sexta-feira, 17/11/2017
Últimas do LeS:
Capa » Resenhas de Série » Resenha e Sorteio: “Insurgente”, de Veronica Roth

Resenha e Sorteio: “Insurgente”, de Veronica Roth

Livro: Insurgente
Série: Divergente
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 510
Resenha por: Bruna
Comprar:
Saraiva Submarino Cultura Americanas Travessa Folha Amazon

Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama – e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.

A apreensão que eu sinto ao pegar o segundo livro de uma série para ler é enorme, principalmente se eu gostei muito do primeiro livro, como é o caso dessa série. O mesmo acontece com vocês? Sabe aquele “medinho” de que o(a) autor(a) estrague o rumo da história e de alguns de nossos personagens favoritos e a continuação seja uma grande decepção? Pois é. Isso definitivamente NÃO acontece em Insurgente. Não imaginava ser possível – apesar de torcer loucamente -, mas Roth superou expectativas – pelo menos as minhas – com Insurgente, a excelente continuação de Divergente.

A história começa exatamente onde Veronica parou: Tobias, Tris, Caleb e Marcus estão no trem, depois de toda a simulação que aconteceu na sede da Audácia em que várias pessoas morreram, indo na direção da facção da Amizade. Lembram que na minha resenha de Divergente eu disse que a facção não desempenhou um papel significante e ficou meio jogada de lado? (Tipo a Lufa-Lufa? lol) Pois Veronica mudou completamente essa realidade e jogou a Amizade no centro das atenções nesse segundo livro – como já era de se esperar com a capa mostrando o símbolo da facção. Aprendemos muito mais sobre como funciona a facção e confesso que me surpreendi positivamente com o jeito deles organizarem a hierarquia e tomar decisões dentro da Amizade, apesar de achar tudo muito utópico.

Se vimos/aprendemos pouco sobre a facção da Amizade no primeiro livro, nessa continuação ela assume um dos papéis principais. Aliás, nenhuma facção nesse livro aparece como coadjuvante: o “universo” da saga Divergente está em guerra, e todos tomam a frente da história em algum momento. Talvez a que menos apareça seja a Audácia, que acabou se desmembrando depois do ataque no final do primeiro livro.

Outra mudança que podemos notar nessa continuação é na protagonista, Tris, que antes sempre queria provar sua coragem acima de tudo. Nesse volume temos uma Tris mais comedida e racional – atitudes da Erudição -, além de estar mais humana – uma atitude da Abnegação. Ou seja, é possível ver a persoangem abraçando suas habilidades/capacidades como Divergente. Aliás, é muito interessante ver como a autora posiciona os personagens da história quanto às suas facções. Talvez por eu não viver nessa sociedade dividida, em alguns momentos, por exemplo, não conseguia entender como um personagem X não conseguia entender o raciocínio de alguém da facção da Erudição, e nessas horas percebi o quanto Roth precisou trabalhar em cima de cada personagem para poder alinhar as decisões e a forma de pensar de cada um deles.

E mais: nas entrelinhas podemos perceber o aviso da autora de quão extremista, perigoso e até mesmo inocente um pensamento pode ser se deixarmos de considerar outros pontos de vista. Os Divergentes sempre foram considerados perigosos pelas facções e finalmente podemos entender o porquê: pessoas que pensam e não podem ser enganadas facilmente começam a questionar tudo, e isso geralmente não é bom pra quem está na liderança e tem algo a esconder.

Insurgente também explica melhor muitos assuntos que ficam meio mal explicados no primeiro livro: ela aprofunda o leitor nas filosofias das outras facções, além do óbvio; mostra como realmente vivem e o que acontece com os sem-facção (pessoas que abandonaram ou foram expulsas de suas antigas facções); mostra como as facções vêem umas as outras e seus líderes e também descobrimos mais detalhes sobre a família de Tobias. Todas esses tópicos são abordados, e muitas questões são respondidas: ouso afirmar que o livro sacia todas as dúvidas pendentes com os leitores.

Além de muitos esclarecimentos, o livro não deixa a desejar no quesito ação que é com certeza o ponto alto da série Divergente! As facções estão em guerra e o livro te prende do começo ao fim, tanto para ver o quanto Tris vai evoluir quanto para descobrir qual é a real intenção da Erudição ao tentar eliminar uma facção inteira (Audácia). Fora claro, grandes reviravoltas que existem na história – umas duas me deixaram de queixo caído, mas não posso mencioná-las pra dar não spoiler. A autora vai dando dicas bem sutis ao longo da história, mas confesso que não estava de jeito nenhum preparada para o final marcante que me deixou em total desespero pelo próximo livro, Allegiant, que sai em outubro lá fora mas ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.

——————————————–
Ainda não leu Insurgente? Quer ganhar um exemplar do livro? O Livros em Série sorteará em parceria com a Rocco 2 exemplares de Insurgente para os nossos visitantes. Para concorrer basta inserir seus dados no Rafflecopter (abaixo) e acumular pontos, até a meia noite do dia 03 de junho! O sorteio será feito pela ferramenta no dia seguinte (04) e o resultado será divulgado nesse post.

Boa sorte!

Tutorial: Como usar o Rafflecopter?

a Rafflecopter giveaway

Sobre Bru Fernández

Formada em Letras, trabalha como Revisora e Tradutora em uma agência publicitária e preenche suas horas vagas assistindo a seriados, filmes e partidas de futebol, vôlei, basquete e ice hockey, além de ouvir música, ir a shows e, claro, ler. Não curte chick-lits e prefere os thrillers, policiais, YA e fantasia. Nunca sai de casa sem guarda-chuva e um livro na bolsa, afinal nunca se sabe quando irá chover ou surgir uma fila/trânsito em São Paulo.

50 comentários

  1. Quero ler Divergente ainda, mas se eu ganhar o segundo livro vou ficar muito feliz! hahaha

  2. Muito louco esse livro, curti muito
    quero tê-lo pra mim lol lol lol lol

  3. Ah eu quero esse livro! Eu preciso desse livro! Li Divergente há pouco tempo e que final foi aquele? Quero logo ler esse livro. Pena que se não ganhar aqui vou ter que esperar até Junho ou julho para comprar :C

  4. Jonathan Diego

    Eu li Divergente e me apaixonei! Estou louco para ler Invergente e sua crítica só me fez ficar mais ansioso. Espero ganhar a promoção do Livros em Séries. *—*

  5. AHH, quero muito, muito ler esse livro, adorei a resenha e estou super curiosa!!

  6. Oi gente. *-* Eu quero muito, muito esse livro. Sou apaixonada por livros. Eu livo divergente, e fiquei apaixonada pelo livro, se eu ganhar, caramba, vou ficar MUITO feliz. Beijos. :D

  7. Divergente, veio como uma distopia de certa forma não tão absurda quanto outras das quais já ouvi dizer ou mesmo li, é uma perspectiva clara do que se vê na entrlinhas hoje em dia, e sempre, estereótipos, controle, ditadura, e o tédio do mundo perante a paz para pessoas de poder, e a força de vontade da Tris de poder ser ela de fato, de justiça e td a sua mudança nesse cenário foi muito instigante. Estou fervilhando de curiosidade sobre o segundo livro, ainda não pude compra-lo, ganhar esse sorteio vai ser fantástico.

  8. Não conheço o livro ainda, mas a capa já chamou minha atenção! Realmente espero ser o sorteado, para que possa saborear mais essa leitura!

  9. Eu li divergente em um dia, eu devorei o livro. A história é muito bem escrita, eu gostei da ideia das facções. Mesmo as histórias distópicas estando em alta, essa é diferente, tem ima idéia nova. Eu quero muito ler a continuação, e mal espero pelo filme.

  10. Marcos Vinícius

    Não cheguei a ler ainda o 1º livro da série Divergente, mas tenho muita vontade de conhecê-la! Se eu for o sortudo de ganhar o livro, com certeza eu vou adquirir o 1º e acompanhar essas novas leituras!

  11. Matheus Brum Delfino

    Resenha muito bem feita, só aumentou a minha vontade de ler esse livro, e tenho grandes esperanças de que tenho chances e que posso ganhar esse livro através do Livros em Série.

  12. É muito bem ter a possibilidade de ganhar um livro tão bom!

  13. Li Divergente e amei o livro, estou bem ansiosa para fazer a leitura desse segundo volume, e saber se não vai decair, pois espero continuar vendo a evolução dos personagens, e saber como vai ficar o relacionamento da Tris com o Quatro *-*
    E claroo que com uma resenha maravilhosa dessa só me faz ter mais e mais vontade de ler o livro!
    Adorei o post, beijinhos :*

  14. Iana Cardoso

    Ainda não li Divergente, apesar da vontade imensa, porque estou no meio de outra série enorme. Ganhar o segundo livro seria um belo empurraozinho pra ler logo.

  15. Caraca! Que Super Chance!!! torcendo para ganhar :)

  16. eu não sou fã de temas distópicos, eu sempre fico receosa de ler livros assim,mas ganhei Divergente e li em dois dias,é muito bom. em Insurgente,acredito que a autora não perdeu o ritmo! bom saber que o livro 2 responde a algumas lacunas que Divergente deixou. muito ansiosa pra ler!

  17. Divergente é fora do comum, é realmente muito bom! E se vc gostou do primeiro, com certeza vai ADORAR a continuação :)

  18. Fiquei apaixonada por Divergente e estou super ansiosa pra ler Insurgente!
    Dois pontos super positivos sobre o livro que eu li na sua resenha, e me deixaram mais ansiosa, foram que … 1) Que a autora se aprofundou ao contar mais sobre como vivem as outras facções e os sem-facção e 2) Que o livro tem ação!
    Divergente até teve bastante ação no final, mas espero ver muito mais … foi uma das partes que eu mais gostei, e espero que Insurgente tenha bastante também.
    E to curiosa pra saber também qual a real intenção da Erudição ao fazer o que fez… tentar destruir toda a Audácia!
    Muitas expectativas pra esse essa leitura, espero me surpreender.

  19. abnegação*
    me confundi na hora de escrever, que raiva kkkk

  20. Todo mundo fala de ‘Divergente’, até o filme já foi feito e eu ainda não li o livro. Espero ter essa oportunidade ganhando essa promoção!

  21. Acho que assim como o primeiro livro essa sequencia deve ser desesperadamente perfeita. No aguarde do sorteio ;)

  22. Ameei Divergente! Comprei o livro porque estava morta de curiosidade para conhecer a história, mas valeu muito a pena! Estou louca para ler Insurgente, para saber como o livro irá se desdobrar…

    Adoro o site! Vocês estão de parabéns!!!!

  23. cada vez que vejo uma foto das filmagens do filme, acabo ficando mais apaixonada, mas ainda não vi o livro :c e não vou aguentar esperar o filme, e como amo ler, espero ganhar a promoção e poder me apaixonar ainda mais

  24. Jesuis, estou a espera para ler este livro a muiiito tempo, me corroendo a de expectativa para o sorteio, haha ;)

  25. Eu ainda não li Divergente, mas por todas as resenhas que li/ vi quero muito ler. No começo fiquei um pouco com receio porque não curti Jogos Vorazes e muita gente compara as duas séries. Mas pretendo dar uma chance.

  26. Nem consegui ler divergente ainda :/ alista está muito grande kk, espero que nas ferias eu tenha um tempinho para colocar minhas leituras em dia, principalmente dessa saga que estou louquinha para ler :)

  27. Participando!
    Quero muito ler a série, ganhar esse livro seria um bom começo *-* obrigada!

  28. Estou doida pra ler, e muiito curiosa…

  29. Tô doido pra ler esse livro, so q antes eu tenho q ler divergente kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  30. Laís Konrath

    Participando! Quero muito esse livro!
    Amo o site de vocês.

  31. Livro parece ser SHOW!!!! Doida pra lerrrrr … :D

  32. Omg!Não Falta Mais Nada(Mentira).

  33. Que bom q vc nao deu spoliers! Estou tao ansiosa para ler este livro.. Tenho q comprar hoje msm.
    É bom sabrer q a sequencia coninua com qualidade pois já me decepscionei tanto com outras series.

  34. Ellen da Costa

    Mesmo não tendo Divergente ainda vou ficar muito feliz se ganhar. Torcendo muito!

  35. Regilene Dias

    Eu li insurgente e achei muito bom o final é muito mistério. Já pensando é Alligiant que é a resposta para as perguntas que ficou.
    Participando da promoção para ganhar um exemplar desta distopia que é muito boa.

  36. Priscila Picchi

    Quero muito ganhar o Insurgente para poder lê-lo logo *-* se ganhar o Insurgente vou comprar o Divergente assim terei os dois s2

  37. Laís Konrath

    [Refazendo o comment pois meu último foi muito podrinho]
    Eu li a resenha de Divergente – porque temos que começar as coisas pelo início, certo? – e fiquei maravilhada. Quis muito sair correndo de casa e ir comprar o livro na livraria mais próxima. E, bem, ele já está na minha wishlist. Se eu ganhar o segundo, seria um ótimo começo, não? Mesmo que esse começo começasse pelo meio. Pode parecer uma loucura o que eu estou tentando dizer, mas não é. Ganhar o livro me possibilitaria comprar o primeiro e ter uma leitura maior, não precisando esperar pelo dinheiro para o segundo (vida de pobre, argh). Enfim, eu adoraria ganhar esse livro.
    Amo o blog, as resenhas, a organização e como me possibilitam ter um mundo mais aberto para o universo da leitura.
    Beijos.

  38. É incrivel como a cada dia, a saga Divergente cresce cada vez mais. Como disse na resenha, Divergente, tem como um dos pontos altos a ação, e pelo que li também, é muito cheio de mistério.

  39. Natalia Faria

    Eu li Divergente, na verdade devorei. Achei muito interessante o universo e como cada facção se comporta. Aqueles testes pra descobrir os medos, eu gostaria muito de que fosse verdade, nos daria uma possibilidade de sermos mais fortes e tal.
    Enfim, eu mal posso esperar pela continuação e gostaria muito de ganhar o livro <3

  40. Eu lí a sinopse de Divergente e a história parece ser muito boa, essa saga parece ser uma das melhores em andamento no momento.
    Já está na minha lista de compra ;)

  41. Que legal! Comprei Divergente e logo logo vou ler… Se eu ganhar Insurgente vai ser ótimo! :))

  42. Guilherme Duqe

    Adoreei a resenha , quero muito esse livro .

  43. Ótima resenha, eu já li divergente e estou muito ansioso para insurgente, eu me analisando acho que nasci na erudição, mas mudei para amizade, além de ter certeza de que eu seria divergente, pois sou muito abnegado e corajoso haha enfim, divergente é demais e tenho certeza que insurgente não deixa a desejar!

  44. Clara Beatriz

    Eu estou louca para ler está trilogia, já ouvi comentários muito positivos em relação a ela, estou com minhas expectativas lá em cima! Parece ser uma ótima distopia, estou ansiosa para ler o livro!

  45. Estou lendo Divergente, liro muito bom! virei a noite lendo, so faltam umas 100 paginas agr

  46. Otima resenha! Não li Divergente ainda, mas ja comprei o livro so estou esperando chegar para ler, acho que vou gostar muito dessa serie! Espero ganhar assim ja leio os dois juntos rs

  47. O mundo inteiro leu Divergente e Insurgente e eu não, isso é realmente angustiante. Ainda amais que distopia é meu gênero favorito e todo mundo faça tão bem o tempo todo desse livro! Eu realmente PRECISO ganhar. Espero ter sorte. :D

  48. Rodrigo Lessa

    louco para ler logo esse livro, ler o primeiro na verdade, mas esse é mais digno kk, Bom.. Gosto da ideia da autora de dividir assim a sociedade nessas facções, e ter que fazer a escolha, adoro muito mesmo. Creio que essa historia fará muito sucesso como ja faz. Qero só ver como a personagem vai estar em insurgente, pq agr ela tem q se preocupar ainda mais D: chicago futurista!!

  49. ótima história, adoraria te-lo para poder saber o que traz esse final….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*