16 de June de 2011
Postado por: Bruna Fernández @ Arquivado em: Notícias, Resenhas

Livro: Anjo da Morte
Série: Os Karas
Autor(a): Pedro Bandeira
Páginas: 193
Editora: Moderna
Resenha por: Bruna
Comprar: Saraiva Submarino E-book

Os Karas lutam contra o renascimento do nazismo.

Os Karas, os cinco adolescentes de A Droga da Obediência, envolvem-se na investigação do assassinato de um grande ator de teatro. Mal sabiam eles que teriam de enfrentar o Anjo da Morte, ex-oficial nazista culpado do massacre de milhares de pessoas em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

Mais uma vez entram em cena os cinco adolescentes mais aventureiros da literatura brasileira. Acompanhados, como sempre, do carismático detetive Andrade, um tipo de segundo pai para eles, os Karas saem à caça do assassino de Soloman Friedman – professor de teatro de Calu – que foi assassinado minutos antes da estréia de sua peça.

Conforme a proposta dos cinco livros dessa coleção, cada um destaca um poucos mais um dos Karas e, nesse volume, a estrela da vez é Calu. O jovem ator pede ajuda dos Karas para descobrir quem poderia ser capaz de executar o seu mentor e se lembra de que Solomon o contou várias histórias sobre seu passado, em especial uma sobre a Segunda Guerra Mundial, quando estava preso no campo de concentração de Sóbibor com os colegas Ferenc Gábor e Daví Segal.

Depois de abordar o uso de drogas e a máfia, nesse terceiro volume Pedro não alivia o assunto que permeia o enredo. Tendo o Holocausto como pano de fundo da sua obra, parece difícil de acreditar que “O Anjo da Morte” seja considerado um livro infanto-juvenil, porém, Pedro Bandeira é conhecido por abordar temas mais “pesados”. Temas dos quais o próprio autor afirma serem assuntos que devem ser analisados e discutidos pelos jovens. Na leitura desse volume dos Karas, o leitor é levado a refletir e chegar à triste conclusão de que quem pensa que o nazismo é coisa do passado está cometendo um grande erro. Apesar de não ter as mesmas proporções e força que teve durante a Segunda Guerra, principalmente na Europa, é um movimento que ainda vive e no qual milhares de pessoas acreditam piamente, conhecido como neonazismo.

Com os personagens de sempre, apenas um pouco mais velhos e mais maduros, é difícil não dar o destaque para Chumbinho. Sempre que o mais jovens dos Karas entra em cena é uma promessa de boas risadas. Com seu jeitinho irreverente e inesperado, até mesmo os personagens se divertem e se emocionam com ele.

Pedro Bandeira é de longe um dos meus autores nacionais preferidos, desde que eu era pequena. É incrível a capacidade que ele tem de abordar um assunto histórico sob uma nova ótica, e o melhor de tudo, torná-lo interessante para o leitor – principalmente o jovem leitor. Permeando seu enredo com dados verídicos ele deixa a sua própria ficção com um feeling de realidade e mantém a qualidade dos livros anteriores, informando e entretendo, sem transformar o ato da leitura em algo massante e cansativo. Aventura, romance, comédia, suspense… os livros de Pedro têm de tudo um pouco. Talvez por isso suas histórias atingam todos os sexos e idades.

Uma ótima indicação para os jovens que gostam de ler e um ótimo incentivo para os jovens que não são muito chegados em leitura, principalmente os meninos.

Leia as resenhas de outros títulos da série Karas:
01) “A Droga da Obediência” (leia a resenha aqui)
02) “Pântano de Sangue” (leia a resenha aqui)


Formada em Letras, trabalha como Revisora e Tradutora em uma agência publicitária e preenche suas horas vagas assistindo a seriados, filmes e partidas de futebol e vôlei, além de ouvir música, ir a shows e, claro, ler. Não curte chick-lits e prefere os thrillers, policiais, ya e fantasia. Nunca sai de casa sem guarda-chuva e um livro na bolsa, afinal nunca se sabe quando irá chover ou surgir uma fila/trânsito em São Paulo.




14 comentários



1. Isabela
16-6-2011 - 18:38:08

Gente… Os Karas!!!
Eu tenho 27 anos e desde meus 11, 12 anos eu lia as histórias dos Karas.
Bom saber q as boas histórias continuam fazendo sucesso! =D


2. Nat
16-6-2011 - 18:38:37

Te falar que nunca gostei dessa série.

Amo o site, parabéns!


3. Yolanda
16-6-2011 - 20:09:23

Deu vontade de ler *-*


4. Miúcha
17-6-2011 - 11:21:14

Nossa, eu era viciada nessa série quando criança!!! Boa demais! Acho q leria hj tudo de novo.


17-6-2011 - 17:49:31

Miúcha eu reli os livros da série para poder fazer as resenhas e não me arrependi não! A leitura foi tão legal quanto da primeira vez!

Yolanda, leia sim! Os livros são ótimos e mesmo sendo mais antigos continuam super atuais. E ainda tem o lado positivo dos livros não serem caros e se você não liga, acha eles por uma pechincha em sebos ;)


6. Bianca Lisboa
19-6-2011 - 17:29:39

A série Os Karas é incrivel, ja li e reli os livros diversas vezs, tenho inclusive 2 deles qutografados pelo autor *_________*
As hitorias tem um ritmo muito gostoso, tem dados bem interessantes, estimula o raciocinio lógico, fora a curiosidade, bom de mais
Super indicado pra incentivar a leitura independente da idade
Outra interessante é a série Turma Dos Tigres.


7. Dassinha
24-11-2011 - 19:45:15

Achei que o resumo do livro poderia ser um pouco mais detalhado, sendo assim despertaria mais a leitura, mas meus parabéns pelo site.
Recomendo o livro é excelente, todos que puderem ler leiam, é um livro que vc sente prazer em ler e consegue completamente participar da história como se fosse um dos Karas.


29-3-2012 - 17:44:16

gostei do resumo mais da pra falar quem matou o professor de calu


29-3-2012 - 17:45:12

obrigada ..s2


10. mercedes
15-5-2012 - 19:14:45

adorei o livro anjo da morte .


11. Joao Paulo
6-7-2012 - 14:20:51

O 4º melhor livro, para mim. Acho que pecou no flashback no meio do livro (acho que ficaria melhor no início). Enfim, adorei. E Os Karas vacilaram. No momento que Solomon disse que havia dois Ferenc Gábor vivos já dava para desconfiar. Chumbinho e Calu foram ápices, né?!


12. Nayara
21-11-2012 - 20:24:58

Nossa que maravilhoso todos os livros a droga da obediencia,Pantano de sangue anjoos da morte,a droga da americacana se não fosse minha atual professora Carolina eu não teria conhecido toodos esse maravilhosos livroos


13. Ana Beatriz
3-7-2013 - 21:09:58

Tenho 13 anos , e nunca tinha lido uma serie inteira , gostei dms , recomendo , não sou mt chegada á livros mais quando li o primeiro livro , me senti em outro mundo , um mundo repleto de imaginações . Muito bom , curto , comento e compartilho (:


14. Kleybson
23-7-2014 - 01:32:58

Caramba quero ler as primeiras aventuras dos karas pois só li a droga do amor mais eu vou caçar esses livros em todas as livrarias que eu conseguir e a propociso sobre o livro dele que foi tirado de circulação eu concegui achar ele na minha antiga escola no ano passado e li a metade mais ache legal demais. Bjs e sucesso a Bruna. ;)


Deixe um comentário

Os campos marcados com * são obrigatórios.





Comentário *