28 de July de 2012
Postado por: Bruna Fernández @ Arquivado em: Notícias, Resenhas

Livro: Estilhaça-me
Série: Estilhaça-me
Autor: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
Resenha por: Bruna
Comprar: Saraiva Fnac Cultura Submarino Americanas E-book

Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

“O colapso da sociedade humana não deve vir como uma surpresa. Nós o causamos a nós mesmos.” pg. 273

De primeira eu não me interessei nem um pouco por esse livro. Achei a capa bonita mas não me chamou tanto a atenção, achei o título do livro estranho e acabei deixando ele passar batido. Até que eu comecei a ler as resenhas de outras pessoas pela internet e uma resenha em particular me intrigou e comecei a pesquisar mais sobre a história. Eis que em um dos meus passeios pela livraria, achei o livro em promoção. Não pensei duas vezes, comprei e coloquei-o no topo da minha lista de leitura. E não me arrependi.

Estilhaça-me nos mostra a história de Juliette, uma garota que está confinada em uma cela num hospício há dias e é considerada extremamente perigosa, pois o toque de sua pele é fatal. Como o livro é contado por ela, partilhamos sua visão confusa e desordenada sobre o que acontece à sua volta. No início do livro me perguntava constantemente se a personagem estava ou não realmente louca, depois de passar tanto tempo em confinamento, sem contato com outros humanos, sem conversar, sem pensar em voz alta. Isso, para mim, explicou muito a forma como Tahereh organizou a sua obra ao inserir na narrativa pensamentos em repetição e frases rasuradas, mostrando no papel, a bagunça que é a cabeça de Juliette.

Eis que ela ganha um colega de cela – Adam – e aos poucos ela começa a interagir com ele. Mais para frente na história, Juliette acaba interagindo com outras pessoas e podemos perceber que ao ter mais e mais contato com outras pessoas, ela vai deixando aos poucos a sua “loucura” para trás. Através da protagonista descobrimos a situação em que se encontra o nosso planeta: em completa decadência. Estações em desequilíbrio com invernos quentes e nevascas fora de época. Com isso o homem não consegue manter a vegetação e por consequência os animais morrem, deixando a população sem comida o suficiente para sobreviver.

“Estávamos nos matando na tentativa de permanecermos vivos. O tempo, as plantas e a sobrevivência humana são indissociáveis. Os elementos naturais estavam em guerra uns com os outros porque abusávamos de tudo. Abusávamos de nossa atmosfera. Abusávamos de nossos animais. Abusávamos de nosso semelhante.” pg. 29

O Restabelecimento então assume o controle com promessas de uma vida melhor, mas como bem sabemos, não é exatamente isso que acontece afinal, a politicagem e a luta pelo poder nunca muda, nem mesmo nos enredos literários com o mundo numa pior. Esse primeiro livro de uma trilogia cumpre bem a sua função: nos apresentar o mundo de Juliette e qual será o papel dela no futuro.

Em uma fase em que livros distópicos estão em alta é muito complicado sair comprando todos e achar que eles não terão semelhanças entre si. Porém a autora estreante conseguiu achar, na minha opinião, um estilo próprio dentro desse vasto gênero literário. A história é repleta de metáforas, dando uma cara diferente ao livro. Alguns podem achar isso cansativo e até mesmo chato, mas eu achei incrível pois isso se encaixou bem à “loucura” e aos devaneios da personagem ex-confinada ao se expressar, e isso, ao meu ver, caiu como uma luva. A escrita da autora também me causou diversos sentimentos desde o desespero ao completo alívio e eu mal posso esperar para saber o que virá a seguir no universo dessa série. Por ser um romance de estreia, Tahereh Mafi está de parabéns, pois apesar de todos os meus preconceitos com o livro, a sua história conseguiu me prender e me impressionar. Leitura super recomendada!

“A verdade é uma amante maldosa e ciumenta que nunca dorme.” pg. 38

Extra: Afinal, o que é um livro distópico? As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, caem as cortinas, e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações. Distopias são frequentemente criadas como avisos ou como sátiras, mostrando as atuais convenções sociais e limites extrapolados ao máximo. Nesse aspecto, diferem fundamentalmente do conceito de utopia, pois as utopias são sistemas sociais idealizados e não têm raízes na nossa sociedade atual, figurando em outra época ou tempo ou após uma grande descontinuidade histórica. (via Wikipédia)


Formada em Letras, trabalha como Revisora e Tradutora em uma agência publicitária e preenche suas horas vagas assistindo a seriados, filmes e partidas de futebol, vôlei, basquete e ice hockey, além de ouvir música, ir a shows e, claro, ler. Não curte chick-lits e prefere os thrillers, policiais, YA e fantasia. Nunca sai de casa sem guarda-chuva e um livro na bolsa, afinal nunca se sabe quando irá chover ou surgir uma fila/trânsito em São Paulo.




17 comentários



1. Marina
29-7-2012 - 16:56:37

“A verdade é uma amante maldosa e ciumenta que nunca dorme.” pg. 38

parece c uma frase de Wall Street – o dinheiro nunca dorme


2. Kamila
30-7-2012 - 19:14:35

Eu adorei esse livro, comprei autografado lá na FLIT em Palmas e li em três dias. Estou louca para ler a sequência.


3. Fernanda Bianchi
3-8-2012 - 10:28:19

Eu adorei o livro, li rapidinho. A história é bem legal e eu me apaixonei pelo casal.
Tem um trecho que acho mtu romântico:

“E, quando estiver melhor, vou lhe mostrar perfeitamente a escolha que fiz. Vou memorizar cada centímetro do seu corpo com meus lábios.”

Bjus


6-8-2012 - 16:54:30

Essa frase é linda mesmo Fernanda! Aliás, eu achei o livro todo muito bonito, ele é bem poético!


5. Kamila
19-9-2012 - 16:42:15

Eu tenho uma dúvida e queria que alguém me ajudasse. Esse livro é de uma série? Se sim, quais foram lançados?


19-9-2012 - 16:57:35

Sim Kamilla, esse livro faz parte de uma série – assim como todos os outros que comentamos aqui! ;)

Aqui no Brasil só foi lançado o Estilhaça-me que é o primeiro livro da série. Lá fora além do primeiro livro (Shatter Me) foi lançado também um e-book como livro intermediário entre o primeiro e o segundo livro (Unravel Me) que ainda não saiu, só em Fevereiro de 2013! ;)


7. Kamila
20-9-2012 - 11:03:54

Valeu!


8. Maju
6-12-2012 - 12:53:51

Eu comprei o livro e assim que comecei a ler não consegui mais parar, foi um ” amoor a primeira vista ” kkkkk , li em 3 dias , a história é realmente emocionante e cheia de aventura :) , recomendo concerteza :D


9. meire rute
10-12-2012 - 18:03:26

Li este livro em 2 dias… Simplesmente envolvente e intrigante. Estou louca pelo próximo.


10. luana
3-1-2013 - 13:10:37

Oi, adorei o livro, li em um dia e meio.. comprei ontem e ja terminei.. kkkkk mas não entendi, unravel me não é o sagundo ou é, preciso ler ele loogo, ainda bem que ja vai ter mes que vem..


11. mandys
5-4-2013 - 15:18:10

Tem sexo no livro??


5-4-2013 - 15:23:39

Não tem não Mandys.


13. natasha
11-4-2013 - 22:22:18

Olá! Alguma previsam de quando chega o segundo livro dessa trilogia aqui no Brasil? #ansiosa!!! Beijos!


11-4-2013 - 22:24:10

Oi Natasha, o segundo livro, Liberta-me, sai esse mês pela Novo Conceito! :)


15. Leticia
4-5-2013 - 13:01:26

Oi oi gente! então, queria saber se a Novo Conceito já tem previsão ou alguma notícia sobre o terceiro e último livro. Beijinhos e muuuito obrigado :))


5-5-2013 - 15:29:06

Oi Leticia! A NC não tem previsão sobre o terceiro livro. Ele ainda nem foi lançado lá fora – a autora nem revelou o título dele para o público ainda. Mas fica ligada nas nossas atualização que assim que algo for divulgado, iremos postar por aqui ok?

Bjs!


17. brennda
1-12-2013 - 18:43:01

oi!! eu me apaixonei por esse livro assim q eu vi ja li o primeiro capitulo numa livraria enquanto esperava minha mae e agr nw acho mais, gostaria de baixar, mas tbm nw acho alguem me ajuda pfr?!!


Deixe um comentário

Os campos marcados com * são obrigatórios.





Comentário *