sábado, 14/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Resenhas de Série » Resenha: “A pirâmide vermelha”, de Rick Riordan

Resenha: “A pirâmide vermelha”, de Rick Riordan

A pirâmide vermelhaLivro: A pirâmide vermelha (#01)
Série: Crônicas dos Kane, As
Autor: Rick Riordan (@camphalfblood)
Editora: Intrínseca
Páginas: 448
Tradução: Débora Isidoro
Resenha por: Bru Fernandéz
Comprar: Saraiva Cultura Submarino

Desde a morte de sua mãe, Carter e Sadie viveram perto de estranhos. Quando Sadie viveu com os avós, em Londres, seu irmão tem viajado o mundo com seu pai, o egiptólogo brilhante, Dr. Júlio Kane.

Uma noite, o Dr. Kane traz os irmãos juntos para uma experiência de “pesquisa” no Museu Britânico, onde ele espera para acertar as coisas para sua família. Ao contrário, ele liberta o deus egípcio Set, que expulsa-lo ao esquecimento e forças das crianças a fugir para salvar suas vidas.

Logo, Sadie e Carter descobre que os deuses do Egito estão acordando e, o pior deles – Set – tem a sua visão sobre o Kanes. Para detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa viagem em todo o mundo – uma busca que traz os cada vez mais perto da verdade sobre sua família e seus vínculos com uma ordem secreta que existiu desde o tempo dos faraós.

Não deu nem tempo de sofrer muito com o final da série Percy Jackson & os Olimpianos, e ficar com saudades da escrita de Rick Riordan. Ele já está de volta, em ótima forma e boa companhia: a nova série do autor, As crônicas dos Kane, é uma trilogia que adressa a mitologia egípcia, contada a nós leitores pelos irmãos Kane, Sadie e Carter.

Vamos começar pela capa que é maravilhosamente bem desenhada. Achei ela incrível e fiquei feliz da Intrínseca ter mantido a capa original, pois ela já faz o leitor entrar nesse mundo desconhecido e enigmático da cultura egípcia. Aliás, essa capa me lembrou muito das capas nacionais dos livros de Harry Potter, em que praticamente todos os elementos principais da história aparecem representados nela. Nota dez!

A pirâmide vermelha é na verdade uma transcrição de um relato gravado pelos irmãos, uma ótima sacada do autor, que deu um ar de inovação para o enredo. Os capítulos vão se intercalando entre Carter e Sadie contando a trajetória do que aconteceu com eles. Depois de um terrível acidente com a mãe deles – que não foi realmente o que parece ter sido – os irmãos tiveram seus destinos separados. Sadie ficou morando com os avós na Inglaterra, enquanto Carter seguiu viajando com o pai, um famoso e brilhante egiptólogo, para vários lugares do mundo. Então um belo dia Sadie e Carter são levados ao Museu Britânico pelo pai, Dr. Júlio Kane, onde ele acaba libertando o deus egípcio Set, deixando seus filhos embasbacados com o que acontece e os forçando a fugir para salvar suas próprias vidas. Daí pra frente tudo fica cada vez mais irreal e magicamente perigoso aos olhos dos irmãos.

Achei ótima a intercalação na hora de contar a história entre os irmãos, pois temos visões diferentes sobre um mesmo acontecimento e conseguimos saber o que se passa na cabeça de ambos. Essa técnica ajuda os leitores a entender melhor o relacionamento e os sentimentos dos dois, pois ao mesmo tempo que Carter inveja a vida que Sadie leva – com casa, escola e até mesmo amigos fixos -, a irmã adoraria ter a vida do irmão e estar cada hora em um país diferente, conhecendo coisas novas e o melhor de tudo… na companhia de seu pai. Apesar de se “odiarem” da boca para fora, Carter e Sadie tem uma conexão muito forte.

Um pequeno detalhe que eu adorei no livro é quando os irmãos estão correndo de inimigos juntamente com a deusa Bastet e ela menciona que não vai à ilha de Manhattan pois ela é ocupada por “outros deuses”, uma brilhante alusão aos ocupantes da ilha da série Percy Jackson & os Olimpianos – os deuses gregos. A comparação entre as duas séries acaba sendo inevitável, e eu particularmente, achei A pirâmide vermelha um livro mais denso e mais detalhado do que os livros do Percy. É visível o quanto Rick Riordan evoluiu e amadureceu como escritor nessa nossa história. Acho que pelo fato de não ser familiarizada com a mitologia egípcia, fiz a maior confusão com os nomes dos deuses e demorou um pouco para me acostumar com eles, mas nada que atrapalhe seriamente a leitura.

Como em todos os livros de Riordan, o ritmo dos acontecimentos é frenético e o enredo cheio de enrascadas fenomenais. Chega até a parecer um pouco forçado a quantidade de perigos e inimigos que os irmãos encontram no meio do caminho. Esse é aquele tipo de livro que você simplesmente não consegue largar e devora em poucos dias. Achei interessante o fato do autor ter destacado mais os irmãos durante a narrativa e deixar os deuses mais em segundo plano. Conhecemos os deuses e suas histórias mais superficialmente e pelo fato de não ser tão comum as pessoas terem em conhecimento prévio sobre as histórias egípcias, isso ajuda bastante.

Indicado para quem gosta ou tem curiosidade sobre a mitologia e a cultura egípcia e para quem gosta aventuras com toques de comédia. E claro, para os fãs do autor, que na minha opinião é um dos melhores autores de YA Books dessa geração. Ao terminar a leitura não pude deixar de imaginar como seria uma saga de Riordan sobre a mitologia nórdica… o que vocês acham?!


Aviso Legal: Esse livro foi cedido pela editora responsável pela publicação no Brasil como cortesia para o Livros em Série.

Sobre Bru Fernández

Formada em Letras, trabalha como Revisora e Tradutora em uma agência publicitária e preenche suas horas vagas assistindo a seriados, filmes e partidas de futebol, vôlei, basquete e ice hockey, além de ouvir música, ir a shows e, claro, ler. Não curte chick-lits e prefere os thrillers, policiais, YA e fantasia. Nunca sai de casa sem guarda-chuva e um livro na bolsa, afinal nunca se sabe quando irá chover ou surgir uma fila/trânsito em São Paulo.

18 comentários

  1. Muiiiito bom esse livro :D
    super indico :*

  2. Comprei esse livro no submarino ontem e estou esperando ansiosamente para ler, com sua resenha fiquei masi encantada com a historia.
    Bjs

  3. Eu adorei “A Pirâmide Vermelha”! Mal posso esperar pra ler o segundo da série! Também indico.
    Ah, e, eu particularmente, iria adorar se Riordan escrevesse uma série sobre mitologia nórdica, porquê eu não conheço muito, mas acho interessante :]

  4. Vou ler esse livro. E seria épico se Riordan escrevesse sobre a mitologia nórdica. É minha mitologia preferida, a melhor!

  5. Preciso MUITO ler esse livro! Mas preciso ler todos os que estão na minha estante antes de comprar novos (tudo bem que comprei 3 essa semana e passei na frente da fila, mas enfim).
    Não conheço nadica de mitologia egípcia também, talvez por isso ainda estou me segurando pra não comprá-lo de uma vez, mas é interessante conhecer coisas novas, né. A série de Percy está entre as minhas favoritas (acho que só perde pra Harry Potter, na verdade), amei muito a forma de escrever do Rick e, já que a Duda disse que ele está ainda melhor, nossa, deve ser mais maravilhoso ainda!
    A resenha ficou ótima e deu mais vontade ainda de ler, parabéns Duda, vai me fazer gastar dinheiro antes do tempo :( hahaha brincadeira.

    Beijos :*

  6. ain ain to doida pra ler *-*

  7. PATOKA ESSE LIVRO EU TÔ LENDO E MUITO
    LEGAL É BEM PARECIDO COM PERCY JACKSON
    MAS É MUITO BOM MESMO

  8. Olha eu ae atakando fora do ramo
    Muito bom o livro para quem gosta de ficcao (aqui no teclado n tem cecidilha ^^) é otimo pois eu mesmo aprendi uma porrada de coisas sobre mitologia egipcia q nem sonhava q existia. No entanto para os leitores com os pés no chao e n muito crentes recomendo ler outra coisa como Rangers – A ordem dos arqueiros, pois irao se decepcionar com a surealidade do livro
    Mas o livro é otimo gente é um Rick Riordan n há mais nada a dizer
    Do seu amigo comentarista LordFelts

  9. Realmente, Lordfelts, concondo plenamente com você! Esse livro é pra quem gosta de livros “surreais”, com magia e tudo mais.

    Quem gosta de uma história mais “real”, não aconselho ler esse livro não!

  10. Estou lendo A Pirâmide Vermelha, é muito legal! Mas em minha opinião ainda não supera Percy Jackson… Bem, não dá pra dizer com certeza, mas quando acabar de ler comento novamente!

  11. Agora acabei e sim é mtttttt bom também! A partir da pág.150 ficou super legal! Sabem quando vai lançar o Trono da Fogo?? Estou doida para continuar!!

  12. Oi Nath,
    A informação que temos é que o segundo volume será lançado por aqui no segundo semestre de 2011

  13. essa historia e muito enteresante e muito legal obg!!!!!!!!!!!!

  14. Alice nascimento

    Aaaaaaaaah eu amo o RIck Riordan gente, esse livro e o melhor de tooodooodos serio passei menos de 12 horas pra ler de tão bom vei, ja li umas 6 vezes muito boooom

  15. AMEI O LIVRO ELE E MUITO LEGAL, ESTOU ANSIOSA ESPERANDO PELO TRONO DE FOGO. TB GOTEI DO HEROI PERDIDO Q É SOBRE MITOLOGIA ROMANA, EU ADOROOOO O RICK RIORDAN!OS LIVROS DELE SÃO D+

  16. karla cristine

    ESTOU LOUCA PARA LER A PIRAMIDE VERMELHA QUE GANHEI DE NATAL ,MAS ESTÁ DEMORANDO PARA CHEGAR.E AINDA MUITO CURIOSA PARA LER O SEGUNDO LIVRO DA SÉRIE.EU E MEU IRMÃO ESTAMOS APRENDENDO MUITO COM ESSAS MITOLOGIAS.RICK RIORDAN É DEMAIS!!!!!

  17. Paulo Roberto

    Esse livro deve ser bem legal,eu vou começar assim que ler todos os livros do Percy Jackson e os olimpianos(incluindo os dos Os Heróis do Olimpo), porque atualmente eu estou lendo a série Rangers: Ordem dos Arqueiros, e complementado a opinião do LORDFELTS, eu digo essa série é ÓTIMA e recomendo a todos os fãs de Percy Jackson,Harry Potter(que já li várias vezes e gosto muito), Senhor dos Anéis e o Ciclo da Herança. Leiam esses livros e comentem.vlw.E eu agradeço aos criadores desse site,que graças a eles, tenho o conhecimento de várias séries novas para ler. OBG!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*