quinta-feira, 12/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Notícias » Resenha e promoção: “Academia de Rowan”, de Henry H. Neff

Resenha e promoção: “Academia de Rowan”, de Henry H. Neff

Livro: Academia de Rowan
Série: A tapeçaria
Autor (a): Henry H. Neff
Páginas: 439
Editora: Prumo
Resenha por: Patoka
Comprar: Saraiva Cultura

Max McDaniels descobre uma tapeçaria desbotada escondida no Art Institute, em Chicago.Ao examina-la, ela começa a brilhar e,logo depois,ele recebe um convite para frequentaruma escola misteriosa na Nova Inglaterra,a Academia de Rowan.Quando chega lá, começa a entender que não se trata de uma escola normal: os jovens de lá são treinados para lutar contra m Inimigo sem nome,dormem em quartos mágicos, aprendem sobre criaturas fantásticas…Entretanto, esse mundo fascinante também tem seu lado sombrio.Os alunos, e até mesmo alguns professores,estão desaparecendo da academia e em todo o mundo.Quando se dá conta,Max está envolvido nessa história ese vê no meio de uma batalha entre o Bem e o Mal.

Talvez não seja segredo pra ninguém que eu evito, e muito, ler resenhas de blogs parceiros e amigos, para não ser influenciada e acabar não dando uma opinião sincera sobre o que li.

Mas nem preciso procurar por resenhas em outros lugares para saber que muitos irão comparar a série A tapeçaria com Harry Potter. Ambos são protagonizados por meninos adolescentes que se descobrem cheios de magia e vão para uma escola supersecreta e exclusiva. Mas as comparações terminam aí.

Max McDaniels é um adolescente comum, tem um bom relacionamento com o pai e é muito talentoso nas artes. O desenho e pintura são seu forte. Um dia Max encontra uma passagem secreta em um museu e uma tapeçaria muito antiga parece “falar” com ele. Logo depois, o menino recebe uma inusitada visita em casa que o convida para ingressar na Academia de Rowan, uma das escolas mais exclusivas dos Estados Unidos.

Sem entender muito porquê, Max se joga de cabeça nessa nova vida e descobre que é um Potencial, ou seja, uma pessoa que possui a Antiga Magia dentro de si e está alí, com outros jovens, para aprender a dominá-la e combater o Inimigo.

Falando assim, parece um livro normal com um enredo morninho, mas não é. Academia de Rowan traz uma história bem construída, onde o foco principal é introduzir o leitor nesse novo mundo e fazer com que se sinta parte dele.

O dia-a-dia da academia, a construção de amizades, o controle dos poderes, os amores, os professores estranhos, as criaturas inusitadas e bichos que falam são os ingredientes que fazem a história única. Diferente de Harry Potter, a escola, os agentes de campo e tudo que os envolve está amparado por muita tecnologia. As vezes parece a escola dos X-men. Como o livro é voltado particularmente para infanto-juvenis, uma geração que cresceu em meio à computadores etc, esse talvez seja um trunfo para aproximar mais o leitor. Magia e tecnologia se misturam a medida que a história avança. As aulas também são bem legais e misturam guerra e mitologia, como aulas de estratégia em uma período e no outro, elevação de poderes.

O livro também é recheado de desenhos para que o leitor visualize melhor algumas cenas e devo dizer que facilita muito na hora de imaginar os personagens diferentes que o autor criou.

Outro ponto bastante positivo é a forma com que Henry estimula a inteligência do leitor para desvendar o mistério das pinturas roubadas na história. Um verdadeiro Código Da Vinci para crianças. É gratificante ver um livro voltado para esse público usar de tantas técnicas para estimular os jovens a usar a cabeça e aprender, ao mesmo tempo que se diverte.

O autor usa uma linguagem simples e muito clara, posso até dizer “jovial”, ao narrar os acontecimentos. Tudo parece muito leve e apesar dos capítulos enormes, aposto que você lerá tão rápido quanto eu.

Apenas uma coisa me incomodou no do livro: a quantidade enorme de perguntas que ficam no ar (pelo menos pra mim). Fechei o livro sem descobrir que tipo de magia eles se referem. Sei que é uma magia que já nasce com a pessoa (que muitas vezes eles classificaram como uma “presença” interior), mas não entendi muito bem onde ela surgiu. Pela denominação Magia Antiga, penso em algo como Mitologia Celta, os antigos magos, mas nada que confirmasse essa minha teoria. Também não ficou bem claro quem é o Inimigo – assim mesmo, com letra maiúscula.

Espero que o segundo volume, O cerco a Rowan, esclareça muitas coisas. Mas continuo frisando: é uma história cativante e um universo a ser explorado!

———————–

Quer ganhar um exemplar do livro Academia de Rowan? O Livros em Série em parceria com a editora Prumo dá para você. Para concorrer é super simples: Basta seguir o site e a editora Prumo no twitter e dar RT na mensagem abaixo até às 23h59min do dia 25 de fevereiro. O resultado será divulgado no dia seguinte em nossa timeline.

Quero entrar para a “Academia de Rowan” junto com o @livrosemserie e a @editoraprumo http://kingo.to/tPt

Boa sorte!

Sobre Patoka

Fotógrafa especializada em shows, já captou com suas lentes momentos dos shows várias bandas. Essa paixão por música e fotografia a levou a abrir o CFOS. Quase infartou quando suas fotos apareceram na página oficial do Black Label Society e foram descritas como “killer shots”! Já fez produção de palco em festivais musicais e eventos, mas atualmente prefere deixar isso para os profissonais.

9 comentários

  1. Viciada como sou em histórias fantásticas, não pude deixar de me interessar pelo livro! Há algo mágico em suas palavras! Explorar novos mundos, mistérios, magia…. ADORO!!!! E o livro ainda vem com ilustrações??? Amei!

    Amei a resenha! Ela já está na listinha!!!

    Beijos^^
    Daniii
    Garotas e Livros

  2. Tenho muita curiosidade em conhecer mais da obra.

  3. Verdade, mtas perguntas e poucas respostas =/
    Mas é uma saga, lá nos EUA já saiu até o livro 3 e estou ansiosa para saber se a Prumo vai trazer o restante para nós.

    Andy_Mon Petit Poison

  4. Primeira resenha que li do livro! Fiquei curiosa em procurar saber mais, me interessei!

  5. Adoro esse universo fantástico, e a história parece ser muito boa.

  6. Realmente livro tem uma boa capa, e parece q tambem tem uma historia interessante apesar de euy n ter lido
    Mais n sei se os autores ainda n perceberam q estão batendo na mesma tecla com livros de magicos e magias que combatem o mal
    Ta ficando repetitivo muitos livros com esse assunto
    Quem quiser ler recomendo pesquisar mais pois há livros com essa historia com a saga completa e já passada para o português
    Do seu amigo comentarista LordFelts

  7. Quero muito de ler esse livro, já tem um tempo, aliás. Acho que é minha cara. Espero ganhar, se não vou ter que desembolsar e comprar rs.

  8. Ganhei o livro de presente no ano passado, estava muito animado pra ler, mas me decepcionei um pouco. Pode ser também que eu tenha criado muita expectativa, e por isso não gostei tanto. Enfim, o livro é bom, mas falta aquela coisa, sabe? Aquele ingrediente que faz você viciar. Nota 6 de 10.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*