sexta-feira, 15/12/2017
Últimas do LeS:
Capa » Resenhas de Série » Resenha e promoção: “Acima de qualquer suspeita”, de Scott Turow

Resenha e promoção: “Acima de qualquer suspeita”, de Scott Turow

Acima de qualquer suspeita Livro: Acima de qualquer suspeita (#01)
Série: Condado de Kindle
Autor: Scott Turow
Editora: Record
Páginas: 447
Tradução: A. B. Pinheiro de Lemos
Resenha por: Bru Fernández
Comprar: Saraiva Submarino Cultura Amazon

Mulher estuprada e assassinada. Seria apenas uma nova pasta nos arquivos policiais da Cidade de Kindle e um caso a mais na rotina de Rusty Sabich, investigador da promotoria pública, não fosse a vítima Carolyn Polhemus, advogada cuja beleza e sensualidade sempre foram proporcionais à ambição. Além da tarefa ingrata de encaminhar as diligências sobre o crime envolvendo uma colega, pesa sobre Rusty a sensação de comprometimento: ele tivera um caso com Carolyn, e a descoberta deste detalhe causa uma reviravolta no rumo das investigações, colocando o promotor na condição de principal suspeito. Thriller policial com a marca inconfundível de Scott Turow, Acima de qualquer suspeita foi adaptado para o cinema em 1990, com direção de Alan J. Pakula e elenco encabeçado por Harrison Ford, Raul Julia e Greta Scacchi.

Quando surgiu a oportunidade de resenhar um thriller jurídico admito que fiquei empolgada. Explico: sou fã de literatura policial, mas nunca havia me aventurado pela leitura de livros com tribunais, processos e milhões de advogados, apesar do tema me chamar a atenção. O livro já foi adaptado para o cinema na década de 90 e fiquei aliviada por não ter assistido ao filme antes de ter a oportunidade de ler o original, acredito que me envolvi muito mais no enredo e com os personagens dessa maneira.

Acima de qualquer suspeita começa nos introduzindo o personagem principal de toda a trama: Rozat “Rusty” Sabich, um renomado advogado que ao chegar ao seu trabalho é notificado de que sua colega de trabalho, Carolyn Polhemus foi assassinada e estuprada. Como seu chefe, Raymond Horgan está no meio de uma campanha de reeleição, e insiste que Rusty seja o encarregado na investigação do caso. Até aí, tudo “normal”. Porém, logo no início nos é revelado que Rusty tinha um caso com Carolyn, do qual as pessoas não tinham conhecimento. Fato que poderia ser considerado corriqueiro, se ele não fosse casado há alguns anos com Barbara e tivesse um filho com ela, Nathaniel.

Ao investigar o caso, Rusty tenta acobertar os indícios do seu caso com Carolyn, ao mesmo tempo em que tenta encontrar um suspeito com a ajuda de seu grande amigo, detetive Lipranzer, ignorando o detetive que foi originalmente destacado para o caso. Porém, como toda boa história, o fato inesperado é que Tommy Molto, um dos maiorais dentro da área de Homicídios, conduziu uma investigação paralela. Assim que o chefe de Rusty perde a reeleição para Nico Della Guardia, Nico e Tommy acusam então Rusty de estar presente na noite do crime na casa de Carolyn e afirmam ter provas disso pois um dos copos encontrados no apartamento possuem as digitais dele.

Seu chefe por doze anos, Raymond, lhe nega apoio, porém Rusty está empenhado em provar sua inocência. Contando com a ajuda de Lipranzer, seu amigo, e, pasmem, com o apoio de sua esposa, Barbara, que tinha ciência sobre o envolvimento de seu marido com Carolyn, Rusty contrata um ótimo advogado para defendê-lo e começa então o julgamento.

Achei o enredo fascinante e incrivelmente bem estruturado. Aos poucos vamos conhecendo melhor a personagem principal, sua vida durante a infância, como conheceu a esposa, como foi seu envolvimento com Carolyn. Todos os personagens possuem profundidade e motivações. Fora a descrição das cenas dentro do tribunal em que o autor nos leva a pensar que estamos ali sentados, observando tudo de perto, desde grandes frases de efeito dos advogados, às menores reações das testemunhas. O autor envolve o leitor de tal maneira que nos faz sentir como um dos jurados. Até mesmo para quem não entende nada sobre Direito, o livro é bastante didático.

Um fato curioso que só percebi ao terminar a minha leitura é que em momento nenhum senti pena ou compaixão pela vítima, Carolyn. Pois mesmo estando morta desde o início é uma personagem que está constantemente em cena ou sendo relembrada por alguém. A única coisa que queria ao longo de minha leitura era descobrir quem tinha a assassinado, os motivos não tinham tanta importância. Me tornei apática à personagem. E para quem gosta de um bom suspense, essa é uma ótima leitura, pois ficamos até o último momento ponderando e imaginando quem é o verdadeiro culpado, como tudo foi feito e, devo dizer, o desfecho me impressionou bastante de várias e distintas maneiras.

Acima de qualquer suspeita é um livro impossível de se abandonar. Turow aborda o ser humano de maneira expressiva, observando suas atitudes, falas, gestos e suas vulnerabilidades, envolvendo-os em escândalos, politicagem, interesses pessoais e obsessões. Isso acaba tornando sua obra verossímil, aproximando-a da realidade, como se estivéssemos lendo um relato de um caso real.

Se você se interessou pelo livro, não perca tempo! O autor estará presente na Bienal do Livro do Rio, no dia 11/09, dando autógrafos no estande da Editora Record às 15:30.


Aviso Legal: Esse livro foi cedido pela editora responsável pela publicação no Brasil como cortesia para o Livros em Série.

PROMOÇÃO

Quer garantir um exemplar do livro para o autor autografar na Bienal? O Livros em Série em parceria com a Editora Record dá para você. Para concorrer é muito fácil: Basta ser seguidor do site e da Editora Record no twitter e dar RT na mensagem abaixo até às 23h59min do dia 26 de agosto. O resultado será divulgado na nossa timeline no dia seguinte.

RT Eu quero o livro “Acima de qualquer suspeita”, que o @LivrosEmSerie e a @editora_record estão sorteando http://kingo.to/MTn

Não esqueça das regras:
– Ser seguidor do site e da editora no twitter (se o ganhador não for seguidor faremos um novo sorteio)
– Promoção válida somente para moradores do Brasil
– Perfis fakes ou feitos somente para promoções não serão aceitos.
– O ganhador receberá em casa: 1 exemplar do livro “Acima de qualquer suspeita” de Scott Turow!

Boa sorte!

Promoção encerrada em 27/08/2011.

Sobre Bru Fernández

Formada em Letras, trabalha como Revisora e Tradutora em uma agência publicitária e preenche suas horas vagas assistindo a seriados, filmes e partidas de futebol, vôlei, basquete e ice hockey, além de ouvir música, ir a shows e, claro, ler. Não curte chick-lits e prefere os thrillers, policiais, YA e fantasia. Nunca sai de casa sem guarda-chuva e um livro na bolsa, afinal nunca se sabe quando irá chover ou surgir uma fila/trânsito em São Paulo.

6 comentários

  1. O livro é ótimo e o filme, com Harrison Ford tbm é. A expectativa agora, é a continuação que será lançada pelo próprio Scott Turow na Bienal do Livro, no Rio.

  2. Sim Claudia! Expectativa altíssima! Se for tão bom quanto “Acima de qualquer suspeita”, já vale a pena!

    Logo menos tem resenha dele aqui também ;)

  3. Ana Paula dos Santos Silveira

    Amei a resenha, adorei o livro.
    Torcendo pra ganhar…
    @anapaualsilver

  4. Mariana Diaz

    Opa, participando da promo! Esse livro ta com cara de ser perfeito! *-*

  5. Adoro uma literatura policial,amo suspenses,e ainda mais um thriller jurídico,me fascina demais,confesso. rs

    Participando o/

  6. Marco Antonio Rodrigues Alves

    Participando!!!
    Marquinho
    @qmarquinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*