27 de agosto de 2012
Postado por: Cine @ Arquivado em: Notícias, Resenhas de Série

Livro: @mor
Série: @mor
Autor (a): Daniel Glattauer
Páginas: 184
Editora: Suma de Letras
Resenha por: Cine
Comprar: Saraiva E-book Cultura Submarino

Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura.

Imagine a seguinte situação: você é fanático por futebol, do tipo que não perde um único jogo e vibra como se não houvesse amanhã com cada momento do jogo. Aliás, o jogo que dura 90 minutos passam para você como se fossem apenas 20 minutos. Agora seu time está na final de um campeonato muito importante e perdendo o jogo, mas aos 45 minutos do segundo tempo o juiz marca um pênalti e você vê fica com o coração na mão esperando pelos próximos segundos e quando ele apita para o jogador chutar a bola, a energia na sua casa simplesmente acaba e você fica com aquela cara meio surpresa, meio com raiva, meio sem saber o que fazer.

Bom, depois de imaginar essa situação você pode voltar para a “realidade” da leitura dos livros e saber que foi exatamente assim que me senti lendo “@mor“. Se só esse resumo não foi o suficiente para lhe convencer que esse livro foi uma surpresa total, então eu conto um pouco mais sobre a história e os personagens.

Emma é uma mulher determinada, feliz consigo mesma e com sua vida, tem tudo o que aparentemente toda mulher gostaria de ter e ao enviar um e-mail tentando cancelar a assinatura de uma revista, acaba o enviando para o destinatário errado, um homem misterioso e com um senso de humor e educação que logo chamam a atenção dela. Esse homem, Leo, é um daqueles personagens que qualquer pessoa que adora chick lits iria se derreter, a diferença é você não consegue o imaginar, assim como é difícil imaginar Emma, porque absolutamente todo o livro é escrito através de e-mails que são basicamente um jogo de sentimentos, amor, amizade e mistério, e mesmo que você tente imaginar um rosto para aqueles personagens, eles acabam saindo meio nebulosos.

@mor” é um livro muito bem escrito em sua maneira única, com e-mails inteligentíssimos e que constantemente me fizeram pensar que aquela história ali poderia acontecer comigo, poderia acontecer com meu vizinho, poderia acontecer com qualquer pessoa “na vida real”. Para fãs de romances leves e inteligentes, “@mor” é sem dúvida um prato cheio. Cada linha das correspondências dos personagens é escrita de uma forma para prender o leitor até a última página, e no final ficar surtando pela continuação daquilo.

Aliás, muita ousadia Daniel Glattauer ter terminado o livro da forma que terminou. Eu necessito ler a continuação de “@mor”, nem que sejam as primeiras 10 páginas, mas eu PRECISO de uma resposta para aquele final.




12 comentários



1. Diogo
27-8-2012 - 23:26:12

Precisamos saber do final… hehe

Adorei a forma que essa estória foi passada. Assim como você, tive a mesma sensação que o que se passou entre os personagens poderia acontecer com qualquer um.

Muito ansioso para ler a continuação do livro “@mor”.


2. Josi
28-8-2012 - 15:26:48

Um dos melhores livros que li em 2012! Tão atual, tão possível e com um final de tirar o folêgo´! O Léo é ótimo, esses emails são perfeito! Me apaixonei …rsss Quero continuação já!


3. Déia
28-8-2012 - 21:55:07

Oi? É uma série?
Levei até um susto quando vi este livro resenhado aqui. Juro procês que não sabia!!!
Rsrsrsrsr
Acchei muito legal a comparaç ão com a futebol, ficou fácil entender.!!!

Bjoks!!


4. Fernanda Bianchi
29-8-2012 - 18:24:34

Eu me apaixonei por esse livro, li em um dia…e quando chegou no final cai na risada, ñ sabia que tinha continuação rsrs. Ñ vejo a hora de sair o próximo.
Bjus


5. Hayná
30-9-2012 - 03:00:40

Nossa eu adorei o livro, comecei a ler hoje umas 21h e terminei agora, não consegui parar de ler ahsaushuas, super ansiosa pela continuação, sabem dizer se tem previsão e qual o nome do próximo livro?


6. Vanessa
24-10-2012 - 16:54:18

já saiu a continuação ? tenho colicas de expectativa para ler a continuação.ansiedade não é um estilo de vida, por favor me respoda! att. Vanessa


24-10-2012 - 16:59:10

Ainda não saiu a continuação não Vanessa.


8. Julia
15-11-2012 - 03:01:49

O nome do próximo livro é “Emmi e Leo – A sétima onda”.
http://www.portoeditora.pt/produtos/ficha?id=8984042


9. Pâmela
19-12-2012 - 15:39:11

Acabei agora… quase enlouqueci!
Ai, não podia acabar assim, não vou conseguir esperar! :(
Eu quis matar a Emmi… não acreditei! :@


10. Patricia
30-12-2012 - 19:29:04

Comecei a ler hoje de tarde e acabei agora pouco, já estou louca procurando a continuação KKk


11. Michelle
16-2-2013 - 15:44:36

Acabei de ler @mor! To em cólicas de curiosidades aqui.. claro que tb revoltada, chocara, perplexa.. gente preciso ler a continuação desse livro se não acho que nem durmo hj rsrs


28-6-2013 - 13:02:06

Amei o livro!!!!! Comprei há 6 meses e devido às leituras obrigatórias da faculdade, não tinha tido tempo de ler, ontem, em uma breve pausa entre as provas e a leituras dos livros pra monografia que começo em julho, resolvi pegar amor pra relaxar, e não é que devorei em 24 horas????????

Fiquei abismada do tanto que a história de Emmi e Léo me prenderam, talvez por ser tão atual, e o pior, fiquei louca quando terminou, inacabado, sem o encontro deles, e vim correndo na net procurar a continuação. Qual não foi minha alegria ao saber que o segundo livro já será lançado, to lokaaaa pra comprar e ler o desfecho.

Beijo!


Deixe um comentário

Os campos marcados com * são obrigatórios.





Comentário *