terça-feira, 17/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Notícias » Resenha: “Como se livrar de um vampiro apaixonado”, de Beth Fantaskey

Resenha: “Como se livrar de um vampiro apaixonado”, de Beth Fantaskey

Livro: Como se livrar de um vampiro apaixonado
Série: Como se livrar de um vampiro apaixonado
Autora: Beth Fantaskey
Editora: Sextante / Arqueiro
Páginas: 304
Resenha por: Patoka
Comprar: Saraiva Cultura Submarino

Jessica Packwood levava uma vida tranquila no interior da Pensilvânia e esperava ansiosamente pelo início do último ano escolar. Seus planos eram se formar e conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade, ganhar a olimpíada de matemática e namorar seu colega Jake Zinn.

Mas aí um novo aluno esquisitão (e muito gato) chamado Lucius Vladescu aparece do nada, dizendo que Jessica pertence à realeza vampírica e lhe foi prometida em casamento para selar a união entre os clãs mais poderosos dos vampiros. E de repente Jessica percebe que sua vida está prestes a virar de pernas para o ar.

Para completar, Lucius fica hospedado na casa dela e faz de tudo para conquistá-la e atrapalhar seu flerte com Jake. Com a desculpa de que está fazendo intercâmbio, ele gruda em Jessica na escola e humilha todos os outros alunos da aula de literatura. O romeno esnobe e perfeitinho tira a garota do sério, mas logo começa a se encantar pelo estilo de vida local e arever seus conceitos.

Jessica, por sua vez, vivencia uma importante autodescoberta e sofre uma transformação física e psicológica, fazendo as pazes com o seu passado e chegando a uma encruzilhada: ela deve ignorar o pacto de casamento e tocar sua vida simples ao lado da família e do namoradinho do colégio ou se abrir para uma experiência surreal e se unir a Lucius por toda a eternidade?

Em seu livro de estreia, Beth Fantaskey mesclou humor, fantasia, romance e terror para criar uma história surpreendente. Repleto de tiradas sarcásticas, diálogos divertidos e personagens complexos, Como se livrar de um vampiro apaixonado apresenta uma nova forma de enxergar os mortos-vivos mais atraentes da literatura mundial.

Fazia tempo que eu não virava a madrugada lendo um livro, principalmente sobre vampiros. Entenda que dentre os seres sobrenaturais, eles são os que mais me chama a atenção. Não serei hipócrita ao ponto de dizer que vampiro tem que ser mau etc, porque verdade seja dita: se o livro for bem escrito, pouco importa se o cara é praticamente um escoteiro ou um assassino em série. Como se livrar de um vampiro apaixonado trouxe de volta essa coisa de só sossegar quando virar a última página.

Se alguém pedir para resumir o livro, é bem provável que digam: “Uma menina normal descobre que o cara misterioso e gato da escola é um vampiro e que está apaixonado por ela”. Teve a impressão que já leu isso antes em algum lugar? Pois é. A fórmula hoje em dia para tudo quanto é livro adolescente é a mesma, mas o que faz um livro ser esquecível ou não é como o autor mantém o ritmo e se de alguma forma surpreende o leitor. E Beth Fantaskey faz as duas coisas muito bem.

Jessica é uma princesa romena vampira. Mas ela não sabe disso. Foi mandada para os Estados Unidos quando bebê e foi criada como uma cidadã americana normal. Até que um dia, Lucius, seu noivo, para qual foi prometida quando nasceu, aparece de mala e cuia, literalmente, na porta de sua casa, pedindo-a em casamento. E aí é que começa toda a diferença da história.

Jess não se convence. Acha que os pais vegetarianos são mais loucos do que ela imaginava e um absurdo essa coisa de beber sangue. Só pode ser por causa dessa seita maluca que eles se enfiaram quando novos e agora um cara mais pirado ainda bate na porta dela se achando um vampiro. Não dá para descrever os acontecimentos seguintes sem abafar uma risadinha. A protagonista passa os dias oscilando entre a admiração pelos modos sempre corretos que começa a nutrir pelo hóspede, a cisma dele em provar que é um morto-vivo e a queda que tem pelo vizinho gato. O único momento em que ela finalmente vê as presas de Lucius ela acha que está delirando e imaginando coisas. Isso sem falar no desprezo que a protagonista tem pelo sobrenatural. Afinal, qual a graça de ser um vampiro, já que não se pode transformar em morcego, não dorme em caixões, pode ser morto e anda livremente no sol? Lógico que nesse meio tempo eles se apaixonam loucamente, mas não admitem. Então o livro todo basicamente é sobre esse vai-e-vém amoroso. Uma hora Jess está quase cedendo e aí Lucius vai e estraga tudo. Na outra ele está lá, pronto para dizer tudo à ela, e ela faz uma bagunça daquelas.

Mas tudo sem tédio ou mesmice. O ritmo é constante, o livro não cai em nenhum momento no marasmo e as passagens onde Lucius se mostra aberto à cultura americana, tentando se adaptar, são hilárias. Aliás, Beth se mostrou genial ao incluir entre os capítulos uma narrativa de Lucius dos acontecimentos através de cartas escritas ao seu tio na Romênia. São cheias de humor e as vezes um pouco hostís, mas totalmente sagazes. Ri sozinha diversas vezes em casa em passagens como as quais ele narrava a diversificação de peças jeans (intermináveis, segundo ele) e a birra pela lentilha – é tudo culpa das lentilhas!

E ainda sobra a surpresa do final. O caminho mais óbvio para um desfecho é justamente o que a autora não toma. Graças a Deus o livro virou uma trilogia. É impossível acabar o volume e não sair em busca de informação, qualquer uma, sobre o que acontecerá na morte-vida dos protagonistas.

Sobre Patoka

Fotógrafa especializada em shows, já captou com suas lentes momentos dos shows várias bandas. Essa paixão por música e fotografia a levou a abrir o CFOS. Quase infartou quando suas fotos apareceram na página oficial do Black Label Society e foram descritas como “killer shots”! Já fez produção de palco em festivais musicais e eventos, mas atualmente prefere deixar isso para os profissonais.

24 comentários

  1. Nossa sinceramente da forma que você escreveu eu fiquei com vontade de ler esse livro! Eu também amo vampiros! Mas, estou esgotada com a forma que os livros sobre eles estão sendo escritos! Mas, você me fez querer ler esse! E eu vou comprar de qualquer jeito!!!*O*

  2. Rê Pinheiro

    Faz tempo que eu quero ler esse livro!
    A capa é linda e ele parece ser ótimo!
    Adorei a resenha!
    me deixou com mais vontade de ler ele!
    *–*

    Bjs,Rê Pinheiro

  3. eu ja li esse livro é muito bom,com, ela descreveu

  4. Esse livro me deu a impressão de ser engraçado. Pelo título já se imagina que ele seja diferente dos outros…

  5. Bárbara Messa

    Também já li e é dessa forma mesmo… as cartas que Lucius escreve são hilárias é um livro maravilhoso que passa tão rápido vc nem sente…
    Eu indico!

  6. Eu já estava curiosa por causa do título, mas depois dessa resenha…A vontade de lê-lo ficou maior ainda!

  7. Quando eu li o título do livro fiquei: “Ah, deve ser mais uma historinha boba de vampiros”
    Mas quando decidi comprar (porque era o livro com a sinopse que mais me agradava naquela livraria e queria ver se a história era realmente o que eu julgava ser) eu descobri que só não gostei do título.
    É muito bom!! Quero que saia logo a continuação! Supera todas as expectativas, porque sai daquela coisa: “Oh, você é um vampiro! Como eu gosto de você! Como você é diferente como eu! E não me importo nenhum pouco se você tem presas ou se bebe sangue!”
    Comentário grande, só para dizer que é realmente bom.

  8. WOW, a resenha só me deu mais vontade de ler o livro… Ele está na minha estante só esperando ser lido, mas vai demorar um pouco. Porém eu já sei que o livro é bom, então… vou ficar na expectativa de ler,
    gostei muito da resenha ;)

  9. Nossa este livro está na estante faz um tempinho,mas sempre passo um na frente dele.Agora vou ler,a resenha me intrigou rs.

  10. Quando vi esse livro pela 1° vez na Internet me interessei logo de cara pelo título e pela capa (linda *–*) e fui logo pesquisar mais à respeito dele.
    Não gosto muito das histórias de vampiros de hoje em dia, mas essa me surpeendeu; foi um dos livros que li mais rápido esse ano xD
    Super recomendo e aguardo ansiosamente pela continuação *–*

  11. A resenha é ótima, mas não aguento mais estória de vampiros, ainda mais com a mesma fórmula -.-
    E claro que também esse é mais um livro para meninas…
    Está entre os últimos livros dos vampiros, dos últimos livros pra eu ler (:
    Bjos :P

  12. Jéssica Rodrigues

    Eu estou louca para ler esse livro . Adorei a resenha ,Parabéns!

  13. Olá galera do livros em série , eu li esse livro acreditem se quiser em 3 dias . Ele me prendeu totalmente não descancei enquanto não virei a ultima página realmente muito bom . Recomendo e LUcius é a minha nova paixonite literaria adorei o jeito metido mais muito educado dele kkkkkk

  14. Adoooro o quão cética quanto toda a situação um-vampiro-está-apaixonado-por-mim a Jess é.Tentei ler o conto que autora disponibilizou no site,mas achei muito esquisitinho.Nem sabia que era trilogia.

  15. sou louca por livros de vampiro, mas já cansei! Gostei do título, mas também não tinha me dado vontade de ler. Como eu cansei de ler e chorar com os livros, acho que vou comprar esse e vê se dou um pouco de risada.

  16. Realmente, o jeito que você resumiu deu muuuuita vontade de ler! Vou esperar sair o segundo antes de começar, pq se o livro for bom mesmo, vou morrer de ansiedade. Gostaria de saber quando é que sai o próximo volume. Obrigada!! =D

  17. Oi Dina,
    Que bom que vc gostou da resneha.

    Ainda não temos informação sobre a continuação, mas assim que soubermos avisaremos asap.

    Abs

  18. Nossa, eu comecei o livro ontem a noite e só fui dormir lá para as 3 da manhã! realmente, fazia tempo que um livro não me deixava dormi, mas esse… Sem comentários. Quando terminei ainda fui procurar saber se tinha continuação!!
    Sua resenha do linho retrata perfeitamente bem tudo! Conseguiu dizer tudo que esse livro tem para mostrar de tão bom e diferente. De verdade, acho que quem ler sua resenha se sentirá na obrigação de ler esse livro.
    Queria saber também o titulo e informações de lançamento para os próximos volumes da serie… Estou curiossisima para ler logo e saber mais sobre Lucius e Antanasia…! Não resisto aos dois e já estou necessitando de mais daqueles dois!!!
    Beijos, parabéns pela incrível e encantadora resenha.
    Você realmente retratou este livro perfeitamente bem!

  19. amei o livro muito legal

  20. Gostei da resenha, me fez querer ler o livro. Apesar que estou enfadada desse tema vampirico e amor juvenil. Ugh

  21. Eu li o livro em dois dias e pelo nome vc não acha o livro muito interessante . Mas não me arrependo de ter comprado o livro,O livro da uma reviravolta fantástica e vc fica doidinha para saber o final dos dois. é um livo ótimo… Eu espero a continuação ….

  22. Meu Deus, garota eu li o livro é você o descreveu de certa forma que me vi lendo o livro e explicando, você faz qualquer um que ler seu texto, se apaixonar automaticamente pelo livro!

  23. só pelas resenha vou ficar maluca e muito bom estol louquinha para comprar e ler e bom de mais

  24. O livro é ótimo e acreditem eu li em 2 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*