segunda-feira, 23/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Notícias » Resenha: “Terrível encanto”, de Melissa Marr

Resenha: “Terrível encanto”, de Melissa Marr

Livro: Terrível encanto
Série: Wicked Lovely
Autor: Melissa Marr
Editora: Rocco
Páginas: 360
Resenhado por: Patoka
Comprar: Saraiva Submarino Fnac Cultura Travessa

A série Wicked Lovely conta a história de um mundo onde as vidas de fadas e humanos se misturam. Aislinn é uma adolescente que pode ver fadas ao seu redor, mas que foi ensinada durante toda sua vida a fingir que não as vê. Ela está lutando para lidar com as fadas quando Keenan, fada Rei do Verão, entra em sua vida e tira sua mortalidade, pedindo-lhe para se tornar a Rainha do Verão e derrotar sua mãe, a Rainha do Inverno. Se ela recusar, O inverno irá tomar conta do mundo e matará todas as fadas e mortais

Terrível encanto chegou às minhas mãos meio de surpresa. Não esperava receber a propva para avaliação e como o tema sobrenatural já estava meio batido, pelo menos para mim, comecei a ler sem expectativas e até com um pouco de desdém. Mas fui totalmente surpreendida e envolvida pela história. O foco dessa vez é a política e não mais o amor arrebatador que na maioria das vezes preenche as páginas de um romance YA.

Keenan é o Rei do Verão. Sua função é encorajar o fim do inverno e o retorno do sol. Mas a muito tempo que não é assim. Sua mãe, a Rainha do Inverno matou seu pai e se tornou uma grande ameaça. O inverno está cada vez mais longo e o reino, dividido. Keenan precisa derrotar Beira, sua mãe, garantir a sobrevivência da humanidade e estabelecer a ordem das estações do ano. E para isso ele precisa encontrar rapidamente a Rainha do Verão.

Aislinn por sua vez é uma garota comum, que frequenta o colégio, tem uma avó que a ama e é apaixonadinha pelo melhor amigo, um cara cheio de tattoos e piercings que mora em um vagão de trem abandonado. Mas Aislinn guarda um segredo: Ela é capaz de ver Seres Encantados. Ela possui a Visão. E ninguém pode saber disso, ou os Seres Encantados a perseguirão e sabe-se lá Deus o que farão com ela, já que ela nunca interagiu com eles e o que sabe é contato por sua avó desde criancinha.

Um dia a caminho de casa, Aislinn percebe que está sendo seguida e não é por um Ser Encantado qualquer, e sim um monarca. E surpreendentemente esse monarca lança um feitiço que o deixa visível aos humanos, escondendo sua verdadeira forma. Ele é lindo, emana um calor, seus cabelos brilham como se fosse o verdadeiro sol e junto com sua fala vem uma brisa de final de tarde. Keenan, o monarca, acha que Aislinn é a garota por quem procura a séculos e aquela que trará a tão sonhada paz para os reinos.

Pode parecer muito, mas esses parágrafos só resumem as primeiras páginas do livro. Keenan agora tentará cortejá-la, convencê-la de que ela é a escolhida e pedir para que ela faça o teste final e enfrente Beira. Só que Aislinn não está nem aí, quer continuar sua vida de colegial, tentar a sorte com Seth, seu amigo tatuado, ir para a faculdade etc.

A autora criou uma história melancólica, onde ninguém leva uma vida perfeita. O Rei do verão vive cercado de belas mulheres, as Garotas do Verão, tem uma côrte que o respeita, amigos e guardas fiéis, mas mesmo assim sofre com o abandono da mãe, com o poder que ela cisma em tomar cada vez mais dele e com o peso da responsabilidade. Aislinn por sua vez, vive em função do medo de que os Seres Encantados descubram que possui a Visão, e pelo risco que seu amado e sua avó correm por causa desse segredo. E ela ainda precisa escolher entre dar a paz para os Seres Encantados, governar ao lado de alguém que ela não ama,ou ser egoísta e pensar na felicidade de sua vida com Seth e sua avó.

Mas apesar de tudo, temos uma protagonista de fibra, que não se deixa levar pelos encantos e promessas de alguém que ela não conhece, que briga pelo que quer, enfrenta os mais poderosos e dita o rimo do jogo.

O mais legal porém foi ver a inclusão de uma mitologia tão pouco explorada, de disputas políticas e reinos inteiros em jogo, o que me lembrou muito As crônicas de Nárnia.

O livro fecha um ciclo e pelo que li da sinopse dos outros livros da série (são 8 até agora), o segundo volume abordará a Côrte Sombria. Aislinn volta então no terceiro volume. Ou seja, creio que teremos um grande quebra-cabeça onde aos poucos iremos juntar as peças para entender o desfecho que o Reino dos Seres Encantados terá.

Sobre Patoka

Fotógrafa especializada em shows, já captou com suas lentes momentos dos shows várias bandas. Essa paixão por música e fotografia a levou a abrir o CFOS. Quase infartou quando suas fotos apareceram na página oficial do Black Label Society e foram descritas como “killer shots”! Já fez produção de palco em festivais musicais e eventos, mas atualmente prefere deixar isso para os profissonais.

6 comentários

  1. Giulliana C.

    Oi gente to doida pra saber quando esse livro lança! Alguem sabe me dizer??????

  2. Já está a venda Giu! É só clicar no link COMPRE no começo da resenha!! :D

  3. Giulliana C.

    Eu ja tava louca pelo livro a muito tempo. A mais de um ano, creio eu, eu estava doida por esse livro. Pensei em comprar ele em inglês mas na epoca desisiti. Dai descobri que ele ia lançar aqui e fiquei contando os dias pra ele chegar. Mas os sites que eu via estavam todos com datas meio loucas. Agora você me da a noticia maravilhosa que ja posso compra-lo? Deus te abençoe *O* Mas agora é só comprar ele aqui na bienal! Valeu Karol ;D
    ————————————————————————————————————————
    Adorei a resenha gente, to mais afim de ler ainda. Mesmo sem ler eu fiz um desenho do Seth *-* porque adorei a descrição dele. Espero ver vocês na bienal aqui no Rio.

  4. Ahh riu muito, outro livreco igual ao outros tantos que tão saindo, sussurro aff nem me lmbro dos outros mais essa mesma charopada me pergunto onde tão os livros de qualidade e não essa infantobobagem, serio essa capa e igual aquele tal de os imortais ou coisa parecidakkkkk

  5. Já tinha gostado dele no breve comentário do Let’s Talk com a prova…agora com essa resenha Patoka, eu quero este livro!!!!!! uhasuhasuas,… pelos primeiros parágrafos tbm achei semelhante a Crônicas de Nárnia. =)

  6. Como sempre, uma ótima resenha Patoka! Eu nem tinha interesse neste livro, mas agora vejo novas possibilidades de acrescentá-lo a minha listinha…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*