quinta-feira, 12/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Notícias » Resenha: “Diários do vampiro – O retorno: Anoitecer”, de LJ Smith

Resenha: “Diários do vampiro – O retorno: Anoitecer”, de LJ Smith

Livro: Anoitecer
Série: Diários do vampiro
Autor: L.J. Smith
Editora: Galera Record
Páginas: 444
Resenhado por: Patoka
Comprar: Saraiva Cultura Submarino E-book

Elena Gilbert vive. Quando se sacrificou para salvar Stefan e Damon Salvatore – ambos vampiros e apaixonados por ela -, a princesa de Fell´s Church foi confinada a um destino que estava além da morte. Até que uma força sobrenatural trouxe Elena para o mundo dos vivos… mais uma vez.

Mas agora Elena não é apenas humana. Ela absorveu novos poderes e dons enquanto estava do Outro Lado. Além disso, seu sangue possui uma força única e arrebatadora que deixa Elena irresistível para qualquer vampiro; a vida que agora pulsa em suas veias é como um farol para as mais perigosas e bizarras criaturas sobrenaturais.

Escondida na casa de Stefan, Elena precisa reaprender… tudo. Como um bebê que precisa de cuidados, Elena precisa do seu amado como nunca. E ele está ao seu lado, cuidando para que ela fique em segurança e na esperança de que em breve eles possam, finalmente, ter uma vida juntos.

Damon, por outro lado, se vê movido por um desejo de Poder irrefreável, e quer Elena ao seu lado num reinado de sombras. Provar o novo sangue da namorada do irmão se torna uma necessidade, uma obsessão. Tamanha força poderia conferir novas dimensões ao seu Poder… E quando Stefan é ludibriado a sair da cidade em busca de uma cura impossível, Damon encontra a chance de mostrar a Elena que é com ele que ela deve ficar.

Mas uma escuridão toma aos poucos a cidade. Meninas possuídas têm surtos incontroláveis de desejo, árvores parecem ganhar vida guiadas por um mal sedutor, que não hesita em estender suas garras para Meredith, Bonnie e Matt. E Damon, um eterno caçador, transforma-se em caça nas mãos desta criatura maligna que consegue dominá-lo mesmo contra sua vontade, e que deseja não apenas o sangue de Elena, mas sua morte.

Antes de resenhar o livro preciso dizer que tive que passar por um momento “adaptação” antes de lê-lo. Entenda que migrar da série de tv para o livro, mesmo que você já tenha lido os anteriores é bem complicado.

A segunda temporada da série acabou justamente quando comecei a ler Anoitecer. Então na minha cabeça Elena era morena, Stefan, apesar de não ser meu preferido era bem “machinho” e decidido, Caroline era fofa e Damon .. bom .. era o Damon. Tive que pegar o livro anterior, Reunião sombria, e ler o finalzinho para pelo menos entender o que havia acontecido.

Bom, interada na história e adaptada aos personagens, fui me dedicar à leitura de Anoitecer. A narrativa começa com Elena novamente humana, porém dotada de Poder e totalmente inocente, como uma criança. Essa condição é temporária, e ela vive cercada pelos amigos que a visitam diariamente e por Stefan, que não sai de seu lado.

Coisas estranhas começam a acontecer na cidade: mudança no comportamento de algumas meninas, a presença de um novo Poder sentido por Stefan e Damon e alguns ataque sofridos por moradores perto da floresta de Fell’s Church.

Quando Elena e os amigos resolvem investigar o que está trazendo tantos transtornos para a cidade, inclusive o sumiço de Stefan e o comportamento estranho (mais estranho ainda) de Damon eles decobrem Shinichi e Misao, seres vindos da mitologia japonesa, que adoram pregar peças nas pessoas e fazê-las se comportarem de maneira bastante leviana.

Bom, passei o primeiros capitulos do livro não só estranhando as diferentes caracteristicas dos personagens principais (e a falta de alguns deles) mas também o jeito que L.J. Smith resolveu continuar a série. Elena, apesar de humana, não tem controle sobre a gravidade do corpo e não consegue formar frases inteiras. É até bem irritante pra dizer a verdade. É preciso uma mente bem aberta para passar por esses incidentes iniciais. Dificil saber o que LJ estava pensando ao escrever esse início inusitado. E também não curto muito essa mistura de mitologias e crenças, mas não tenho autoridade para criticar essa parte.

O que sustenta esse início é basicamente Damon. Seu desprezo pelos humanos o deixa extremanente hilário até nas partes em que tenta ser mau. Enquanto todos falam e agem à sua volta, seus pensamentos divagam e você é capaz de entrar em sua mente. LJ Smith narra isso com tanta desenvoltura que ela é capaz de preencher páginas e págnas assim sem ser monótona. Outro tunfo da autora é conseguir expressar perfeitamente os sentimentos e as ações, o que torna cada cena totalmente real e imaginável. Sei que é isso que obviamente esperamos de todos os autores, mas ultimanente tenho pegado tantos livros deficientes nesse aspecto que quando algum atinge esse obejtivo sou quase obrigada a evidenciá-lo.

Do meio até o final a história ganha um bom ritmo, alternando entre situações de perigo e boas ações, com lugar para as tiradas e piadas inteligentes. LJ Smith fecha o livro de maneira correta: terminando um clico e abrindo um novo mistério, o que dá um gás para ansiar pelo próximo volume, Almas Sombrias.

Sobre Patoka

Fotógrafa especializada em shows, já captou com suas lentes momentos dos shows várias bandas. Essa paixão por música e fotografia a levou a abrir o CFOS. Quase infartou quando suas fotos apareceram na página oficial do Black Label Society e foram descritas como “killer shots”! Já fez produção de palco em festivais musicais e eventos, mas atualmente prefere deixar isso para os profissonais.

20 comentários

  1. Oi, Patoka e equipe!! Passo sempre aqui, mas dificil comentar!!!

    Juro que achei que vc não ia gostar do livro assim como eu!!! eheheheh

    eu simplesmente detestei!!!!!! muito confuso e sem pé nem cabeça… imagino que essa mistura de mitologias e crenças que vc falou que devem ter estragado td msm…, mas desisti da série só por causa desse último! hehehe

    abraços,

    Dani

  2. Aah, você clareou mnha vida agora. Tinha me perdido totalmente nessa série, não sabia em qual livro tinha parado e coisa e tal. E foi Anoitecer! Abandonei de frustração com Elena. Como você disse, o início é irritante demais, diluiu toda a minha paixão pela série. Eu tentaria reler até, coisa que dificilmente faço, se soubesse se há um futuro legal entre Damon e Elena, mas depois daquela história da demissão da L.J. Smith… :/ Com certeza você tem razão quanto ao Damon sustentar a história, assisto o seriado basicamente por isso… Enfim, dá uma curiosidade big de ler por culpa da sua resenha agora poaskpoas
    Beijos.

  3. Ahh eu tbm nãi gostei muito desse livro não!
    eu simplesmente adoro os quatro livros inicias, não sou fã da serie e não assisto

    Eu achei o livro muiito cansativo, muito mesmo,ah unica coisa que salva são as partes comicas do Damon, e a das meninas possuidas que dá um pouco de emoção, tbma cahei que o Stefan fez muita falata do decorrer do livro.
    Beijo ;*

  4. Confesso que abandonei este livro. É muito chato e não consegui terminar. Ainda quero voltar a ler e terminá-lo, mas como surgiram livros mais interessantes tenho adiado.
    Sou fã da série e dos livros, apesar de serem bem diferentes. Mas eu achei muita “viagem” este livro! hahahahaha Quero ler o Diários de Stefan, que parece ser bem mais interessante.

    Beijos!!

  5. ah, eu também comecei a ler o livro no fim da segunda temporada e toda hora me perguntava pela Elena determinada e teimosa da série. Tive que reler o final também para poder me situar!
    Eu também não gostei muito desse livro. Foi cansativo e, como a Patoka disse, tinha que ter muita mente aberta para lê-lo. Mas não só no começo, mas também em outras partes dele. Naquela parte da casa do Shinichi – ou seja lá o que for aquilo – eu tive que ler três vezes para entender e até agora não entendi muito bem. Aquela outra parte, ainda no “mundo” do Shinichi, quando Damon e Elena estendem a mão e voltam com um copo, foi meio a série Os Imortais, em que Ever e Damen conseguem materializar coisas ._.
    Espero que Almas Sombrias seja melhor!

  6. Eu estou lendo Almas sombrias e por enquanto está cansativo, sinceramente a série de livros já deu o q tinha q dar no 4° livro, por mim a escritora devia ter se aposentado no 4° livro, o anoitecer é uma merda e qem qer ler desista, n vale ap pena gastar dinheiro começando em mais uma coleção

  7. oláá … tem os quatro livros
    agora quero os outros mas nao sei onde compro os que faltam
    tem algum site que possam me recomendar?
    pq sempre que acho aparece os 4 que tenho tbm ><

  8. Olá…eu viciei em leitura de sagas vampirescas….rsrs
    Quando comecei a ler Diários do Vampiro eu não havia assistido a série, porém quando eu terminei o 4° livro, me deu uma certa curiosidade de assisti-la, no meu caso foi o inverso, tive uma dificuldade para identificar os personagens, pois na minha cabeça já havia uma descrição de cada um conforme o livro, talvés tenha sido mais fácil eu entender a cont. (O retorno..rsrs) pois eu apenas li os livros e assisti apenas um episódio da série. Agora estou na metade de Almas Sombrias…por enquanto a atração de Elena e Damon estão me predendo a leitura…

  9. Olha..até que gostei, os personagens saõ lindos coisa e tal, mas é um pouco confuso, mas depois dessa resenha, to entendendo tudo , e vou continuar vendo essa saga!

  10. me arrependi de ter gastado 29,99 nesse livro.
    e ainda comprei a versao falsificada sem querer.

  11. Depois que li os 4 primeiros livros estava anciosa pela continuação,ai fui e comprei Anoitecer e veio a decepção. Achei muito confuso,sem pé nem cabeça e pra mim,Elena é um porre. Nos livros,eu nunca entendi muito bem a fixação de Damon com Elena,mas enfim né… Esperava mais.

  12. Eu adoro muito a série diarios de um vampiro e sem falar que eu adoro tudo que é sobre vampiros filmes,séries e muito mais e não vejo a hors de comesar a 2 temporada e a 3 temporada. EU ADOR MUITO,MUITO A SÉRIE!!!

  13. ADORO MUITO A SÉRIE E NOSSA OS ATORES SÃO MUITO LINDOS,BONITOS E MARAVILHOSOS MUITO QUE AS OUTRAS SÉRIES .É MUITO LEGAL OS VAMPIROS E O DAMON É SUPER LINDO!!!

  14. ADOREI A SERIE DIARIO DE UM VAMPIRO MAIS A 3 TEMPORADA NÃO GOSTEI .ACHO O DAMON LINDO MAIS O STEFAN É MUITO MAIS CHARMOSO E AMA A ELENA E Ñ MERECIA QUE O IRMÃO SE APAIXONASSE PELA SUA NAMORADA O DAMON CONHECEU ELENA PRIMEIRO MAIS O STEFAN A AMOU PRIMEIRO ENTÃO NÃO GOSTEI DO QUE OS DOIS FIZERAM COM ELE ACHO QUE Ñ VOU ASSISTIR MAIS A SERIE

  15. eu gostei muito do livro e de todos os outros antes dele tem paixão aventura e ação é bem interessante e nada igual a serie nadinha de nada mas para aqueles que gostam de ler eu recomendo ainda mais se você gosta de coisas sobrenaturais como eu.

  16. eu adorei a serie inteira li todos os livros…
    vai te continuação???

  17. Sendo sincera adorei os três primeiros livros, já no quarto livro me desanimei um pouco por ser escrito da perspectiva da bonie,e porque de um jeito doido o Damon é meu personagem favorito, queria mais da perspectiva dele. Não gosto da Elena do livro, ela é muito café com leite e, particularmente prefiro a série de tv, além do que ficou muito confuso o Anoitecer, abandonei os livros da série por aqui fico com o da tv que tem mais aventura e menos enrolação sem pé nem cabeça.
    Bjss.

  18. Adoro os livros, li os 4 primeiros e amei…acho linda a forma com L.J Smith descreve o amor de Stefan e Elena. A serie é incrivel, mas acho os livros mais ricos em emoção, enquanto a serie é mais rica em ação. Os personagens como Bonnie, Matt e Meredith sao muito melhores nos livros, Elena é linda, Stefan maravilhoso, e Damon, ah! Damon é o Damon…adoro os livros e queria mais dos livros na serie.

  19. Nunca me arrasteei TANTO pra ler um livro… o que unico que me fez rir, e ficar com cara de boba foi o Damon.. *-*
    Maas caara, o livro é chato, na minha opinião .. tenho o almas sombrias e o meia-noite mas ja estou ate desanimada.

  20. olha eu gostei ! , a maioria das pessoas , acham o livro horrível a chama e ele de tudo possível! olha com tudo isso desanima muito a uma pessoa começar a ler a sagra! essa resenha foi boa adorei ! essa resenha não foi como a maioria que se resumia : Não gostei , prefiro a serie , chato , nenhuma parte me agradou , NUNCA MAIS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*