quarta-feira, 18/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Notícias » Resenha: “Leviatã”, de Scott Westerfeld

Resenha: “Leviatã”, de Scott Westerfeld

Livro: Leviatã – A missão secreta
Série: Leviatã
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 364
Resenha por: Cine
Compre: Saraiva

Scott Westerfeld, autor da série Feios, reinventa aqui a Primeira Guerra Mundial em uma narrativa steampunk. Em lados opostos, mekanistas lutam com aparatos mecânicos movidos à vapor e darwinistas usam imensos animais geneticamente modificados, e adaptados para a batalha. Alek Ferdinand, príncipe do império austro-húngaro, está sem saída. Perdeu seu título e o apoio do povo, restando apenas um imenso ciclope Stormwalker e um grupo leal de homens. Por outro lado, Deryn Sharp é uma jovem plebeia que se disfarça de homem para ingressar na Força Aérea Britânica. Os caminhos dela e de Alek se cruzarão de maneira inesperada, levando-os a bordo do Leviatã para uma viagem que mudará suas vidas.

Como fã assumida de Scott Westerfeld, eu fiquei muito ansiosa para o lançamento de Leviatã no Brasil, principalmente porque sempre tive muita curiosidade em conhecer um pouco desse gênero steampunk que tantas pessoas são apaixonadas. Para quem não sabe, essa narrativa basicamente tem um enredo ambientado no passado, onde a tecnologia evoluiu em níveis impossíveis para a sua época, especialmente na tecnologia mecânica a vapor (alô, computador de madeira, automóveis e aviões movidos a vapor). Por isso eu resolvi esperar para começar minha aventura nesse novo mundo com uma história criada pelo gênio Scott. <3 A primeira coisa que posso afirmar é que, mesmo que você não tenha uma imaginação tão fértil, não precisa se preocupar tanto porque o livro contém figuras que ajudam muito a você conseguir ter algo mais concreto de como seriam alguns cenários e máquinas. Segundo é que o livro talvez não faça muito o estilo de pessoas que não gostem de coisas bastante diferentes, e que também possui uma narrativa mais jovem e personagens mais infantis. Dito isso, os personagens são bem construídos, apesar de um pouco chatinhos e imaturos (especialmente Alek), mas nada que faça você ficar entediado. Aliás, talvez a única coisa que possa fazer o leitor ficar entediado seja o início do livro, que conta um pouco do momento histórico em que Scott construiu a história. Claro que, por ser completamente apaixonada por livros históricos especialmente da Primeira e Segunda Guerra, achei ótimo o destaque que ele deu para a história, mas com explicações e teorias totalmente novas e muito criativas baseadas no darwinismo. A ideia principal do livro, essa luta entre a tecnologia vs. a sobrevivência foi algo totalmente inovador e interessante para mim, e Westerfeld conseguiu fazer com que tudo pareça ter sentido e que você não fique com aquele sentimento “ok, isso é impossível e sem pé nem cabeça.” Além desse cenário novo e refrescante, o livro não foi tão previsível como achei que seria. O mundo mágico, estranho - mas ao mesmo tempo bem familiar - e todos os acontecimentos me deixaram presa do primeiro ao último momento. Com ação e ricos detalhes do início ao fim, Leviatã é um livro que com certeza muitas pessoas não vão gostar, especialmente por essa parte de muitos detalhes, mas especialmente porque não tem romance nenhum – por ora. Sem contar que, novamente, o livro parece ter sido escrito e direcionado para pessoas da mesma idade dos personagens, por volta de seus 14, 15 anos. Ainda assim, se você gosta de steampunk, um pouco de história e muita ação, fica a dica. Scott Westerfeld conseguiu mais uma vez criar algo totalmente novo dentro de um assunto “batido”, e é por isso que após ler esse livro eu só reafirmo que esse cara é um dos melhores autores atuais do mundo jovem-adulto.

Sobre Cine

Jornalista e professora de inglês, vivendo o sonho de morar em Nova York e ainda tentando descobrir se seria possivel viver dentro de uma da Barnes and Nobles. Viciada em cultura, passa os dias tentando decidir que livros ler enquanto tenta se encontrar na vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*