segunda-feira, 16/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Promoção » Resenha e Sorteio: Gata Branca, de Holly Black

Resenha e Sorteio: Gata Branca, de Holly Black


Livro: Gata Branca
Série: Mestres da Maldição
Autor (a): Holly Black
Páginas: 360
Editora: Rocco
Resenha por: Bruna
Comprar: Saraiva Submarino Cultura Fnac Folha

Cassel vem de uma família de mestres da maldição – pessoas que têm o poder de mudar emoções, memórias e destinos com o mais leve toque das mãos. Mas fazer isso é ilegal, o que significa que todos eles são criminosos. Exceto Cassel. Ele não tem o toque mágico, está de fora: é o único filho normal em uma família paranormal. O único detalhe é que matou sua melhor amiga. Tentando fugir de seu terrível passado, Cassel faz de tudo para ser como os outros garotos. Uma noite, porém, tudo vai por água abaixo: depois de sonhar repetidas vezes com uma estranha gata branca, um ataque de sonambulismo o põe em perigo e ele começa a achar que seus irmãos estão escondendo mais do que alguns segredos. Desconfiado de que não passa de uma pequena peça de um grande golpe, Cassel começa então a fazer uma busca em seu passado e em suas memórias, que parecem lhe fugir. Para desvendar os mistérios de sua vida, ele vai precisar armar um verdadeiro golpe de mestre.

Esse é um ótimo exemplo no quesito “não julgue um livro pelo título”. Impossível não sentir uma estranheza ao ver o título desse livro, mas a sinopse já dá uma bela de uma ajuda. O que eu não esperava era que Gata branca me conquistasse tanto assim. Um livro incrível com um universo interessantemente diferente, afinal não é em qualquer livro que o “mocinho” não somente tem jeito de malandro, mas é um verdadeiro golpista. (Neal Caffrey feelings)

Gata Branca é o primeiro volume de uma trilogia. Nele acompanhamos Cassel Sharpe, o filho mais novo de uma família que descende de uma linhagem de Mestres. Os Mestres são pessoas que nascem com um toque mágico, então todos são obrigados a usar luvas. Ser um Mestre é ilegal, pois o toque dessas pessoas podem trazer graves consequências. Apesar de descender de uma família toda de Mestres, Cassel nasceu sem nenhuma habilidade, tornando-se um estranho desde de sua própria família.

Um dos motivos de eu ter adorado esse livro é o fato de a história de Cassel ser extremamente diferente. Mesmo ele não sendo um Mestre, aos 14 anos ele matou a sua melhor amiga. Desde então ele foge do seu passado e tenta agir como um garoto normal. Mas sua amiga, Lila Zacharov, não é uma garota qualquer: ela é a grande herdeira de uma família mafiosa. A família de Cassel faz de tudo para protegê-lo e ele acaba em um colégio interno, mas não consegue negar a suas raízes de vigarista montando uma rede de apostas no colégio, um “negócio” muito lucrativo. Tudo corre bem até nosso personagem sonhar com uma gata branca e acordar pendurado no telhado da escola só de cueca. Temendo que ele tenha tentado cometer um suicídio, a escola exige que Cassel seja afastado até poder provar que não oferece riscos a ninguém.

Então ele se reencontra com os irmãos, Philip e Barron, e seu avô – sua mãe está presa por ter dado um golpe em um milionário. Mas ele nem sempre teve uma boa relação com Philip e os sonhos com a tal da gata branca voltam a atormentá-lo, tentando contar a ele algo em relação ao seu passado. Então sua missão de vida passa a ser descobrir o que realmente aconteceu quando ele era mais novo – e isso acaba sendo uma verdadeira caixinha de surpresa.

O ritmo do livro é rápido e a história envolve o leitor. Eu simplesmente não queria largar o livro. Cassel me conquistou por ser um protagonista completamente diferente e fora da curva. A sinceridade do personagem e a forma como ele trata com tanta maturidade alguns acontecimentos é impressionante. A autora conseguiu convencer ao escrever do ponto de vista masculino, que poderia ter sido uma tragédia e seria um disperdício de uma ótima história. Com uma trama bem inovadora, não consigo entender como algum estúdio ainda não teve a intenção de comprar os direitos de adaptação da série.

Red Glover, o próximo volume da trilogia, ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. Espero que não demore!

“Depois que uma pessoa magoa você, é mais difícil relaxar com essa pessoa, mais difícil pensar nela como segura para se amar. Mas isso não impede você de querê-la. Às vezes, acho que torna o desejo maior.” – p. 68

“Não posso confiar que as pessoas de quem gosto não vão me magoar. E não tenho certeza de que posso confiar em não magoá-las também. A amizade é uma merda.” – p. 112

“A memória é fugidia. Ela se ajusta à nossa compreensão do mundo, se deforma para acomodar nossos preconceitos. Não é confiável.” p. – 116

“Você é igual aos seus irmãos. Sabe o que costumavam a dizer sobre garotos como você? São inteligentes como o diabo e duas vezes mais bonitos que ele.” p. – 143

——————————————–
Quer ganhar um exemplar do livro “Gata Branca”? O Livros em Série sorteará em parceria com a Rocco 1 exemplar. Para concorrer basta curtir nossa preencher sua participação no Rafflecopter abaixo, até 12h00 do dia 08 de março O sorteio será feito pela ferramenta no dia seguinte (09) e divulgado em nossa timeline no twitter, facebook e no site.

a Rafflecopter giveaway

Não esqueça das regras:
– A promoção começa hoje (01/03/2013 @ 12:00) e vai até o dia 08/03/2013 ao meio-dia.
– Caso o vencedor não entre em contato com a nossa equipe depois de 48 horas, um novo vencedor será sorteado.
– Promoção válida somente para moradores do Brasil.
– Perfis fakes ou feitos somente para promoções não serão aceitos.

Boa sorte!

E a vencedora do exemplar foi Talise Braga! Parabéns!

Sobre Bru Fernández

Formada em Letras, trabalha como Revisora e Tradutora em uma agência publicitária e preenche suas horas vagas assistindo a seriados, filmes e partidas de futebol, vôlei, basquete e ice hockey, além de ouvir música, ir a shows e, claro, ler. Não curte chick-lits e prefere os thrillers, policiais, YA e fantasia. Nunca sai de casa sem guarda-chuva e um livro na bolsa, afinal nunca se sabe quando irá chover ou surgir uma fila/trânsito em São Paulo.

6 comentários

  1. meu amigo me falou hoje desse livro. estou loca pra ler!!

  2. louca**

  3. Maíra Souza

    Participo! =)

  4. O começo da resenha é bem pertinente porque eu acho o titulo bemm estranho, embora goste de gatos. Eu tinha uma visão diferente sobre esse livro, tirei algumas duvidas e acho que vou gostar quando ler.

    Bjs, @dnisin
    http://www.seja-cult.com

  5. Rafael Fernandes

    Participando!
    Seguidor: Rafael Fernandes
    @rafa__rafa

  6. boa noite,gostaria uma doação do livro a gata branca para minha filha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*