sexta-feira, 20/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Notícias » Resenha Dupla: “A sombra da serpente” + “Guia de sobrevivência”!

Resenha Dupla: “A sombra da serpente” + “Guia de sobrevivência”!

Livro: A Sombra da Serpente
Série: As Crônicas dos Kane
Autor: Rick Riordan
Paginas: 352
Editora: Intrínseca
Resenhado por: Nanda
Comprar: Saraiva Cultura Submarino

Sadie e Carter são importantes descendentes da Casa da Vida, uma sociedade secreta de magia estabelecida no Egito ainda no tempo dos faraós. Os irmãos sabem que sua herança ancestral lhes reserva um importante papel: seus poderes são fundamentais para a restauração do Maat, a ordem do universo. Mas, uma vez instalado, o Caos é imprevisível, incalculável e incontrolável, e agora que Apófis está livre os Kane têm somente três dias para evitar que a serpente destrua o planeta. Como se isso não bastasse, a sorte deles parece só piorar.

Os magos estão divididos. Alguns deuses egípcios estão enfraquecendo e, um a um, começam a desaparecer. Walt, um dos mais talentosos combatentes da Casa do Brooklyn, foi amaldiçoado, e sua energia vital está se esvaindo. Zia agora é responsável por Rá, o deus sol, que está completamente senil e não será de grande ajuda. Sadie e Carter, ao lado de alguns jovens magos e uns poucos aprendizes, são os únicos dispostos a enfrentar a serpente e salvar o mundo.

Chegou o último livro da série As Crônicas dos Kane. Hora de se despedir dos Kane, do 21º primeiro Nomo… claro que, como é uma história dos Kane, as coisas não estão tão tranquilas. O mundo está acabando (literalmente). Os Kane devem se preparar para lutar contra Apófis – sendo que a cobra e os seguidores dela estão deixando um rastro de destruição por todas as comunidades de magos -, a perda de aliados, o Walt quase morrendo. Tá tudo um caos – culpa da serpente!

A história passa nas horas que antecedem a volta de Apófis até a ascensão do Caos, ou seja, muita ação em todos os momentos dos livros – monstros de um lado, explosões de outro, viagens ao Duat… O livro não para nenhum segundo e os personagens ainda conseguem ir ao baile da escola!

Eu tive a impressão que a Sadie recebeu mais destaque do que Carter ao longo da história – Carter vira e mexe elogiava ela, o encanto dela por Walt e Anúbis é um dos focos principais do livro (acho que só perde para a volta de Apófis). Por algum motivo isso foi o que eu menos gostei do livro, porque uma dose maior da Sadie fez com que o humor dela me incomodasse em alguns momentos. Gostaria que fosse mais equilibrado, ainda mais que o jeito introvertido de Carter faz com ele seja meu favorito. Mesmo assim, a história é muito envolvente e bem escrita – como todos os livros do autor.

O livro também foca bastante nos elementos da mitologia egípcia (mais que nos outros livros), menciona vários costumes e práticas egípcias e introduz novos deuses e artefatos. E fiquei feliz de rever alguns personagens que aparecem no primeiro e segundo livros.

Mais uma vez, Rick Riordan encerrou uma série bem! Ao final do livro, não tive a impressão que a série realmente acabou. Ao mesmo tempo em que acredito que Rick Riordan não vá nos dar o prazer de outro livro dos Kane – pelo menos não nos próximos anos -, eu acredito que essa não será a última vez que vimos Sadie, Carter e os outros magos – talvez eles apareçam como participação especial em outras séries!

Por isso não sei se já fico com saudades ou se fico ansiosa para ver se eles voltarão em outras séries!

——————————–

Livro: Guia de Sobrevivência
Série: As Crônicas dos Kane
Autor: Rick Riordan
Paginas: 144
Editora: Intrínseca
Resenhado por: Bruna
Comprar: Saraiva Cultura Submarino

Conhecimento e treinamento nunca são demais, especialmente se você precisa salvar o mundo de poderosos deuses e criaturas míticas do Egito Antigo. É, eles estão por aí, mas não entre em pânico: com um bom encantamento na ponta da língua e este guia de sobrevivência nas mãos, nada nem ninguém poderá vencê-lo.

Agradeci aos deuses quando fiquei sabendo do lançamento de um livro/guia para a série de mitologia egípcia do Rick Riordan, As crônicas dos Kane. Simplesmente adoro essa série – assim como todas as outras que envolvem o Rick: Percy Jackson, Heróis do Olimpo e The 39 Clues – mas o meu conhecimento sobre a mitologia do Egito é muito menor se comparado ao que sei sobre mitologia grega. Então vi nesse guia uma oportunidade de aprender mais sobre o Egito, seus deuses e sua cultura.

O livro é lindo! Um pouco menor do que os outros livros da série (ele tem a mesma altura do Arquivos do Semideus) e tem a capa dura e páginas com um papel melhor que deixa as imagens mais bonitas. As páginas são todas coloridas e cheias de ilustrações de deuses, locais e também com imagens de artefatos egípcios. É uma mini-enciclopédia, cheia de informações interessantes. Praticamente uma viagem no tempo! Algumas das melhores partes são as que falam/mostram os personagens. Além de fichas dos personagens, imagens exclusivas – incluindo dos chefes da Casa da Vida e também um desenho do Philip (o crocodilo branco) – e uma entrevista com a Sadie.

Com poucas páginas, é um livro bem leve e rapidinho de ler. Sentei pra dar uma olhada nele e quando percebi, já tinha lido o livro todo! Uma delícia para distrair em uma tarde de preguiça, sem nada pra fazer. Mas atenção! Só leia o guia se você já leu os dois primeiros livros da série, pois você pode se deparar com alguns spoilers ou ainda pode não entender algumas partes.

Uma leitura obrigatória para os grandes fãs da série e um livro que vale a pena adicionar à coleção. E o melhor é que a história está fresquinha na minha cabeça e me deixou ainda mais ansiosa para ler o desfecho em A sombra da serpente!

Sobre Nanda

Formada em Relações Internacionais e Economia, tem 25 anos, é hiperativa e adora organizar eventos (principalmente de livros). Também adora filmes, livros (principalmente aventuras infanto-juvenis, como Percy Jackson, Harry Potter e The 39 Clues), música, viagens, Disney, desenhos japoneses, maquiagem e coleções.

6 comentários

  1. Adoro de paixão esse autor. Rick Riordan consegue dar as mitologias um fácil entendimento, chega a ficar até divertido. Mas essa trilogia não me ganhou completamente. O melhor de todos os personagens foi Anúbis … amei!

  2. Já li os dois, amei! Só não achei muito legal a parte de Anúbis com Walt…

  3. Já li o inicio do 1 e terminei o 2 e 3 e estou esperando loucamente que eles apareçam com o Perci e sua turma.

  4. amo!é tudo que tenho a dizer!!

  5. Amo!!! Rick Riordan eh meu escritor favorito. Ele consegue fazer as mitologias ficarem simples e divertidas.
    eu ja li os tres livros dessa saga e estou louca para comprar o Guia de Sobrevivencia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*