quinta-feira, 25/05/2017
Últimas do LeS:
Capa » Notícias » Resenha: “Alerta de Tempestade”, de Linda Sue Park

Resenha: “Alerta de Tempestade”, de Linda Sue Park

Alerta de TempestadeLivro: Alerta de Tempestade (#09)
Série: The 39 Clues
Autor (a): Linda Sue Park
Editora: Ática
Páginas: 216
Tradução: Rafael Mantovani
Resenha por: Bruna
Comprar: Saraiva Submarino Cultura Amazon + ofertas

Antes de encontrar a luz é preciso enfrentar a escuridão.

As belas paisagens caribenhas não ajudam a tranquilizar os irmãos Cahill. Mal começa a viagem, encontram mais evidências de que Nellie não é exatamente o que parece. O passeio também lhes reserva uma nova amizade: Lester, um jovem historiador jamaicano. Com a ajuda dele, procuram indícios do envolvimento da pirata Anne Bonny na busca pelas pistas. Momentos terríveis estão por vir para Amy e Dan. E o preço a pagar pelo segredo dos Cahill parece alto demais. Ainda nas Antilhas, os irmãos vão ter duas revelações inacreditáveis: a verdadeira identidade do homem de preto… e a dos Madrigal.

ATENÇÃO! Esse livro não é o primeiro da série e a resenha pode conter spoilers! Confira nossas resenhas anteriores dessa série, clicando na capa desejada:

O labirinto dos ossos Uma nota errada O ladrão de espadas #04 - Além do túmulo #05 - O círculo negro #06 - Nas profundezas Ninho de cobras O Código do Imperador

Depois de repetir alguns autores ao longo dos volumes da coleção, na reta final de The 39 Clues – leiam-se nos últimos dois livros de uma coleção de dez volumes – temos duas autoras novas. Fiquei apreensiva por não ver o nome de um dos autores que eu já conhecia por causa dessa da coleção. Afinal, vamos combinar que por mais que uma história seja muito boa, a pessoa que conta ela pode estragar tudo… quem aí nunca leu um livro com ótimo enredo, mas que a escrita do autor não ajudou a desenvolver legal a ideia?! Mas, como todas as minhas apreensões anteriores relacionadas à série (e descritas em resenhas anteriores!), essa também foi por água abaixo.

Sabe quando você pega um livro pra ler, se perde na história, não vê o tempo passar e quando percebe passou a tarde toda lendo? Foi exatamente isso que aconteceu comigo em Alerta de Tempestade… peguei o livro só pra “folhear” e quando percebi, já o tinha lido todinho!

Como esse é o penúltimo livro da série, já esperava que ele fosse trazer algumas respostas para preparar os leitores para a aventura final. Os irmãos Cahill, Saladin e a au pair Nellie Gomez passam por dois países nesse volume: Jamaica e Bahamas. Achei o enredo do livro tão intenso que confesso que quase não dei atenção às personalidades e a parte histórica dos locais por onde eles passaram – apesar de elas se tratarem de piratas (de verdade!!!), um tema que agrada 4 a cada 5 pessoas na população mundial. Eles seguem coletando pistas e artefatos, na caça das 39 pistas, e claro, desconfiando de tudo e de todos, inclusive de Nellie, que tem se comportado de maneira estranha nos últimos volumes.

Ah, Nellie! Desde o começo da série, uma personagem que sempre se destacou das outras com seu jeito irreverente de ser. Com seus cabelos coloridos, suas habilidades diversas e sempre muito bem acompanhada de seu iPod, esse nono livro acaba todo girando em torno dela e, assim como Amy e Dan, finalmente descobrimos quem realmente é a au pair e as motivações de sua personagem, que surpreendem a todos. Cheguei a pensar durante a leitura que algumas revelações chegam a surpreender a própria Nellie, que não sabe tanto assim no meio do que ela se meteu!

Além da grande revelação de Nellie, nesse livro o leitor vai saber também de toda a verdade que envolve o clã Madrigal. A verdade ou o que somos levados a “aceitar” como verdade, afinal depois de tanto ouvir a frase “não confiem em ninguém”, creio que todo leitor de 39 Clues está muito bem treinado para desconfiar de tudo e de todos! Como se todas essas revelações não bastassem para deixar todos os leitores mega curiosos, descobrimos nesse volume, também, a verdadeira identidade – e intenções! – do Homem de Preto, lembram-se dele? A “sombra” que aparece nos locais mais inusitados, sempre na cola de Amy e Dan?

E precisa falar que quanto mais os segredos se revelam, mais responsabilidades caem sobre o ombro de Amy e Dan? Para variar, os irmãos recebem mais “missões” para salvar o mundo, ainda devem proteger o segredo das 39 pistas (que a essa altura já foi revelada e é realmente um poder capaz de mudar o mundo) e devem se manter unidos… É muito complicado ser um Cahill!

Assim como nos volumes escritos por Jude Watson, Alerta de Tempestade tem uma carga emocional mais forte do que os volumes dos outros autores, e continuo creditando isso ao fato da autora ser uma mulher. Ter vários autores diferentes liderando os volumes da série acabou dando muito certo e agregou muitos aspectos positivos na série balanceando momentos mais emocionais, de maior “insight” das personagens com outros repletos de muita ação e com um lado mais cômico, sem levar essa divisão ao extremismo.

Com um final de deixar os olhos marejados, esse volume é definitivamente uma preparação para o ‘final’ da série. E as poucas lágrimas que teimaram em cair só reforçam a ideia de que tem muita emoção por vir no próximo volume!

Confira as resenhas dos livros anteriores: O Labirinto dos Ossos, Uma Nota Errada, O Ladrão de Espadas, Além do Túmulo, O Círculo Negro, Nas Profundezas, O Ninho de Cobras e O Código do Imperador.

Sobre Bru Fernández

Formada em Letras, trabalha como Revisora e Tradutora em uma agência publicitária e preenche suas horas vagas assistindo a seriados, filmes e partidas de futebol, vôlei, basquete e ice hockey, além de ouvir música, ir a shows e, claro, ler. Não curte chick-lits e prefere os thrillers, policiais, YA e fantasia. Nunca sai de casa sem guarda-chuva e um livro na bolsa, afinal nunca se sabe quando irá chover ou surgir uma fila/trânsito em São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*