sexta-feira, 22/09/2017
Últimas do LeS:
Capa » Notícias » Resenha: “O livro de Joaquim”, de Laura Malin

Resenha: “O livro de Joaquim”, de Laura Malin

Livro: O livro de Joaquim
Série: Tempo Perdido
Autora: Laura Malin
Editora: Agir
Páginas: 345
Resenha por: Cine
Comprar: Saraiva Cultura E-book

Uma cativante história de amor, permeada por componentes históricos e fantásticos. Assim é o Livro de Joaquim, obra que dá início à saga Tempo Perdido, da escritora e roteirista Laura Malin. Narrada em primeira pessoa, a trama é uma deliciosa viagem entre os séculos XIX e XXI.

Em 1824, Joaquim, um reparador de embarcações de 27 anos, e Leah, jovem a caminho de Portugal para um casamento arranjado, se apaixonam na ilha de Fernando de Noronha. Durante uma noite na praia, um acontecimento extraordinário muda suas vidas para sempre: uma estrela cai no mar, e os dois, afetados pelo corpo celeste, tornam-se imortais. Sem ter consciência disso, Leah é enviada contra sua vontade a terras portuguesas.

Na falta de notícias de sua amada, Joaquim percorre o mundo à procura de Leah, indo do nordeste brasileiro a Berlim, passando por São Paulo, Nova York e Paris. Durante essa jornada ele vivencia importantes momentos históricos, como a proclamação da república, a Belle Époque francesa, as grandes guerras mundiais, a crise de 1929 nos Estados Unidos e a ditadura militar brasileira.

Quase dois séculos depois, o casal volta ao ponto de partida, mas encontra adversidades que podem impedir novamente sua união.

A primeira coisa que me chamou a atenção ao pegar o primeiro volume de Tempo perdido para ler foi o fato de poder ler uma história de amor que tivesse como pano de fundo os principais acontecimentos históricos do mundo. Não são muitos autores que conseguem casar a ficção com o real, e Laura Malin é uma exceção. Fui surpreendida da melhor maneira possível.

O Livro de Joaquim é basicamente um diário do personagem contando toda a sua vida, ora no presente, ora no passado, em busca de sua amada Leah. A linguagem por muitas vezes usada pelo Joaquim é bem rebuscada, e eu confesso que tenho certo problema quando isso acontece. Mas por incrível que pareça, eu não estranhei muito nesse livro. A narrativa soa tão naturalmente que eu simplesmente viajava nas páginas junto com Joaquim. Aliás, as histórias contadas por Joaquim, suas experiências, os detalhes dos lugares, do que aprendia etc., são tão detalhadas que por diversas vezes eu realmente achava estava lendo o diário de um homem, e não uma história de ficção.

Adorei a forma como Joaquim passou por momentos importantes da nossa história, como mencionei acima, acho que alguns autores não sabem medir muito bem quando parar de contar alguns eventos e encaixar esses fatos históricos na vida dos personagens, mas Laura Malin fez isso de uma ótima maneira. Esse é um daqueles livros que eu tentei procurar pelos defeitos dos personagens ou alguma coisa que não fizesse sentido, mas a verdade é que o eu poderia não gostar no personagem – sua personalidade apaixonada e melancólica – simplesmente me cativou, foram realmente poucos os momentos em que eu achei a história entediante, porque a autora não fez do livro uma busca sem fim de um homem por sua amada, mas sim a história dos inúmeros desencontros e encontros do casal. Claro que às vezes eu ficava agoniada e irritada com a demora dos acontecimentos ou como alguns obstáculos que impediam o casal de ficarem juntos foram bem desnecessários, mas no geral achei que a narrativa conseguiu seguir um ritmo bem ágil em quase todo o livro.

A todo o momento eu também pensava no que será que estava acontecendo com Leah, será que ela também se sentia da mesma maneira que Joaquim? E foi ai que eu encontrei o que posso chamar de “ponto negativo” do livro. Depois de ler o livro, lógico que fiquei curiosa por sua continuação, pelo livro de Leah, mas ao mesmo tempo eu acho que a história seria mais interessante se fosse um volume único, e não uma série. Acho que a narrativa ficaria muito mais interessante se ela fosse dividida ao longo das páginas pelo ponto de vista de Joaquim e Leah. Mas para ter certeza disso, só lendo o próximo volume da série que só vai ser lançado ano que vem.

Resumindo, O livro de Joaquim com certeza vai agradar pessoas de qualquer idade, e talvez até quem não goste muito desse gênero literário e está curioso para embarcar numa bonita história de amor. Se você é fã desses romances com uma linguagem mais rebuscada, um pouco de drama e muitos encontros e desencontros, vai curtir bastante o
primeiro volume da série.

Sobre Cine

Jornalista e professora de inglês, vivendo o sonho de morar em Nova York e ainda tentando descobrir se seria possivel viver dentro de uma da Barnes and Nobles. Viciada em cultura, passa os dias tentando decidir que livros ler enquanto tenta se encontrar na vida.

4 comentários

  1. Adorei essa resenha. Obrigada!!! Muito bom poder ter esse feedback. Posso compartilhar? O Livro de Leah está vindo aí… bjs!

  2. Oi Laura, que bom que gostou! Pode compartilhar o quanto quiser. Nós que agradecemos a divulgação!

    Abs

  3. adorei a resenha, adorei mesmo. foi feita por uma pessoa que leu realmente o livro, que também considero diferente. eu achei todo o conteúdo sem erros e muito linear e fiquei abismado, como homem, de como é importante amar e ir até o fundo de um grande amor, sem medos. e uma energia para nós homens que temos medo de amar e para as mulheres que querem por que querem ser amadas com essa intensidade. acho que é preciso ter o livro dele e depois ter o livro dela, afinal é uma mulher, a Laura, que é a escritora, e como mulher dessa profundidade é preciso primeiro conhecer e escrever profundamente o universo dos homens, como fez. o caminho é perfeito. assim, agora ela está percorrendo o mundo para escrever o livro de Leah e na minha cabeça “tosca” deve ter um terceiro livro com os dois e quem sabe a saga continue. porque tudo e lindo, coerente, espetacular. bingo grande, ganhamos na loteria, cada um sozinho.

  4. Oi, Patoka, tudo bem? Sou assistente da Laura Malin e queria avisar que amanhã ela lançará o Livro de Leah!!! Você e tuas seguidoras estão super convidadas! Será na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, a partir das 19 horas (Rio de Janeiro).
    A partir da semana que vem estará disponível em todo país. Estamos vendo com a editora alguns exemplares para enviar às blogueiras, me mande um email com teu email pessoal,
    abs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*