quinta-feira, 16/11/2017
Últimas do LeS:
Capa » Notícias » Resenha: “Fade”, de Lisa McMann

Resenha: “Fade”, de Lisa McMann

Livro: Fade – Desvanecer
Série: Wake
Autor: Lisa McMann
Páginas: 304
Editora: Novo Século
Resenha por: Nina
Comprar: Saraiva Submarino Fnac Cultura Americanas Travessa

Sinopse: Para Janie e Cabel a vida real está se tornando mais difícil do que os sonhos. Eles estão tentando (em segredo) passar um tempo juntos, mas ainda não tiveram esta sorte. Coisas perturbadoras estão acontecendo em Fieldridge High, mas ninguém quer falar a respeito. Quando Janie penetra os pesadelos violentos de um colega de classe, o caso finalmente se torna claro, mas nada sai como planejado. A cabeça confusa de Janie e o comportamento chocante de Cabe têm graves consequências para ambos. Pior ainda. Janie Descobre a verdade sobre si mesma e sua habilidade. E é desolador. Realmente desolador. Não só o seu destino está selado, como o que está por vir é muito mais sombrio do que seu pior pesadelo…

Bom, há algum tempo, alguns de vocês leram a minha resenha de Wake – Despertar aqui no Livros em Série. Quem não conferiu, só clicar no nome do livro (:

O que se pode esperar de Fade – Despertar? A dinâmica do livro é totalmente diferente do primeiro volume da série! O início se desenvolve da mesma maneira chata, com as frases e parágrafos muito curtos e diagramação confusa. Ok, passadas as 150 primeiras páginas, a história muda completamente. Aliás, é bem aí que a história realmente começa.

O enredo descrito na sinopse só começa a acontecer depois dessas 150 páginas iniciais, e tudo passa a se desenvolver e fazer sentido. Além disso, é partir desse desenrolar da história que a diagramação passa a ficar melhor, acompanhando o ritmo da escrita e do próprio enredo.

O modo como a autora desenvolveu o final seria o ideal durante toda a obra, o que infelizmente não acontece. Lisa McMann peca pelo cuidado excessivo: para não construir parágrafos longos e cansativos, ela inicia com aquelas frases curtas, acho que para causar impacto. E causam. Um daqueles bem negativos. Acredito que quando ela se empolgou com os fatos sendo elucidados, o crime que Janie vinha investigando vem vindo à tona, a autora para de se policiar com essa questão dos parágrafos e constrói algo incrível de se ler e imaginar! Eu me senti transportada para os eventos que envolviam os alunos e professores de Fieldridge High! E o livro vale a pena por isso.

Mas, muito embora eu tenha gostado muito do fim, ainda acho que a autora deixou alguns buracos na história, e não sei se o problema de continuidade foi só na tradução ou se o original também tinha, mas quem se aventurar no livro vai perceber claramente que alguém errou uma continha simples e que fez tod a diferença.

A editora Novo Século é, sinceramente, uma das minhas editoras favoritas em termos de títulos e edição. No entanto, no segundo volume da série de Lisa McMann, eu fiquei um tantinho decepcionada pois identifiquei erros de tradução, edição e, sendo redundante, a diagramação no início do livro é muito confusa.

As resenhas críticas são as mais difíceis de fazer, pois a busca em ressaltar pontos positivos pode ser bem árdua. Em contrapartida, destacar pontos negativos também pode ser muito cruel, pois algo que é negativo para mim, pode não ser negativo para os demais leitores. Enfim, espero que vocês deem uma chance ao livro e relevem os defeitos – porque tudo é perdoável pelo que se descobre no final.

Sobre Patoka

Fotógrafa especializada em shows, já captou com suas lentes momentos dos shows várias bandas. Essa paixão por música e fotografia a levou a abrir o CFOS. Quase infartou quando suas fotos apareceram na página oficial do Black Label Society e foram descritas como “killer shots”! Já fez produção de palco em festivais musicais e eventos, mas atualmente prefere deixar isso para os profissonais.

10 comentários

  1. Fato é que estou com Wake e Fade na fila pra ler e estou com medo… mas muito medo de não gostar da leitura. Corri na livraria ontem e comprei Cidade dos Ossos, pq foi extremamente bem recomenado po uma amiga que gostava muito dos fanfics de harry Potter da Cassandra Claire. Expectativas lá em cima. Tenho que procurar se há resenha dele aqui no site.
    Meninas, parabéns pelo excelente trabalho! Mas pq naum tem um homem nesse meio?

    Bjaum

  2. Thiago Cardoso

    Já li “Wake- Despertar” e “Fade – Desvanecer”, e amei os dois. Estou louco por “Gone – Desaparecer”, mas só vou poder comprar depois que voltar de viagem em Janeiro! =/

  3. Li e adorei todos os dois livros de Lisa Macmann! Para mim são ótimos! Lei e você irá adorar.

    Recomendo!

  4. nossaaa tava animada pra le …. agora to com o pé atras

  5. Eu gosto muito dos livros Wake e Fade e estou doida para ler Gone…tbm recomendo…

  6. Li Wake bem rápido, mas não consegui avançar muito na leitura de Fade. Me pareceu desinteressante e monótono, talvez pelo fato do livro só ficar bom no fim, pelo o que parece. Acho que a trilogia tinha tudo para ser muito boa, mas a narração deixa muuuito a desejar. O site é excelente, vocês estão de parabéns :)

  7. O fato é que os livros são bons, mas a diagramação é mto confusa! Além do mais esses parágrafos curtos são um saco [eu acho], se não fosse isso o livro seria perfeito.

  8. Eu gostei de Wake e Fade… na verdade nao me incomodaram os paragrafos curtos.. achei bem inovador, nunca tinha lido um livro assim :)
    vc poderia me falar onde está o erro das contas? acho que nao reparei mesmo.. li o livro tao rápido! durante um noite apenas.. rsrs..
    até mais!

  9. amei essa coleção chorei em muitas parte : (
    pq sou muito sensivel
    mas amei esse livro
    bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*