quinta-feira, 12/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Resenhas de Série » Resenha: “Pântano de Sangue”, de Pedro Bandeira

Resenha: “Pântano de Sangue”, de Pedro Bandeira

Livro: Pântano de Sangue
Série: Os Karas
Autor(a): Pedro Bandeira
Páginas: 190
Editora: Moderna
Resenha por: Bruna
Comprar: Saraiva Submarino Cultura Travessa E-book

Miguel, Crânio, Calú, Chumbinho e Magrí – os cinco adolescentes que formam o grupo dos “Karas” – enfrentam problemas éticos e tomam consciência e partido em questões sociais. Suas aventuras já se consagraram no gosto do adolescente brasileiro, alimentando suas emoções justamente no momento em que o jovem está entrando na fase do domínio do pensamento reflexivo e do idealismo. A turma dos Karas luta contra o crime organizado que está agindo no Pantanal de Mato Grosso sob liderança do implacável Ente. Em um enredo fascinante, repleto de suspense do começo ao fim, os Karas envolvem-se na trama criminosa que leva à dramática destruição dos jacarés, dos índios e da natureza.

ATENÇÃO! Esse livro não é o primeiro da série e a resenha pode conter spoilers! Confira nossas resenhas anteriores dessa série, clicando na capa desejada:

Mais uma vez Pedro Bandeira consegue misturar assunto sério com muita aventura e levar questões importantes a serem discutidas pelos jovens em todo o Brasil, com um diálogo jovial, sem a “chatisse adulta”, tão malquerida pelos adolescentes. Dessa vez, os cinco amigos denominados “Os Karas!” – Magri (a única menina da turma), Calu (o ator e mestre em disfarces da turma), Miguel (o líder dos Karas), Crânio (o mais inteligente e também a personagem mais central dessa história) e Chumbinho (o novato que entrou para o grupos depois de ter um papel importantíssimo em ‘A Droga da Obediência’) – começam a investigar o assassinato do professor Elias, que aparentemente foi assaltado e morto praticamente na porta do Colégio Elite, onde os jovens estudam.

Crânio convoca uma renião dos Karas e afirma que a morte do professor não se tratava simplesmente de um assalto que acabou da pior maneira possível, e que na verdade o professor fora assaspantano de sangue sino para silênciá-lo de alguma forma, e que a resposta estava no Pantanal. Por isso os Karas deveriam partir imediatamente e refazer o caminho que o professor Elias percorrera, seguindo os slides das fotos tiradas pelo professor. Todos acham tudo uma loucura, e apesar de sempre confiarem na inteligência de Crânio, Miguel decide que os Karas não devem se envolver, que não existem pistas suficientes. Crânio então parte sozinho para o Pantanal, onde deve se encontrar com sua tia, que mora por lá.

Entretanto os outros membros dos Karas recebem a visita do detetive Andrade, que não trás boas notícias. Um piloto de avião fora encontrado boiando em um rio, à beira da morte, com a jaqueta de Crânio e murmurando as suas últimas palavras em vida, sendo que uma delas foi o nome de Crânio. Os Karas então partem para uma aventura no Pantanal, Mato Grosso, junto ao detetive – que está indo por conta própria investigar o caso – para resgatar o amigo.

Acho incrível a forma que Pedro Bandeira consegue integrar tantos assuntos sérios em uma narrativa tão atraente para todas as idades, inclusive os jovens. Assim como em “A Droga da Obediência” o autor aborda a questão do tráfico de drogas, só que um pouco mais abertamente dessa vez, e não pára por ai. Em Pântano de Sangue também são abordados o crime organizado no Pantanal, a extinção dos jacarés por causa de sua valiosa pele e a figura do índio e como eles estão cada vez mais extintos enquanto os brancos massacram sua cultura e memória. Pântano de Sangue tem um enredo mais pesado do que a primeira obra dos Karas e isso só acrescentou qualidade à história.

A mudança de cenário nesse volume foi muito interessante. No primeiro romance dos Karas, a história se passava em São Paulo, um ambiente de cidade grande com o qual a maioria dos leitores está acostumado. Porém nesse enredo a maior parte da história se passa nas florestas do Pantanal no Sul do Mato Grosso, um ambiente que muitos jovens – e até adultos – desconhecem mas que fazem parte do nosso país rico em belezas e diversidades. No desfecho que deixa todos – inclusive Crânio – de queixo caído, o autor amarra todos os pequenos detalhes deixados ao decorrer da história. Uma narrativa que faz até os jovens com a maior aversão à leitura, gostarem de se aventurar pelas páginas de um livro.

Sobre Bru Fernández

Formada em Letras, trabalha como Revisora e Tradutora em uma agência publicitária e preenche suas horas vagas assistindo a seriados, filmes e partidas de futebol, vôlei, basquete e ice hockey, além de ouvir música, ir a shows e, claro, ler. Não curte chick-lits e prefere os thrillers, policiais, YA e fantasia. Nunca sai de casa sem guarda-chuva e um livro na bolsa, afinal nunca se sabe quando irá chover ou surgir uma fila/trânsito em São Paulo.

74 comentários

  1. Sempre amei os livros dessas séries, desde o colégio (faz tempo isso =x) =D

  2. Esse é legal, mas ainda prefiro a Droga da Obediencia.
    E, ah, o fim nem me surpreendeu tanto assim! Nunca fui com a cara daquela tia…=/

  3. esses livros sao um tedio 177 paginas qe saco heim

  4. Achei o livro muito interresante , repleto de aventuras que os karas envrentaram . Que livro maravilhoro para ser lido.

  5. Por qual motivo você achou o livro ruim Anna?

  6. É HORRIVEL ESE LIVRO!! pelo menos EU nao gostei.. mi desculpa a Pedro Bandeira, mas é ruim !

  7. lilian oliveira

    amei,adoro suspenses e histórias investigativas,mais o final não me surpreendeu tanto como
    eu imaginava.

  8. AAAH, Adorei esse Livro

  9. Gostei muito desse livro embora ainda não tenha lido “ A droga da Obediençia´´ estou maravilhada com tantos assustos que pedro bandeira conseguio aborda em 1 unico livro. Alem de abrir os olhos da sociedade para oque acontece no pantanal. Ele tambem nos leva para uma outra dimenção deixando todo um SUSPENSE, e fazendo com que as pessoas deixem de ser meros leitores e façam parte da Historia, fazendo todos tentarem descobrir o misterio. Gostei muito… De verdade!! Não sou muito de elogiar livros, muito menos de publicar oque eu acho na internet, mas eu achei intereçante tudo o que mostra nesse sit e me ajudou muito para tentar descobrir o que as pessoas acham desse livro!!
    AH quase esquecia de mensionar: muitas pessoas não se imprecionaram com o final… provavente porque não entendeu o começo. E algumas pessoas, (principalmente as que não apreciam a leitura) nunca iriam consiguir gostar desse livro. pois muitas vezes não tem a imaginação nesseçaria ;)

  10. odeio esse livro!!!

  11. Henrique romero

    eu sou henrique romero fa de carterinha do pedro, meu amor,meu goxtoso,minha vida,meu thuthuco…adoreii o livr o,me faz imaginar o pedro bandeira peladinho do meu lado rsrsrsrsrs um bj do @henriqueromeroo

  12. jessica raianne

    esse livro é um terro para ler.rsrsrsrsrsrsrsrsrsr

  13. GOSTEI MAS NÃO ACHEI INTERESANTE

  14. Amanda Christiny

    Adorei este livro é muito bom, bom mesmo ,ele é muito interesante e me fazme envolver e quer ler cada vez mais ele e não parar de lerr….

  15. É MTO BOM NO FIM MAS NO COMEÇO NINGUEM ENTENDE

  16. Amo essa série!!
    Achei o livro muito interessante, mas acho “a droga da obediencia”, “a droga de americana” e “a droga do amor” mais interessantes.
    Queria ver mais livros

  17. Vcs sabiam que Pedro Bandeira lançou mais um livro fora os 5 já conhecidos?O nome deste livro é “A droga virtual”,mas ele foi tirado de circulação pois o conteúdo do livro era tecnologia e como este tema é muito instável ele foi tirado de circulação pelo próprio Pedro Bandeira.

  18. Isso mesmo Gabriel! Uma pena o livro ter sido tirado de circulação, mas com 5 títulos tão atemporais, realmente ia ficar destoante da coleção. Só espero que o Pedro não tenha abandonado completamente o projeto de um livro novo para os Karas :)

  19. Desculpa mas eu não gostei…de nenhuma série deste livros!!!
    E muito chato e não consigo terminar nenhum,o que faço gente ?
    Desculpa Pedro Bandeira mas particularmente eu não gostei mesmo//

  20. Amandinha, cada um tem um gosto diferente ué, tenta ler algum outro gênero de livro (romance, talvez). Pode ser que te agrade mais! :)

  21. ameeeeeeei

  22. Amei,esse livro faz vc imaginar todo o cenario da historia,os personagens e principalmente o avião ROSA
    Haaha

  23. estou amando a série os karas + na minha escola gerardo rodrigues-sobral só tem D.O E Anjo da Morte.quero ler toda a série!fato.

  24. AMEI,AMEI,AMEI mtto.

  25. amei esse livro!
    Parabéns Pedro bandeira

  26. Gostei muito ,pois atraves dessa história o leitor toma conhecimento do que se passa nessa parte do Brasil, tao bela e tão cheia de mistérios

  27. quando eu era pequeno na aula de portugues a professora lia esses livros pra gente kkkk ela leu a saga inteira mt legal

  28. A todos que não gostaram,façam o que a Bru ”duda” falou,não insutem uma saga tão boa.

  29. Guilherme Morgado

    Cara, esse site ta me servindo muio obrigado ae

  30. gabriella gomoe de assis

    o livro e muito bom eu me surpreendir que o avião era de ouro coberto pela tinta rosa eu gostei muito e recomendo

  31. muito legal esse livro

  32. Para mim, Pântano de Sangue é o pior livro da série. Mas nem por isso deixa de ser interessante. Amo Os Karas. *-*

  33. muito bom mesmo esse livro!

  34. Um livro adorável.

  35. Oie quem é o assasino desse livro ????

  36. odiei esses livros!!! tive q ler a coleçao inteira dos karas nao gostei nao!

  37. Erinaldo Jr.

    Estou no meio do livro pois ele é assunto da minha avaliação de gramatica deste mes.Sou de Teresina Piauí.; Estudo no colégio CERTO.

  38. laisse luiza da silva cruz

    OOOOdieiii esses livroo..vixi muitas paginass credoo gosto de livros pequenos…mais a histori éé legall :)

  39. JULIA MARIA ASSIS COIMBRA

    Adoro ler esta coleçao Pedro Bandeira,apesar de muitas paginas os livros são muitos legais!!!!!!!

  40. adoro mais não tenho esse só a droga da obediencia !!!!

  41. so conheci as historias dos kars quando li anjo d morte eu num sabia k tinha outros ate ver a ultima pagina do livro amei de paixão esses livros1!!

  42. Gente eu sou outra anna tah? ñ sou essa chata q falou q o livro ñ presta ñ eu tenho 13 anos e ñ gosto muito de ler + todas as aventuras dos Karas eu adorooo!! Se ñ tem nd pra falar então ñ fala ta? anna !! afzz…bjuss:) Anna Victória S2

  43. Muito bem ana vitória! Deixa esses idiotas de lado! Se n gostaram pq estragar os comentarios! Num comenta, Porra! Eu adora os karas eu gostava de livros pequenos mais depois que conheci a coleção . Passei a ler livros grandes! E quem n entende o final é pq, é burro.

  44. vcs nao gostam por que nao leiam direito ele e muito om pena que ainda nao lir a droga da obediencia

  45. A Droga da Obediencia é maravilhoso eu acabei de ler e vou ler Pantano de sangue agora , foi uma leitura muito boa , eu amei o livro .

  46. essse livros que pedro badeira crio eu acho um masimo toledo o segudo livro claro o patanal sagreto e e um masimo

  47. Nunca tive inspiração para ler um livro, mas quando eu li A Droga da Obediencia e A Droga do Amor,comecei a gostar da leitura nacional de um escritor maravilhoso chamado ‘PEDRO BANDEIRA’!

  48. droga da obediencia mt bom e esse n gostei

  49. Andreza Froes

    gente eu amo OS KARAS , a serie toda e maravilhosa , mas Gabriel eu acho que todos tem direito de expressar a opinião deles, e alem disso e acho que criticas sao uma forma de aprendizado entao eu acho que nao custa nada respeita a opiniao dos outros ! 4beijos

  50. Esse livro é ótimo, adoro a turma dos Karas. Mas uma parte que não gostei, foi quando Peorê e Pacaman conversam com Robson, muito entediante esta parte, mas o resto é perfeito.

  51. Achei d+ este livro minha mãe irá compra-lo para mim

  52. quem matou o professor elias?foi a tia matilde? eu tenhoo esse livro em casa so q ao diz quem matou ele.=/

  53. Tenho que ler este livro para uma prova.Mas ao chegar na pagina 70 não achei mas interessante.Prefiro mais livros como a coleção do Percy Jackson,Harry Potter,The Walking Dead,Senhor dos Aneis e A Guerra dos Tronos

  54. Adorei o livro! Realmente é um livro muito bom! E para as pessoas que gostam de livros deste tipo, aconselho o livro Rangers A Ordem dos Arqueiros.(aproximadamente 200 ou mais).

  55. Aproximadamente 200 paginas ou mais*

  56. Eu amo os livros dele eu tenho dois livros dele A DROGA DA OBEDIENCIA E A MARCA DE UMA LAGRIMA e quero ler o PANTANO DE SANGUE

  57. gente me ajudem eu ñ estou encontrando o livro pra mim ler eu to quase morrendo querendo ler esse livro eu sou apaixonada pelos livros dele me ajudem por favor !!!

  58. Bruna Fernández

    Lorraynnie, já tentou olhar no site Estante Virtual? (www.estantevirtual.com.br) lá tem livros usados e com certeza vc encontra ele por um bom preço :)

  59. Bruno e Anna Victoria, concordo plenamente com vocês dois, pra mim os Karas são os Karas, e comentários idiotas de quem não gosta de ler eu ignoro! Adoro os Karas, o contrários dos caretas, o avesso dos coroas! Eles são demais! Espero outros livros da coleção. E Bruna, não pare de escrever por causa desses comentários contra os livros. Bye.

  60. Bruno*(do comentário 44 que eu falo)^^

  61. Bruna Fernández, gostaria que vc me indicasse outros livros do Pedro Bandeira ou de outros autores, que sejam juvenis e com uma linguagem fácil e não cansativa(como os da série Os Karas). Valeu!

  62. Bruna Fernández

    Oi Mateus! Do Pedro Bandeira eu recomendo Marca de uma Lágrima, mas ele não é tão de aventura como a série dos Karas. Acho que é capaz de vc curtir a série 39 Clues, dá uma olhadinha aqui: http://livrosemserie.com.br/sagas/0-9/the-39-clues/ :)

  63. AMEI!VOU PRA TERCEIRA SÈRIE DOS KARAS SÒ AVENTURA ENGRAÇADO QUE JOVENS COMO ELES PENSAM RAPIDO NAS POSSIBILIDADES E PARTEM MESMO COM AS POSSIBILIDADE ERRADA!AMEIIIIII!

  64. Ameiiiii o livro e perfeito!!!

  65. e muito legal esse livro

  66. Amo esse livro, tive que ler para a escola e amei! o que eu menos gostei foi a droga do amor, depois a droga da obediencia, e depois o pantano de sangue (so lemos esses) Adorei e achei incrivel como o Pedro bandeira consegue relacionar tantos aspectos e temas diferentes em uma so narrativa, recomendo!

  67. Zachary Hartmann

    Eu particularmente não gosto dos livros da série Os Karas, li a droga da obediência e o um outro que não me recordo o nome, não gostei.
    Eu desvendei os mistérios dos livros antes mesmo de passar para os capítulos em que eles davam dicas mais próximas de quem era.
    Talvez eu seja mt fresca na hora de ler, mas essa série de livros não me chamou em nada a atenção.

  68. maysa emanuelle

    gostei muito mesmo desse livro

  69. oii gente na minha escola tem um seminario de dois livro dele:droga do amor e da obediencia sao muito legais

  70. Alguem sabe onde se passa a historia?

  71. Julio Cesar Andrade Dos Ssntos

    Eu estou MORRENDO de vontade de ler esse livro, mas Bruna Fernandés voce pode me indicar outros livros desse tipo, de aventura?
    Obrigado ♥

  72. Bru Fernández

    Oi Julio!

    Abaixo seguem os links de alguns livros de aventura que vc provavelmente vai curtir, por ter se interessado por Pântano de Sangue: A droga da obediência, O gênio do crime, O enigma do pássaro de ouro e O peregrino do tempo.

    ;)

  73. Carlos André

    Pedro Bandeira é um gênio e eu ADORO os livros dele…bem…n tenho todos mais adoro.Eu entendo sempre o final e tenho 11 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*