16 de maio de 2011
Postado por: Patoka @ Arquivado em: Notícias, Resenhas de Série

Livro: Torpedo
Série: Garotas S.A.
Autor: Lisi Harrison
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 240
Resenha por: Nina
Comprar: Saraiva Cultura Submarino

“Garotas S.A – Torpedo” é um livro divertido e bem-humorado, que mostra um universo cheio de brigas, fofocas e confusões entre as adolescentes de uma escola exclusiva para garotas. O livro apresenta o típico universo adolescente e faz a crônica das novas formas de comunicação destes jovens do século XXI: torpedos, webmessengers, páginas de relacionamento, blogs e fotologs são as marcas desta geração que aprendeu a se relacionar através de identidades virtuais.
No livro, graças a todos os exageros proporcionados pelo dinheiro e a obsessão pelo luxo e pelas grifes, os conflitos, a necessidade de afirmação e as angústias de toda jovem ganham contornos fortes e muitas vezes cômicos. Tudo isso numa linguagem muito ágil e cativante.

Para quem leu Alfas – As melhores entre as melhores, Garotas S.A. vai parecer uma repetição: Garotas, uma escola exclusiva, fofocas, intrigas, mentiras – e tudo para ser popular.

Antes de falar um pouco mais do livro, gostaria de relembrar o aviso que dei na resenha de Alfas: Lisi Harrison é uma autora para público pré-adolescentes. Personagens complexos, dramas, e análises profundas não fazem parte da proposta.

É um livro muito rápido e fácil de ler, os diálogos são rápidos e os acontecimentos também são muito dinâmicos.

O enredo nos apresenta Claire, uma garota que se mudou do interior e mora “de favor” na casa de um amigo de seu pai – que por coincidência, é também a casa da garota mais popular do colégio, Massie. O plot da história é Claire tentando se adaptar à sua nova realidade, enquanto Massie se empenha em fazer da vida dela um inferno total.

Há muitas comparações entre as séries da Lisi e as séries da Cecily von Ziegesar, e eu acredito que sejam válidas, pois as temáticas são bastante próximas, porém a forma na qual as autoras se expressam no papel deixam claramente a diferença de público ao qual querem atingir, sendo o publico da Lisi mais infantil e da Cecily, mais juvenil.

O principal defeito que eu posso apontar desse livro não é relativo à tradução, enredo (que é válido, tem público), ou editoração (que aliás, é excelente). É um problema da autora! Lisi Harrison corta nosso barato exatamente quando a história começa a ter alguma coisa de interessante, aí quando você gosta do ritmo, acabou.

Eu sinceramente não sei apontar se a Nova Fronteira vai ou não investir na publicação dos outros livros da série, que são aclamados internacionalmente e já renderam um filme, mas acredito que, com o foco nesse público mais específico, há sim grandes chances que seja uma série popular com o público infantil.




8 comentários



1. Ingrid Siqueira
16-5-2011 - 20:45:19

Já li e gostei. Mas concordo com a resenha, quando o livro está ficando bom, puf, vem a autora e acaba com tudo.


2. Silvania
19-5-2011 - 16:09:50

Confesso que comecei a lê- lo mas desisti pois o achei bem infantil…


3. esther
14-6-2012 - 16:52:04

acho o livro super legal, e o filme é ainda melhor! vale a pena ver.. pena que nao tem uma ocntinuação. A autora é muito boa e escreve muito bem. Não acho que o livro tem defeitos, mas bem que poderia ter uma coleção para nos tornarmos fãs.. hehhe’


4. Choraaaaa Paixãaao.
25-12-2012 - 22:43:23

AMOOOOOOOOOO ESSE LIVRO.


5. Xera Dedo
25-12-2012 - 22:44:26

Garotas S.A. é show, Pretty Little Liars tbm.


6. susu
1-10-2013 - 14:29:33

ameii esse livroo e mtoo bom


7. Ana
3-11-2013 - 12:45:16

Ester eu quero dizer que tem uma coleção sim, são uns 20 livros


8. Mellany
1-3-2014 - 19:41:02

Queria muito a continuação, são 16 livros, e aqui eles só publicaram 1, só UM…


Deixe um comentário

Os campos marcados com * são obrigatórios.





Comentário *