances, como crepusculo, mas quando comecei a ler achei muito interessante porque tem historia, nao posso dizer se é o melhor q já li pq tambm gostei muito de Fallen e da trilogia “Beijada por um anjo” mas para uma autora jovem assim, o livro foi ótimo, inteligente e entrete todo mundo q o lê !! Teve uns comentarios de que nao gostaram do livro pq a beth nao parecia um anjo por se deslumbrar facilmente com as besteiras adolescentes, mas o livro mesmo diz que ela tinha muitos sentimentos humanos mais que “divinos” entao explica a curiosidade dela!! tem seus pontos negativos e positivos.. adorei a resenha, virei fã dessde site!!

  11. Realmente tem gosto pra tudo, as opiniões aqui são bem diversas, eu pessoalmente amei o livro se tiver a continuação eu certemente vou ler!!!

  12. queria saber se vai ter mais livros sobre essa saga porque o final me deixou sem folego

  13. Olá Sulamita,
    Todos os livros citados aqui no site são pertecentes a alguma série. Portanto, “Halo” terá mais de um volume sim. =)

    Abs

  14. Lana Caroline

    Li o Livro, Adorei!!!
    Leiam é mto bom =D

  15. Amei o livro e estou louca para ler a continuação .. O romance no livro é perfeito e bem adolescente, mais alguns erros sempre são cometidos de qualquer forma, porem não interferem no impacto que o livro causa! RECOMENDO*

  16. Bruna Costenaro

    Acabei de terminar Halo…e fiquei apaixonada pela delicadeza desse livro. De forma sutil e através da figura de Beth a autora questiona alguns dos valores, ações e pensamentos humanos, e eu achei isso simplesmente ótimo. Mtas vezes as pessoas repetem as coisas como papagaios e nem sabem pq acreditam nas coisas, fazem as coisas e etc.
    Detalhado, bem estruturado, com personagens cativantes e precisos eu não entendo pq de tanta gente fazer comentários ruins, embora tenha achado mta gente que gostou. Me pergunto o que essa reação significa, pq a mim a obra é uma grande metáfora, que é revelada qd Beth vence Jake…pq isso é na minha opinião uma obra melhor elaborada do que os romances teens que saem de baciada…

    Mas livro é como música, cada um gosta de um jeito…eu amei Halo! E espero anciosa por Hades…

    Miquilis
    Bru

  17. Adorei ler o livro. Fiquei presa em cada momento. Achei a imagem de Jake diferente dos outros vilões, apesar de ser bonito, foi crescendo aos poucos, diferente de outros vilões que costumam começar de um patamar maior. O livro é mt bem escrito, com mts detalhes pouco cansativos e personagens bem centrados com personalidades distintas de anjos de outros livros. Apesar de o livro falar de Deus e tudo mais, achei que ela não deu preferencia para nenhuma da religião, deixando bem claro que cada uma possuí um tipo de atividade e rotina sem criticar nenhuma delas. POsso afirmar que me apaixonei pela saga.
    Bjs

  18. – Eu simplesmente adorei o livro e achei maravilhoso como a autora escreveu, com tanto amor e cuidado, para que todos gostassem muitoo.
    Eu podia ficar aqui falando mil coisas, mais vou apenas dizer: Lei muito esse livro,

  19. Quero saber quando será lançado o segundo livro da saga Halo.

  20. A editora ainda não divulgou nada Dani!

  21. Ruan Wendell

    Sei que isso não tem nada a ver, mais por favor gravem o let’s talk estou sentindo falta !!!!!

  22. Por Favor. Cadê o let’s talk?

  23. E os Let’s talk queremos ver mais vocês!

  24. Amu essa série definitivamenteeee !! vi no site da saraiva e parece que vai lançar dia 15/05/2012

  25. Sinceramente nao me empolguei para ler com essa resenha, o site é bom e é uma ótima resenha mas quando vi livro e puxei para ler, era em primeira pessoa, um dos personagens contava a historia e eu detesto livros assim, em terceira pessoa seria melhor, assim como Harry Potter, Stardust – O Mistério da Estrela, Peter Pan e assim vai, os escritores deviam pedir a opiniao dos leitores, existem generos literários apropriados para esse tipo de leitura, mas neste genero ficaria melhor em terceiro pessoa,fica muito unilateral, muito pro lado do personagem e monótono também. E muitos livros eu nao quis ler por causa disso como Percy Jackson, Crepúsculo, Diários do Vampiro e assim vai…

  26. Sinceramente fico chateada ao ver pessoas falando mal dessa Trilogia, pois a amei desde o primeiro livro. Uma história muito bem contada e apaixonante!

  27. halo, conseguiu a façanha de me fazer gostar de livro!! ate entao nao gostava e ate dormia quando começava ler um rsrsrs agora estou viciada nesse livro nao consigo parar de ler!!! em fim pq faz meu estilo gente chata acha ruim mesmo.

  28. Alissambrisa Correia

    Acabei de ler o último livro e gostei bastante, a maioria dos personagens me agradaram, mas tenho que concordar com algumas críticas como por exemplo o modo que Jake entra na trama, como Lúcifer é descrito (nesse momento eu só consegui vê-lo como um chefão da máfia), como Beth deixa a desejar como anjo (ela poderia ter sido mais persistente a se entregar a vida humana), e principalmente o final do último livro, deixou muito a desejar, muitas perguntas sem respostas, a autora poderia ter feito mais um capitulo tranquilamente e dado um final melhor. No geral, gostei da série.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*