sábado, 14/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Resenhas de Série » Resenha: “Maldosas”, de Sara Shepard

Resenha: “Maldosas”, de Sara Shepard

Livro: Maldosas (#01)
Série: Pretty Little Liars
Autora: Sara Shepard (@sarabooks)
Páginas: 256
Editora: Rocco
Tradução: Fal Azevedo
Resenha por: Nina
Comprar: Saraiva Cultura Fnac Folha Americanas Travessa

Maldosas é o primeiro livro da série Pretty Little Liars. Na trama, Emily, Aria, Spencer, Hanna e Alison vivem no sofisticado subúrbio de Rosewood, na Pensilvânia. Inseparáveis, as cinco se mantêm ligadas especialmente em função de Alison, a garota mais popular da escola, que exerce um certo poder sobre cada uma das meninas e é a confidente de todas elas. Um dia, porém, Alison desaparece sem deixar rastro. Aos poucos, Emily, Aria, Spencer e Hanna se afastam. Alguns anos depois, as jovens começam a receber e-mails e mensagens ameaçadoras de alguém que aparentemente sabe de tudo que se passa em suas vidas e misteriosamente se identifica apenas como ‘A’. Será que Alison estaria viva e disposta a revelar todos os segredos de suas ex-amigas?

Uma série de livros de sucesso que se torna uma série de TV. Você deve conhecer esse enredo de outros carnavais. Quando recebi Maldosas para resenhar, ainda não tinha tido contato com a série de TV, mas já haviam me recomendado, dizendo ser uma história que te prende e os episódios tinham gosto de “quero mais”.

A capa amarelinha com uma boneca tipo Barbie é bem simples, mas te dá aquela noção de que a história é bem chick-lit. O verso mostra quatro garotas, sendo uma delas a cópia exata da boneca. Para mim, a mensagem de manipulação das pessoas é muito clara, mas não sei se fica assim pra todo mundo. Quanto à tradução, eu pude perceber que tem algumas pequenas falhas, e como já disse em outras resenhas, quem lê em inglês percebe isso, mas isso não prejudica a leitura. Uma constante na maioria dos livros da Rocco que eu leio é o cuidado que a editora tem com a diagramação, que ajuda muito a se situar na leitura.

Sobre as personagens, eu tinha uma ideia de personagem favorita na leitura do livro, e pra mim, a mais legal sem dúvidas é a própria “A”, que no andamento do livro não se sabe ser ou não de verdade a Alison. Ela tem umas sacadas inteligentes, colocando em xeque as outras protagonistas. A personagem Alison, enquanto viva, é uma mala sem alça, colocando suas amigas na parede por questões que nem são da conta dela, uma grande chantagista. Quanto às outras, apesar de serem engraçadas e/ou trágicas, sempre se submetem à Alison ou “A”.

Num geral, a história é bem legal e a autora mistura os tempos atuais e os flashbacks explicando como a chantagem chegou àquele ponto. O desfecho te deixa MUITO no ar, e me lembra bastante a escrita da Lisi Harrison, autora de Alfas e Torpedo (Garotas S/A).

Fazendo um paralelo com a série de TV, achei que as adaptações que eles fizeram do roteiro deram mais ritmo ao enredo. Não que a série não tenha seus defeitos, pois eu acredito que está bem longe de ter o clima do livro, mas realmente, pelo menos até onde eu já assisti,tem sido bem fiel ao primeiro volume de Pretty Little Liars. Na série, eu simplesmente adoro a Aria (Lucy Hale) e acho que ela é a personagem mais legal da série, ao contrário do que eu acho no livro. E não tem como deixar de comentar do Mr.Fitz (Ian Harding), o professor de inglês, que é um LINDO!

O segundo volume da série, Impecáveis, nos revelará muito mais segredos escondidos pelas quatro garotas e o mistério que envolve Alison e “A”, além de “A Coisa Sobre Jenna” – fato que nos deixa com a curiosidade aguçada e vontade de devorar o próximo livro o mais rápido possível.

Impecáveis chegou às livrarias em fevereiro. Perfeitas, o terceiro volume será lançado em abril.


Aviso Legal: Esse livro foi cedido pela editora responsável pela publicação no Brasil como cortesia para o Livros em Série.

Sobre Nina Lima

Poderia ser qualquer outra coisa, mas resolveu ser turismóloga e apaixonada pela Inglaterra e pelo McFLY. Leu a trilogia Jogos Vorazes em três dias e amou; considera Harry Potter a melhor série do mundo, adora a escrita da Meg Cabot e topa qualquer YA Book.

9 comentários

  1. Li o livro no Sábado. Adorei. Pena que Maldosas é praticamente o primeiro episódio da série :///

  2. Nina, mais uma ótima resenha, adorei, eu li o livro antes de acompanhar a série, e amei ambos, o livro mostrou-se bem melhor do que minhas espectativas, e portanto já planejo ler os demais livros, até porque o livro instiga a nossa curiosidade ao máximo…e eu quero descobrir os mistérios dessas amigas que são manipuladas por “A”.
    Quanto a série, me agradou bastante, o Mr. Fitz é bonitinho sim, mas ainda fico com o Paul Wesley e o Ian Somerhalder, de Vampire Diaries… Adorei as escolhas das atrizes, estranhei um pouco a spencer morena no começo, mas depois achei a escolha totalmente acertada.
    Parabéns pela resenha Nina, e já aguardo as próximas…

  3. Bom eu adorei esses livros li todos em uma rapidez mto elevada já que adoro ler, é uma história que te prende estou aciosa pelo 6 livro, é bem diferente do seriado bem msm, mas ambos são mto intrigantes não vejo a hora de chegar ao final.

  4. Sem defeitoss os livros são otimos!!!
    Vale apena conferir!!

  5. please façao uma resenha do goosebumps. grata

  6. Muito boa a resenha, gostei bastante da série, embora ela dê um tanto de medo… hehe Quero ler os livros :)

  7. Eu gosto muito da série mas não li ainda, tenho um pouco de medo de ser muito diferente da série e acabar me decepcionando. Gostaria de pedir uma resenha do livro O Jogo da Morte.

  8. Bruna Fernández

    Oi Gyovanna, eu também tive o mesmo receio quando pensei em ler a série, sabia? Mas todo mundo que lê elogia bastante, então deve ser legal :)
    Obrigada pela sua sugestão, ela está anotada aqui ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*