segunda-feira, 18/11/2019
Últimas do LeS:
Capa » Notícias » Resenha e promoção: “Eu sou o Número Quatro”, de Pittacus Lore

Resenha e promoção: “Eu sou o Número Quatro”, de Pittacus Lore

Livro: Eu sou o Número Quatro
Série: Os Legados de Lorien
Autora: Pittacus Lore
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Resenha por: Patoka
Comprar: Saraiva Submarino Cultura Folha Americanas

O Livro que Originou o Filme.

Eu sou o Número Quatro é o primeiro volume da série Os Legados de Lorien, idealizada por James Frey, autor do polêmico Um milhão de pedacinhos, e escrita em coautoria com Jonie Hughes sob o pseudônimo de Pittacus Lore, o ancião de Lorien a quem foi confiada a história dos Nove.

Esta obra conta que no passado, nove jovens alienígenas fugiram do planeta Lorien, ameaçado pelos Mogadorians, para se esconder na Terra. Uma vez aqui, e na medida em que se tornaram adultos, começaram a desenvolver poderes sobrenaturais. Mas os invasores estão dispostos a pegá-los e isso precisa acontecer na sequência certa, já que eles são reconhecidos por números.

Um, Dois e Três já foram assassinados e agora o número quatro conhecido entre os humanos como John Smith será o próximo alvo. Ele muda-se para Paradise, no estado de Ohio, disfarçado de estudante colegial e lá conhece Sarah Hart, por quem se apaixona e começa a acreditar ser ela um bom motivo para deixar de fugir.

O planeta Lorien foi destruído. Os habitantes foram dizimados, exceto nove crianças e seus Guardiões, que se exilaram na Terra. Mas a raça que devastou aquele planeta os seguiu. Os Nove estão sendo caçados. A guerra deles chegou à Terra, e aqui será decidida.

“Nove de nós vieram para cá. Somos parecidos com vocês. Falamos como vocês. Vivemos entre vocês. Mas não somos vocês. Temos poderes com os quais vocês só podem sonhar. Somos mais fortes e mais rápidos que qualquer coisa que já viram. Somos os super-heróis que vocês idolatram nos filmes, mas somos reais”.

Peço, por favor, que permitam que eu seja repetitiva: adoro ficção científica. E pela primeira vez em alguns meses, um livro com esse tema não me decepcionou. Depois das frustrações com a série Feios e Destino, pude finalmente esquecer das horas lendo um bom livro. Não que as sagas citadas na frase anterior sejam ruins, mas deixaram a desejar e essa mania de escrever ficção para adolescente é complicada. Na maioria das vezes, o livro acaba virando um romancezinho meia-boca e a parte “cientifica” vai para as cucuias.

Mas vamos que que interessa: Eu sou o Número Quatro tem todas as características de uma ficção científica. Um alien, uma guerra interplanetária, muita ação, mistério, suspense e romance.

Os extraterrestres estão entre nós. Vivem como humanos e podem ser seu vizinho. Mas isso não é tudo. Uma outra raça, os Mogadorianos, também habitam a terra e ninguém sabe a aparência que têm.

John Smith, nosso alien-super-homem-gato-fodão fugiu de seu planeta com mais 8 crianças e seus protetores. Vive com Henri, seu guardião em Ohio e tenta se esconder dos habitantes de Mogadore, pois ele é o Número Quatro. Três de sua espécia já foram aniquilados, e eles só podem ser mortos na ordem.

O livro não conta somente a fuga de John. Muitos segredos, até então desconhecidos para John e Henri são aos poucos descobertos. Fatos que envolvem o seu planeta de origem, o porquê deles terem sido atacados, como foram derrotados tão facilmente e a caça pelos outros Lorienos são fatores que contribuem para o ritmo frenético imposto pelo autor, que a cada capítulo arranja um novo motivo para nos deixar vidrados.

Outros dois fatos contribuem para o bom andamento do livro: como trailer e videos do filme já foram soltos incansavelmente na internet desde o começo do ano, conseguimos visualizar muitas das cenas descritas pelo autor, o que facilita bastante. E o fato de o livro ser escrito por um homem dimuniu a probabilidade de você se afogar em um romance chatinho. John, apesar de ter sua primeira namoradinha, não é iludido e nem pegajoso. É engraçado, inteligente, tem tiradas ótimas e mesmo nos momentos mais fofos ele consegue ser prático. As cenas de brigas e lutas também são tão bem escritas que são imaginável até demais.

Com isso tudo, ainda sobra espaço para dicas bem sutis de sustentabilidade e meio-ambiente, já que o planeta dos Mogadorianos era como o nosso e foi distruído pelo aquecimento global, poluição da terra, mares e ar.

O final do livro não possui nenhum gancho para o próximo volume, mas fica óbvio para os leitores (mesmo aqueles que não sabem que trata-se de uma série), que muitas perguntas (e respostas), confrontos e reencontros estão por vir. Confirmo o que disse no começo desse post: não existe a mínima chance de você se decepcionar com esse livro. Foi bastante esperado e veio com tudo!

Não me alongarei nos comentários a respeito do filme (que vimos na pré-estreia). Só aconselho ler o livro antes. O filme inverte a ordem cronológica dos acontecimentos e alguns fatos importantes ficam de fora. Mas não atrapalha em nada no entendimento da história. É impossível para um roteirista incluir tudo de bacana de um livro em duas horas de filme. Precisaríamos de pelo menos duas horas a mais sentados no cinema. Mas resumindo: eu gostei. John é muito mais engraçado na telona e Henri (divo-muso-fodão) é mais sério e direto. Até os Mogadorianos tem seus quinze minutos de fama. Eles estão – finalmente – entre nós (yeah!).

————————————-

Quer ganhar um super kit com livro, camisa, botton, marcador, tatuagem, pingente e ingresso pro filme? O Livros em Série dá para você.

Para concorrer, basta ser seguidor do site no twitter e dar RT na mensagem abaixo até às 23h59min do dia 22 de abril. O resultado será divulgado em nossa timeline no dia seguinte.

Eu vou assistir o filme “Eu sou o Número Quatro” com o kit que o @LivrosEmSerie está sorteando http://kingo.to/yJ8

Serão dois ganhadores. Cada um receberá em sua casa um kit. \o/

Não esqueça das regras:
– Ser seguidor do site no twitter (se o ganhador não for seguidor faremos um novo sorteio)
– Promoção válida somente para moradores do Brasil
– Perfis feitos somente para promoções não serão aceitos.
– Cada um receberá um kit contendo: livro + camisa + botton + tatuagem + pingente + marcador e ingresso.

Sobre Patoka

Fotógrafa especializada em shows, já captou com suas lentes momentos dos shows várias bandas. Essa paixão por música e fotografia a levou a abrir o CFOS. Quase infartou quando suas fotos apareceram na página oficial do Black Label Society e foram descritas como “killer shots”! Já fez produção de palco em festivais musicais e eventos, mas atualmente prefere deixar isso para os profissonais.

21 comentários

  1. Fiquei muito interessada em ver/ler Eu Sou o N° 4.
    Sem falar que o hardcover dele é lindo!!!

    Bye

  2. Eu to gostando muito da historia, não gostei do jeito que o autor faz a narração mas em fim eu Super indico *-*

  3. Eu amei esse livro, a unica coisa que me irritou foi o romance de John e Sarah rs… mas do restante amei demais!!
    Estou super ansiosa para assistir ao filme.
    beijos
    Livros e blablablá

  4. Brian Vinicius

    Não… Patoka você é simplismente d+ . Impressionante como em alguns parágrafos você conseguiu o que a galera do fã clube oficial do livro “não conseguiu” no lançamento do mesmo na saraiva do Botafogo Praia Shopping: AMAR O LIVRO! (Perdoem-me a galera do fã clube).
    Foi legal, teve sorteio e etc… Mas quem não conhecia o livro (EU E UM MONTE DE GENTE) saiu de lá da mesma forma que chegou… sem conhecer o livro!! Os dois jovens representantes do fã clube estavam mais perdidos que cego em tiroteio!

    Você foi clara, direta, sucinta e “CARISMÁTICA”… Sem puxação de saco.
    Parabéns pela sua resenha!

    Beijo

  5. Bom essa é minha primeira vez aqui no Blog participando, eu nunca consegui ganhar nada mais a esperança é a ultima que morre entããooooo … vamos veeer, e o livro é mto interessante e eu estou curiosa para leer e eu quero ser a quinta, IMAGINAAA

    ” Eu sou o numero 5 ”

    HAHAHAHAH *—-* ameei tudoooo, parabéns pela otima resenha

  6. Adorei sua resenha, ela me deixou mais empolgada ainda para ler o livro/ver o filme!
    Agora aqui só é isso que falta, o livro :)
    E o que mais me chamou a atenção no trailer do filme foi a número seis, ela arrasou!
    E com isso já me deixou, novamente, ansiosa pela continuação, sem mesmo ter visto o primeiro *-*

    Bjus.

  7. To louuuuuca pra ler esse livro. Vocês sabem MESMO empolgar uma pessoa. Desde quando a Patoka falou dele no “Let´s talk”, quando não tinha nem lançado ainda, desde essa época eu estou querendo ler, mas achei mt caro e minha cota de dinheiro para livros tá pequena auahuahauhau.
    Vamos tentar ganhar então, né?! =D

    Beijos

  8. Estou bem curiosa para ler esse livro e decidindo se vou ao cinema essa semana assisti-lo….
    E fico aliviada ao ver sua resenha de o livro não ser apenas um romancezinho porque no cinema o que é bom assistir são as cenas de ação ne?
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

  9. To super curioso pra assistir o filme e principalmente ler o livro!
    Li o primeiro capítulo e amei, mas acho que vou conter minha curiosidade, só vou comprar quando tiver a capa original, rs.

  10. Adoreeeeei a promoção!muito generosa, com livro+ingressos+brindes *-*
    tão falando muito no livro e agora no filme tbm! e falam bem!hehe
    beijos

  11. Eu quero muito ler esse livro, a promoção está maravilhosa.

  12. Quero muito esse livro, adorei a promoção *-*

  13. Amei esse livro e não vejo a hora de assistir o filme.

  14. Eu estou alucinada para ganhar este livro, e vou esperar o número QUATRO, mas no sorteio, quero ser o número 1.
    Abraços

    Renata

    http://twitter.com/#!/replithgirassol/status/60897950611668993

  15. Preciso dizer que ameia resenha???
    Tá.. AMEI a resenha! Ouço tantos comentários divergentes sobre este livro que estou mtoo afim de lê-lo logo!!!
    E o filme, em breve assistirei!

  16. Bom essa é minha primeira vez aqui no Blog participando, eu nunca consegui ganhar nada mais a esperança é a ultima que morre , e o livro é muito interessante e eu estou curiosa para leer e eu quero muito ganhar esse livro
    Ha eu quero muito esse livro eu quero…

  17. Rafael Henrique

    Eu to muito ansioso pra ler esse livro, mas ele está muito caro $39,90. E ainda tem a camizata, à pessoas sinto muito, esse premio é meu. Ajunta dinheiro e compra pessoas… Já assisti o filme, achei di mais, melhor que Harry Potter. =D
    Eu sou o número 4 é di mais!!!
    Pessoas, parem de postar no twitter a promoção pra dar mais chance pra mim. ^^ Por favor! (:

  18. Andressa Zardo

    O livro realmente é muito bom, tive vontade de ler assim que li uma resenha no skoob e fiquei sabendo que “o filme” era um livro. A história é realmente fantástico, quero ler *-*

  19. dia 23/04/1011 – 00:28 :
    Estou esperando ansiosamente o resultado da promoção!!!

  20. Você disse que não tinha maneira de ler esse livro e se decepcionar. Mas eu me decepcionei com ele, e muito. Achei que o romance do numero 4 com a Sarah muito sem sal, era muito nada a ver com a proposta do livro e eu esperei mais coisas de alienígenas. Não gostei. Não vou mesmo nem ler o próximo livro, nem que seja em ebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.