segunda-feira, 23/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Notícias » Resenha e promoção: “O ladrão de raios: Graphic Novel”, de Rick Riordan

Resenha e promoção: “O ladrão de raios: Graphic Novel”, de Rick Riordan

Livro: O ladrão de raios: Graphic Novel
Série: Percy Jackson e os Olimpianos
Autor: Rick Riordan, Robert Venditti (Adaptação), Attila Futaki (Arte), José Villarrubia (Cor)
Editora: Intrínseca
Páginas: 128
Resenha por: Nanda
Comprar: Saraiva Cultura Folha

Na versão em graphic novel da primeira aventura da série Percy Jackson e os olimpianos, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia Antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

O garoto problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão atrás dele. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo, e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos – jovens heróis modernos – terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que fúria dos deuses.

Desde 2008, a série “Percy Jackson e os Olimpianos” se alavancou na lista de livros mais vendidos do Brasil. Além de virarmos fãs de Percy Jackson e suas aventuras, ficamos com aquele pingo de vontade de virar semideuses.

A adaptação para os quadrinhos – por Robert Venditti – da história desse semideus reforça, em vários sentidos, os motivos pelos quais adoramos Percy. As ilustrações de Attila Futaki mostram um Percy que muitas meninas achariam atraente e o humor (sarcasmo e ironia, para ser mais exata) do personagem não se perdeu. A graphic novel também não tiraram os créditos e o brilho da criação de Rick Riordan. Acredito que os quadrinhos seriam a perfeita interpretação daquilo que todos os fãs gostariam de ter visto no cinema – ficaria fantástico.

No HQ conseguimos visualizar melhor diversas cenas e diversos personagens que haviam nos cativado e foram ignorados/cortados no filme. Temos Dionísio com sua Coca Diet, a entrega das pérolas a Percy, a luta de Percy com Ares… Gostei bastante da adaptação no quesito texto e escolhas das cenas.

Os quadrinhos também podem atrair um público diferente para o mundo dos fãs de Percy Jackson – a adaptação trabalhou bem o lado sombrio e mais adulto das histórias (eu me assusto toda hora que olho para o desenho do Oráculo). Isso significa que não só aqueles que têm preguiça de ler livros – algumas pessoas só conseguem ler alguma coisa se tiver alguma ilustração -, mas também aquele público que aprecia o mundo dos comics/HQs podem se tornar novos fãs da série.

Duas ressalvas (e acredito que as duas são superáveis): primeiro, gostaria de mencionar que as ilustrações não são as mais bonitas ou bem feitas que eu vi, mas elas passam perfeitamente a idéia da história de Percy e, pelo menos no meu caso, se aproximam muito do que imaginava desde que li o livro O Ladrão de Raios pela primeira vez. A outra ressalva é que a capa brasileira é brochura, e isso é um pouco desanimador – ainda mais sabendo que a capa americana é capa dura e toda trabalhada, com imagens do livro compondo a arte da capa interna.

Quero muito ver como vai ficar a adaptação de O Mar de Monstros – e sei que A Maldição do Titã também virará quadrinhos! E, baseando-me na impressão que tive ao ler a Graphic Novel de O Ladrão de Raios, com certeza vou querer todos os livros na minha coleção!

_____________________________________________

Quer ganhar um kit com exemplar do livro, caneta e botton? Para concorrer é muito fácil: Basta ser seguidor do @LivrosEmSerie no twitter e dar RT na mensagem abaixo até às 23h59min do dia 15 de outubro. O resultado será divulgado na nossa timeline do twitter no dia seguinte.

RT Eu quero o kit “Ladrão de raios: Graphic novel”, de Rick Riordan, que o @LivrosEmSerie está sorteando http://kingo.to/QD1

Não esqueça das regras:
– Ser seguidor do site no twitter (se o ganhador não for seguidor faremos um novo sorteio)
– Promoção válida somente para moradores do Brasil
– Perfis fakes ou feitos somente para promoções não serão aceitos.
– São 3 kits e o cada ganhador receberá em casa: 1 exemplar do livro “O ladrão de raios: Graphic Novel” + caneta + botton!

Sobre Nanda

Formada em Relações Internacionais e Economia, tem 25 anos, é hiperativa e adora organizar eventos (principalmente de livros). Também adora filmes, livros (principalmente aventuras infanto-juvenis, como Percy Jackson, Harry Potter e The 39 Clues), música, viagens, Disney, desenhos japoneses, maquiagem e coleções.

9 comentários

  1. Sinto muito, mas eu discordo.
    Achei as ilustrações feias, os personagens não tem profundidade, e eu esperava mais diálogos, ficou parecendo que eles estavam com pressa na hora de moldar a HQ… Decepcionante.
    Uma péssima apresentação da série Percy Jackson. Bom mesmo, só o livro.

  2. João Luiz Coelho

    Prazo até 30 de setembro? Hoje é 8 de outubro!
    E, eu tenho a versão americana dos quadrinhos, não é capa dura, e não tem ‘imagens do livro compondo a arte da capa interna’. Pelo menos não o meu livro. Tenho inglês porque não posso esperar nada chegar no Brasil! Demora muito! hehehehe

  3. George Oliveira

    Mas setembro já passou… =/

  4. Eu to loca por esse livro!
    Eu sempre quis ler um graphic novel. Quero esse e o da Coraline! *_*

  5. Suzana Sabino

    Já li O ladrão de Raios. Foi o livro da série que mais gostei até hoje.
    Estou bem curiosa para ver em quadrinhos. :)

    Beijos.

  6. Vi o livro na Bienal, e como adoro Percy Jackson e de Graphic Novel, achei um máximo ele terem feito O Ladrão de Raios em Graphic Novel.

    Beijos ;*

  7. ei, adorei a promoção, e se me permite, divulguei no meu blog

    chama-se Take a slow ride with me, sobre livros, aqui está o post que fiz sobre a promoção:
    http://takeaslowridewithme.blogspot.com/2011/10/promocao-livros-em-serie.html

    e aqui o link do meu blog:
    http://takeaslowridewithme.blogspot.com/

    obrigada e boa sorte com seu maravilhoso blog

  8. gotei mt do livro o ladra de raios percy jackson e oo olimpianos e em qudrinho e mt legal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*