quinta-feira, 19/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Notícias » Resenha e promoção: “Anna e o beijo francês”, de Stephanie Perkins

Resenha e promoção: “Anna e o beijo francês”, de Stephanie Perkins

Livro: Anna e o Beijo Francês
Série: Anna, Lola e Isla
Autora: Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
Páginas: 286
Resenha por: Lais Baptista
Comprar: Saraiva E-Book Cultura Submarino

Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto – que tem namorada.Ele e Anna a se tornam amigos mais próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer?

Anna e o Beijo Francês é um YA romântico sem ter medo de ser o que é. É simples, bonito e arrisco dizer fofinho. Anna, a protagonista, é uma menina prestes a entrar no seu último ano de ensino médio e não gostou nem um pouco da decisão do pai de colocá-la num colégio inteiro em Paris (o que me parece pouco verossímil, que garota não gostaria de ir estudar em Paris?!) e lá ela conhece um carinha, faz novos amigos e a vida dela muda bastante.

A princípio, a história é bem clichê, eu mesma fiquei feliz de não saber muito da história (só ter a recomendação de um dos meus autores preferidos pelo twitter) ao começar a ler. Mas a escritora consegue levar o livro de um jeito bem legal. Se você tiver tempo, é aquele livro que você lê de uma vez só. Não é um livro cansativo e rapidinho você está envolvido no mundinho de Anna, St. Clair, Mer, Josh e Rashimi.
Aliás, eu gostei de todos os personagens. Todos os integrantes do grupinho que Anna estabelece têm suas personalidades logo estabelecidas e mostradas para nós. É como se nós os conhecêssemos junto com ela. E nenhum deles é a pessoa mais perfeita do mundo, ainda bem! Todos são adolescentes normais, um é mais tímido, outro gosta de desenhar, tem quem seja romântico, etc. E a camaradagem entre os dois meninos do grupo é o que eu via nos meus amigos quando tinha essa idade. Gostei muito disso, porque normalmente em livros mais voltados para o público feminino a gente vê os meninos retratados sempre com estereótipos e em Anna e o Beijo Francês eles são… meninos.

A transição de Anna durante o livro chega a ser engraçada. Como eu sou bem diferente dela, eu quase não entendi como ela conseguiu ficar tanto tempo no quarto quando ela estava EM PARIS! Mas ainda bem que os amigos (principalmente o St. Clair) dela concordaram comigo e tiraram ela de dentro do alojamento, o que rendeu alguns momentos muito bonitos. Dá vontade de passear por Paris lendo o livro, indo nos pontos e cinemas mencionados.

E bem, o romance com St. Clair. Por mais que eu tenha achado ele muito bonito e estruturado. E tenha amado a postura da Anna durante todo o tempo, de respeitar o espaço, o fato de que ele tinha namorada, a história com a mãe dele e perceber que ele não precisava de mais problemas e preocupações e ter achado que tudo se desenrolou muito naturalmente e na hora certa, no fundo eu não consigo gostar de como foi construído. Não pela parte da Anna, veja bem, mas por conta do St. Clair. Eu não consigo aprovar uma pessoa que se apaixona por outra estando namorando. E pior ainda, ficar namorando alguém por quem não está apaixonado enquanto gosta de outra pessoa. Por mais que ele seja só um menino de 18 anos, eu acho essa atitude horrenda e precisei colocar isso de lado para poder gostar do fato da Anna querer ficar com ele.

Mas essa história principal que é meio bittersweet (cadê o termo perfeito em português?) não atrapalha as histórias secundárias que falam um pouco do mundo adolescente como ele é cruel. Fofocas, ser trocado/abandonado pelos amigos, a dificuldade de se manter uma amizade à distância, faculdade, aulas, relacionamento com os pais, tudo isso é de certa forma abordado e eu pessoalmente gostei de como é abordado. Não é um livro que quer revolucionar, mas faz ver algumas atitudes de forma diferente, com certeza.
Um dos pontos negativos do livro é a diagramação. Não sei se isso já é do original ou se foi da editora brasileira, mas não tem um padrão definido de como começam as falas. Tem momentos que começam com travessão e tem momentos que estão meio que misturadas com os pensamentos no parágrafo. Tem certas partes que fica um pouco confuso.

A trajetória de Anna por Paris ao longo do ano escolar é uma história de amadurecimento e de auto-conhecimento. É impossível não querer tomar um chocolat chaud ou um café e passear pelas ruas da cidade com amigos depois de ler Anna e o Beijo Francês. E é claro, ficar esperando por um beijo também não deve ser algo tão incomum…

——————————————–

Quer ganhar um superkit com exemplar de Anna e o beijo francês e batom? Para concorrer é muito fácil: Basta ser seguidor do site e da editora Novo Conceito no twitter e dar RT na mensagem abaixo até às 23h59min do dia 17 de junho. O resultado será divulgado na nossa timeline no dia seguinte.

RT Eu quero o livro “Anna e o beijo francês” que o @LivrosEmSerie e a @Novo_Conceito estão sorteando http://kingo.to/F3C

Não esqueça das regras:
– Ser seguidor do site e da editora no twitter (se o ganhador não for seguidor faremos um novo sorteio)
– Promoção válida somente para moradores do Brasil
– Perfis feitos somente para promoções não serão aceitos.
– O ganhador receberá um kit contendo: 1 exemplar do livro “Anna e o beijo francês” + batom Natura.

Boa sorte!

Sobre Patoka

Fotógrafa especializada em shows, já captou com suas lentes momentos dos shows várias bandas. Essa paixão por música e fotografia a levou a abrir o CFOS. Quase infartou quando suas fotos apareceram na página oficial do Black Label Society e foram descritas como “killer shots”! Já fez produção de palco em festivais musicais e eventos, mas atualmente prefere deixar isso para os profissonais.

10 comentários

  1. Nizete Ribeiro

    Gostaria de ganhar, se Deus quiser!!!!

  2. Eu estava louca por esse livro desde muito antes da Novo Conceito anunciar o lançamento dele aqui. Apaixonei-me de cara pela capa e pela sinopse. Só tenho visto resenhas positivas sobre esse livro e a maioria reclama da mesma coisa, a digramação. Não é o primeiro livro da NC que tem esse problema com falas, então eu acho que é da editora, sei lá… rs
    Participando da promoção *-*
    beeijo ;*

  3. Li e super aconselho.
    Achei uma delícia de ler.
    Fiquei com pena quando acabou.
    Sabe essas histórias que deixam o nosso coração quentinho?
    Pois é. Impossível não se apaixonar por Étienne.

  4. Já dei meu RT no twitter….
    Quero muitooo…

    Add no msn meninas tatiyane_regiane@hotmail.com

    Bjuu

  5. Diene Barros

    participando e torcendo o/
    bjs
    @Diene_o_Barros

  6. Pode dar RT mais de uma vez, né? (porque eu já retuitei umas 4 vezes…)

  7. Estou muito afim de ler esse livro..!
    adoro romances.!!!

    boa sorte à todos.

    @TaataaXD

  8. Esse livro parece ser tudo de bom, quero muito ler.

  9. Gostei muito desse romance e recomendo para quem ainda não leu e um ótimo livro

  10. O sorteado foi: @vanessahellmann.
    Link do sorteio: http://sorteie.me/1P7j33

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*