sexta-feira, 20/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Resenhas de Série » Resenha: “Heresia”, de S.J. Parris

Resenha: “Heresia”, de S.J. Parris

Livro: Heresia (#01)
Série: Giordano Bruno
Autor: S. J .Parris
Editora: Arqueiro
Páginas: 349
Tradução: Vera Ribeiro
Resenhado por: Patoka
Comprar: Saraiva Submarino

Inglaterra, 1583: o país enfrenta um período conturbado, marcado por conspirações para derrubar a rainha Elizabeth, que é protestante. Muitos de seus súditos estão insatisfeitos com o governo e anseiam pelo retorno do país à religião católica.

Em meio a esse clima de conflitos religiosos, o monge italiano Giordano Bruno chega a Londres, tentando escapar da Inquisição, que o acusou de heresia por sua crença num Universo heliocêntrico. O filósofo, cientista e estudioso de magia logo é recrutado pelo chefe do serviço de espionagem real e enviado a Oxford.

Oficialmente, ele vai participar de um debate sobre as teorias de Copérnico, mas, em sigilo, deve se infiltrar na rede clandestina dos católicos e descobrir o que puder sobre um complô para derrubar a rainha. No entanto, quando um dos membros mais antigos de Oxford é brutalmente assassinado, a missão secreta do filósofo é desviada de seu curso.

Enquanto ele tenta desvendar o crime, outro homem é morto e Giordano Bruno se vê envolvido numa sinistra perseguição. Alguém parece estar determinado a executar uma sofisticada vingança em nome da religião. Mas, afinal, de qual religião?

À procura de pistas, o monge percorre os labirintos da biblioteca de Oxford e visita tabernas infames e livrarias misteriosas fora dos muros da universidade, chegando a lugares que ele nunca soube que existiam e fazendo descobertas que poderiam ameaçar a estabilidade da Inglaterra.

Envolvido em uma rede de intrigas e traição, ele percebe que às vezes nem mesmo os mais sábios conseguem discernir a verdade da heresia. Alguns, no entanto, estão dispostos a matar para defender suas crenças.

Baseado em fatos reais da vida de Giordano Bruno, Heresia exigiu uma pesquisa minuciosa da autora, que investigou a fundo a trajetória do monge e o contexto político e religioso da época em que ele viveu. O resultado é um suspense histórico repleto de reviravoltas surpreendentes.

Giordano Bruno é um monge com uma mente moderna, à frente do seu tempo, vivendo enclausurado em um mundo perigoso, onde qualquer pessoa que tivesse opinião contrária à Igreja, seria queimado vivo na fogueira como herege.

Pego em flagrante quando lia um dos muitos livros proibidos pela Igreja por incentivar opiniões contrárias aos dos papas, de que Deus é o centro do Universo, Giordano foge do mosteiro em Nápoles e passa anos da vida vivendo como mendigo, até que consegue, como filósofo, lecionar em algumas escolas francesas e vira o queridinho da corte.

Seu sonho, no entanto, é viajar até Londres, onde poderá aproveitar a reforma protestante, que dá à qualquer cidadão o direito de escolher sua religião e suas crenças desde que jure fidelidade à rainha, para procurar um livro perdido, que supostamente revelaria segredos poderosos que levariam a Igreja Católica à ruína.

Apostando na sorte, Giordano é convidado pela Universidade de Oxford à debater sobre teologia com o diretor da instituição e logo na primeira noite Dr. Bruno é acordado pelos berros de um assassinato, que acontece dentro do campo da Universidade. A partir daí, uma série de crimes cruéis, combinados com intrigas políticas e religiosas leva o ex-monge a investigar todos à sua volta, e ninguém é o que parece ser.

Fui totalmente apanhada pelo modo como S.J. Parris reescreveu a história de Giordano e retratou com exatidão as conspirações papistas da época. Usar uma universidade como pano de fundo de mistérios e crimes não só trouxe o leitor para um ambiente que apesar dos anos não muda muito e todos estão familiarizados, como também proporcionou um ensinamento profundo sobre os medos, crenças e costumes da Inglaterra protestante.

Em um mundo onde os jovens de 25 anos já possuíam opiniões políticas e debatiam fervorosamente questões religiosas, a autora conseguiu dar ritmo aos diálogos, quase sempre ponderados pela educação aprendida não só pelos bolsistas da Universidade, mas também pelos nobres. É uma arte dar voz à personagens polidos, que não podem dizer muito e que procuram ponderar suas palavras para não serem mal compreendidos.

E são nesses detalhes de frases e atitudes que o ex-monge investiga as mortes e ao mesmo tempo procura pelo que ele acredita ser a chave do universo. Giordano também possui outro objetivo: ser espião da rainha Elizabeth para desvendar as conspirações papistas que querem tirá-la do trono e tentar descobrir quem são os traidores da corte, e a lista pode ser imensa, contendo até professores e nobres simpatizantes do catolicismo, que estão dispostos a matar para defender suas crenças.

Com tantos acontecimentos de pano de fundo, é impossível não se envolver pela narrativa rápida, precisa e cheia de detalhes da autora. O livro agrada não só aos amantes de romances históricos, mas também aos que não perdem um bom romance policial e suspense.


Aviso Legal: Esse livro foi cedido pela editora responsável pela publicação no Brasil como cortesia para o Livros em Série.

Sobre Patoka

Fotógrafa especializada em shows, já captou com suas lentes momentos dos shows várias bandas. Essa paixão por música e fotografia a levou a abrir o CFOS. Quase infartou quando suas fotos apareceram na página oficial do Black Label Society e foram descritas como “killer shots”! Já fez produção de palco em festivais musicais e eventos, mas atualmente prefere deixar isso para os profissonais.

9 comentários

  1. Quero muito muito muito muitooooo ler esse livro! Quase comprei esse fds mas lembrei que tenho uma pilha pra resenhar! hahahaha

  2. Olá meninas!!! Primeiramente parabéns pelo site! É lindo e super de qualidade!!! Sempre venho aqui ver os lançamentos e resenhas de vocês! Gostaria de poder participar de um ´´movimento“ como esse de leitura, porque se tem algo que sou compulsiva ASSUMIDA é por livros!!!!! Amo muuuuito!

    Venho nesse espaço aqui reservado para a resenha desse livro que eu ainda não li o primeiro, apesar de tê-lo, na verdade para pedir ajuda para outro assunto que foi lançado aqui por vocês! Me desculpem escrever no tópico que não é referente ao assunto mas por não comentar muito aqui pensei que talvez fosse mais fácil para vocês lerem o meu comentário escrevendo-o no tópico mais recente de todos! Meu assunto é uma dúvida que queria tirar com vocês com relação àquela promoção da Editora Novo Conceito, porque amei aquela possibilidade de comprar um livro e ganhar o outro, sendo que eu quero muito 2 que estão disponibilizados para esse tipo de promoção!

    Eu gostaria de saber, se vocês soubessem, como poderia apresentar meu cupom fiscal se comprar o livro pela internet, o que eu costumo fazer na maioria das vezes! Desculpe a ignorância mas realmente não sei como apresentar, se comprar pela internet, o meu cupom fiscal para a editora para poder ganhar o segundo livro grátis, como consta no regulamento da mesma! Onde eu consigo o cupom fiscal se eu comprar pela internet? Eu preciso esperar pela minha encomenda chegar e scannear a nota fiscal que vem nela? Se eu comprar na loja, eu scanneio o cupom fiscal e mando para e editora? Sei que são perguntas tolas mas realmente gostaria de uma luz para elas!!!

    Agradeço mil vezes a atenção!!! E agradeço pelas dicas SUPER para os livros que hoje integram também minha estante!! Adoro ler as resenhas de vocês de livros que já li!! Beijos grandes e sucesso sempre!

  3. OI Vivi!!
    Primeiro obrigada!! :D

    E sobre a sua dúvida, eu não fazia muita idéia de como te ajudar mas mandei e-mail pra equipe do site e a Cine disse que toda loja virtual manda pro teu email o cupom fiscal virtual. É o comprovante de que vc pagou e tal. Se não enviarem, é só pedir para a loja, na parte de atendimento online ou por email, o cupom fiscal virtual.

    bjos

  4. Uoooouuu, e eu não dava muito por este livro!!!
    Agora me instigou a curiosidade!!!
    To ferrada, quando achava que minha lista de compras estava diminuindo, me aparecem livros interessantes!

  5. Mas uma lista de livros para ler nunca diminui. (!). Só se você se isolar. Ãhn.. se trancar num quarto e jogar a chave fora..
    Não importa quantos livros você já leu. Sempre haverá mais.

    Triste (triste ñ) condição do leitor. xD

    Muito boa a resenha. Quer dizer, ñ sei se é boa porque ñ li o livro. Não sei se está de acordo.. (.). Enfim,fiquei com vontade de ler. ^^

  6. Estou acabando de ler o livro, é realmente interessante principalmente pelo conteúdo histórico.Eu só não sei como alguém no século 16 poderia dizer “afluxo de adrenalina no sangue” (ver pg. 169),se este hormônio só foi descoberto no final do século 19 e as suas ações bem depois disso.No século 16 não se sabia nada da fisiologia, e a narrativa está na 1ª pessoa, é o Giordano Bruno falando.Alguém poderá comentar que se trata de uma obra de ficção sem compromisso com a verdade, mas mesmo assim fica muito estranho.

  7. Li este livro há alguns anos atrás e gostei muito, Hoje assistindo o primeiro episódio da série Cosmos o autor trata do grande visionário que foi Giordano Bruno na sua época abrindo uma janela para o que se conhece hoje. Ele foi condenado e morto em 1600 mas suas ideias em que ele resumiu numa disputa em Oxford, retratada no livro, abriu os horizontes da ciência e os caminhos para o que atualmente conhecemos sobre o universo.

  8. Raquel Sousa

    Meninas, estou gostando muito de ler suas resenhas e companhar vocês, e cada vez mais percebendo que temos paixões mto parecidas por livros sz…
    Estou montando agora minha biblioteca em casa, me apaixonei por livros quando uma professora da 7ª serie do colégio me deu o livro dom casmurro, desde daquele dia me apaixonei completamente por leitura, hoje estou no meu 2º ano de direito, e sempre nas ferias deixou os livros jurídicos para viajar um pouco nos livros de historias de um universo inexplicável… Queroooo mtooo mtoo, que este livro faça parte da minha coleção, entre outros que irei acompanhar vocês… Ameei a resenhaa sz
    Promoção de Aniversário IoI *–*
    AAH e Parabéns, vocs merecem ainda muito mais sucessos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*