quinta-feira, 12/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Notícias » Resenha e promoção: “Círculo secreto: A iniciação”, de LJ Smith

Resenha e promoção: “Círculo secreto: A iniciação”, de LJ Smith

Livro: A iniciação
Série: Círculo secreto, O
Autor: LJ SMith
Editora: Galera Record
Páginas: 255
Resenhado por: Patoka
Comprar: Saraiva Cultura Submarino

A história começa quando Cassie se muda da Califórnia para New Salem, depois de passar as férias em Cape Cod, e começa a se sentir estranhamente atraída pelo grupo de jovens que domina sua nova escola. Cassie logo é iniciada no Círculo Secreto, uma irmandade de bruxas que controla a cidade há séculos, numa aventura ao mesmo tempo fascinante e mortal. Ao se apaixonar pelo sombrio Adam, será preciso escolher entre resistir à tentação ou lutar contra forças obscuras para conseguir o que deseja – mesmo que um simples passo em falso possa significar a sua destruição. *Primeiro volume da trilogia Círculo Secreto, de L.J. Smith, a criadora do fenômeno mundial e best seller do New York Times, Diários do vampiro que deu origem à série de TV da Warner Vampire Diaries. Livro que deu origem à série de TV Secret Circle!

Da aquipe do site, sou a única que dá pulinhos quando anunciam algum lançamento da LJ Smith. Devoro tudo que ela escreve, mas de um tempo pra cá tenho começado a entender porquê o resto das meninas do blog torcem o nariz para ela.

Todo mundo já conhece a série de TV The Secret Circle. Gostando ou não, assistindo ou não, a história da série é de conhecimento geral. Por isso, todos nós já sabemos mais do que a sinopse da contra-capa conta. Mas como a série é apenas baseada no livro, não podemos e nem devemos esperar que tudo seja exatamente como na série, para o desespero dos fãs mais chatinhos.

Bom, a história do livro, como na TV, gira em torno de Cassie Blake, uma adolescente que se vê obrigada a mudar de cidade e começar uma vida nova e não está muito feliz com isso. Mas diferentemente da série, a mãe de Cassie está viva – e doente – e sua avó não é tão conservada como na TV. Depois de passar as férias de verão com sua mãe em uma cidade que ela não gosta e onde sua única companhia é uma garota chata e mimada, Cassie conhece um garoto diferente e todos os moradores da cidade parecem ignorar ou se afastar quando ele passa. Até que Cassie descobre uma armação dos badboys para atacá-lo e ela o ajuda a se esconder, sentindo uma forte ligação com ele. Até que depois do ocorrido os dois se separam sem nem mesmo saber seu nome.

Ao chegar em casa, Cassie é surpreendida pelo aviso da mãe, que as duas irão morar com a avó, em uma ilha que nem está no mapa, de tão insignificante que é. A raiva e frustração invadem Cassie, como qualquer pessoa que se fosse puxada à força de seu lar se sentiria. Senti muita simpatia nessa hora pela personagem. Consigo imaginar exatamente o que é ter que deixar amigos, o conforto do seu próprio quarto e a segurança de uma cidade que você conhece para acompanhar a família, ainda mais Cassie, que foi retratada por LJ Smith como uma pessoa tímida, meio anti-social. E a reação dela nos primeiros dias na cidade nova fez com que pudesse me identificar ainda mais com ela. Nada é lindo e novo como na maioria dos livros. A casa é horrenda, velha, cheiro de mofo e nem de longe parece o quarto dos sonhos de uma cidadezinha do interior. Cassie também não curte a avó logo de cara. Não é daquelas senhorinhas fofas que fazem bolo e ficam na varanda de vestido floral esperando os netos chegarem da escola. E o jardim não possui flores lindas e sim um monte de erva estranha e mal-cheirosa. Aquela sensação de não pertencer a lugar nenhum a acompanha.

Quando chega a hora de ir para a escola nova porém, Cassie se obriga a não choramingar mais e tentar uma nova vida. Em uma cidade como essa ela pode ser quem quiser, deixar a velha Cassie tímida para trás e assumir uma nova personalidade confiante. Mas as alunas da nova escola não são nem um pouco acolhedoras e ela logo percebe que um grupo provoca receio e medo em boa parte da cidade, inclusive nos adultos e professores. Após algumas páginas, Cassie então descobre sobre o círculo e seus membros. E o carinha que ela nutriu sentimentos no incício do livro é um deles.

Bom, além da diferença óbvia de início com a série de TV, existem outros pontos que certamente vocês irão estranhar: no livro, o círculo possui 12 membros, o que na minha humilde opinião, fez com que personagens e personalidades se embolassem na cabeça. O volume é bem curto e por isso não dá tempo de trabalhá-los bem ao ponto de lê-lo sem voltar algumas partes para lembrar quem é fulana, amiga de quem, gosta do quê, se veste como … Outro ponto importante é a personalidade da personagem Faye. No livro, Faye é realmente má. Uma bruxa com bem espertinha, que não deixa ninguém impedir de conseguir o que quer, e isso inclui matar! Apesar disso, parece que todos do clube confiam nela, o que simplesmente não entra na minha cabeça. Já na série, Faye é mais uma menina mimada e bem chatinha e nem de longe parece ter coragem de fazer as poções ou manipular os poderes como no livro. Lembro bem de um dos primeiros episódios em que a personagem provocava uma tempestada mas se borrava toda quando os raios que criou parceciam fugir de seu controle. A Faye do livro com certeza iria gargalhar diante disso.

A simpatia que senti por Cassie no início se dissolveu rapidamente quando ela aceita tudo ao seu redor muito facilmente. A descoberta do que o clube representa, sua família, a história da cidade e o que cada membro pode e é capaz de fazer. Isso sem falar na assumidade de sentimentos por pessoas que ela mal conhece, na entrega a um novo amor, em dizer “eu te amo” tão facilmente. Tudo me pareceu irreal e falso. De real, apenas os poderes de cada um. Os membros tiram a energia da terra, de cristais e dos elementos, como fogo, mar, flores etc. A autora parece saber ou ter feito uma boa pesquisa sobre as qualidades e características de cada pedra e erva. Me lembrou bastante os praticantes da Wicca.

Mas o que me fez torcer o nariz como disse no primeiro parágrafo dessa resenha, foi o fato de LJ Smith terminar o livro com um certo descaso. Fazer uma série, seja ela de livros ou de TV é fácil: basta criar um mistério, fechá-lo no final da história e abrir um novo enigma para que a curiosidade influencie na compra do próximo volume/temporada. É a simples questão de fechar um ciclo e abrir outro. Porém LJ Smith parece ignorar isso e simplesmente termina o volume no meio de uma frase. Com um livro tão fino, me pergunto o porquê disso. Me incomoda saber que existem livros por aí que poderiam juntar dois ou três volumes em um só, já que aparentemente, o resto da história de A iniciação já está pronto. E vejo que isso é uma constância nos livros da autora e está realmente me chateando e fazendo com que me senta usada, já que é nítido que isso é um mero “golpe” para ganhar mais dinheiro.
No mais, termino a resenha dizendo que A iniciação é apenas um livro que chamamos por aí de “mais do mesmo”. Não vi nada de novo e inédito que me fizesse ansiar pela continuação – talvez pelo fato de não fechar o tal ciclo. Bruxas, um amor proibido, uma adolescente se adaptando à nova cidade e descobrindo ser especial … isso tudo não já foi abordado antes? Se for para ficar na mesmice, melhor acompanhar a série de TV.

——————————

Quer ganhar um kit com exemplar do livro “Círculo secreto: A iniciação” + botton, bloco de notas, tatuagem e cordão? Para concorrer é muito fácil: Basta ser seguidor do @LivrosEmSerie no twitter e dar RT na mensagem abaixo até às 23h59min do dia 30 de dezembro. O resultado será divulgado na nossa timeline do twitter no dia seguinte.

Eu quero o kit + exemplar de “Círculo secreto: A iniciação” que o @livrosemserie está sorteando http://kingo.to/W7N

Não esqueça das regras:
– Ser seguidor do site no twitter (se o ganhador não for seguidor faremos um novo sorteio).
– Promoção válida somente para moradores do Brasil.
– Perfis fakes ou feitos somente para promoções não serão aceitos.
– O sorteado receberá em casa 1 exemplar do livro “Círculo secreto: A iniciação” + kit com bloco, botton, tatuagem e cordão!

Sobre Patoka

Fotógrafa especializada em shows, já captou com suas lentes momentos dos shows várias bandas. Essa paixão por música e fotografia a levou a abrir o CFOS. Quase infartou quando suas fotos apareceram na página oficial do Black Label Society e foram descritas como “killer shots”! Já fez produção de palco em festivais musicais e eventos, mas atualmente prefere deixar isso para os profissonais.

19 comentários

  1. Eu AMO bruxas! Amo esse tema, mas ODIEI o seriado. Achei chato e infantil demais. Pela sua resenha, me interessei um pouco mais pelo livro, que já tem um tempo que to querendo comprar… Eu gosto da história, acho interessante, mas odiei o seriado. Espero que o livro seja melhor, apesar dos defeitos.

  2. Ufa! Ainda bem que o tema não me agrada, pq eu ia ficar muito doida da vida se gastasse com “nais do mesmo”. Rsrsrsrs
    Amei a resenha!

    Bjoks!!!

  3. As promoções do LES são as melhores EVER!
    Eu sou louca pela série, quero muito ver se o livro é bom! =*

  4. Sem querer defender a série (acho a série de TV bastante falha e não li o livro), mas é preciso dizer que a primeira publicação de The Secret Circle faz bastante tempo, em 1992. O que deixa a série com 20 anos no ano que vem. Talvez, não fosse tão mais do mesmo naquela época.

    Ótima resenha, aliás. É impossível gostar da Cassie na TV ou no livro.

  5. Nossa essa resenha ficou ótima. Sinceramente quero ler muito esse livro, porque amo a série e eu acho incrível tanto que o assunto de bruxos me seduz muito. E além disso eu adoro os livros da L.J. Smith.

  6. Que bom que não sou a única que se sente enganada com essas séries que tem poucas páginas, pouco enredo e muitos livros. Deixei de ler várias sagas por conta disso.
    A série também é chatinha, não gostei.

    O melhor livro de bruxas que já li é o da Anne Rice “A hora das bruxas”.
    Esse sim vale a pena ser lido.

    Adoro o site!
    Parabéns pelo trabalho.

    bj

  7. Agora que tive tempo de PARAR pra realmente ler a resenha, fiquei chocada. Se a Patoka que gosta da autora e do modo como ela escreve, não gostou… MEUS DEUS, to perdida =x

  8. Segunda resenha que leio desse livro dizendo o quão decepcionante ele é e eu que fiquei muito mais decepcionada! Pior que a série é muitoooo boa! rsrs

    Acho que vou fazer mesmo como você falou e acompanhar só a série! =]

    Abraços,

  9. Excelente resenha, eu já acompanho a série e não diria q ela é tão boa, acho q está muito devagar, oscilou entre ótimos episódios e outros que deixaram a desejar…Tbm adoro os livros da L. J. Smith, mas seus livros sempre acabam ‘assim do nada’, em uma frase, em uma cena, algo do tipo, isso em relação aos mais antigos, o Mundo das Sombras vol. 1, tem um desfecho legal. =]
    E acho importante que as pessoas entendam q seriado é ‘adaptação’ nem tudo será igual… Mais uma vez parabéns pela resenha e já estou participando do sorteio!

  10. Não consegui ganhar um sorteio se quer desse livro, quem sabe ñ do sorte. Falam q o livro é bem melhor, realmente, acho a serie fraquinha :/

    @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com/

  11. Eu até tinha interesse no livro, mas a resenha já mostrou que não é auilo que eu esperava. A capa é melhor que o enredo. Quanto a promoção, acho que nunca vou ganhar nada, já que odeio o twitter xD

  12. legal… vou qrer participar

    @rafa__rafa
    o blog aq eh demais ~~

  13. Participando da promoção!

  14. Mesmo com criticas negativas a Cassie ..Participando da #promo

  15. Maven Protazio

    Eu queria muito ganhar mas com a sorte que tenho! :(

  16. Eu já li os três livros da série e sinceramente achei bom pra quem gosta de bruxas e tudo o mais (só não curti o desfecho da trilogia, esperava mais). Sim eles poderiam ser juntados em um só e seria legal se a L.J.Smith tivesse mudado um pouco a história que já tá batida. O que me deixa decepcionada é o que eles fizeram com a série, entendo que é uma adaptação, mas eles não deveriam mudar TANTO a história original :(

  17. Ótima promoção !!

  18. Felipe Vinicius

    Participando, hein! \o/

  19. adoro esse livro e tudo que diz respeito a ele

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*