16 de agosto de 2013
Postado por: Nanda @ Arquivado em: Resenhas de Série

Atenção: essa crítica contém muitos spoilers do filme. Se você ainda não viu e quer ser surpreendido, não leia!

Mais de 3 anos desde o primeiro filme, e finalmente Mar de Monstros é lançado.

Sabemos que quando um livro é adaptado para as telonas, não fica 100% igual à história original. No entanto, o primeiro filme de Percy Jackson foi bem diferente do livro. Eu, particularmente, achei o primeiro filme divertido, mas confesso que foi meio decepcionante para quem estava esperando ver a história que nos deixou encantados na telona. Por isso, estava meio apreensiva quando fui assistir Percy Jackson e o Mar de Monstros.


O filme começa com uma narração de Percy, apresentando a história de como Thalia virou a árvore que protege o Acampamento Meio-Sangue, quando a garota se sacrificou para que Luke, Grover e Annabeth, quando os quatro eram crianças, chegassem ao Acampamento. E então somos levados de volta ao Acampamento Meio-Sangue, onde está ocorrendo uma pequena competição entre meio-sangues. Foi uma maneira bem interessante de introduzir a Clarisse (Leven Rambin).

As cenas no Acampamento ficaram muito legais, desde a aparição do Sr. D (Stanley Tucci), a chegada de Tyson no Acampamento, o oráculo no sótão e a cena do touro de metal.

A produção do filme não ignorou Percy Jackson e o Ladrão de Raios, tanto que há algumas pequenas referências ao filme anterior para dar continuidade à história (como Luke explicando que sabe nadar e por isso ele não afogou).

Claro que o filme tem suas diferenças em relação ao livro, como a chegada de Tyson, o sumiço de Grover, os semideuses usando tecnologia e outros detalhes. Ao mesmo tempo, a caracterização dos personagens ficou bem melhor – a Annabeth ficou loira, a cicatriz do Luke apareceu -, e eles não ignoraram momentos épicos do livro, como o Grover de noiva, o Sr. D não podendo beber vinho, a volta da Thalia e a profecia. A essência do livro não foi perdida e a busca pelo velocino foi bem legal.

Eu gostei muito da Carruagem da Danação (o táxi das irmãs cinzentas), da aparição de Marta e Jorge (as cobras no caduceu de Hermes), do Hipocampo (ficou LINDO!), de Nathan Fillion como Hermes, a cena final com a Thalia, mas principalmente de Douglas Smith como Tyson. Tyson é meu personagem favorito nos livros. Fiquei muito feliz com a versão dele no filme!

ADOREI o fato de eles terem incorporado uma das principais características dos livros do Rick Riordan que deixam a história de Percy Jackson mais divertida: a referência a elementos da cultura popular. Esses detalhes fizeram muita falta no primeiro filme e fiquei feliz de ver isso no segundo – inclusive a cena de Hermes falando de seriados e principalmente o Percy e Annabeth cantando It´s a Small World!

Não gostei muito da maquiagem dos zumbis no navio da Clarisse e da narração de Percy no final (o filme podia ter terminado como no livro, com a Thalia falando), mas o que eu menos gostei foi a cena de Cronos quase no final. Foi só para ter uma cena “final” mais emocionante, mas não me convenceu não.

O elenco ficou ótimo, os efeitos especiais não ficaram perfeitos (mas acho que isso é culpa da empresa de efeitos especiais que cuidava do filme – que decretou falência no meio da edição do filme) e o enredo foi adaptado de uma maneira bastante aceitável. Não é um filme nota 10, mas merece pelo menos um 8!

Eu gostei muito do fato de a equipe desse filme ter se esforçado BEM mais para fazer um filme mais próximo ao livro. Claro que é bem difícil um filme ficar 100% igual ao livro, e algumas coisas ficam bastante diferentes, mas eu curti MUITO Mar de Monstros (muito mais do que esperava)!

Pode ser que o filme não encante todo mundo, mas me encantou – e espero que encante um número suficiente de pessoas para que eles façam o terceiro: A Maldição do Titã! Preciso ver Nico e Bianca di Angelo na telona!!!




7 comentários



1. Diana
16-8-2013 - 11:55:39

Nanda, que bom que vi uma crítica positiva ao Mar de Monstros… estou com muita vontade de assistir, na esperança que eles tenham feito algo melhor que o primeiro filme, e pelo que vc falou, ele conseguiram melhorar, sim… Sabemos que não dá pra ficar 100%, principalmente pq tiveram mtos furos no primeiro filme com relação ao livro, mas ao ler sua crítica, fiquei motivada pra ir ao cinema! :-) Valeu!


2. Tatiana
16-8-2013 - 16:20:06

Antes confesso que estava meio desanimada para ver o filme nas telonas mas agora depois da sua crítica vou dar uma chance ao filme. Sei que é muito difícil fazer o filme praticamente igual ao livro , mas é bom saber que eles se esforçaram. Que tenha o terceiro e que este seja ainda melhor!
Bj


3. Lah Bender
17-8-2013 - 15:49:05

Adorei tua crítica! E eu concordo com quase tudo que tu falou. É que eu até gostei da cena do Cronos se reerguendo. Deu pra ver que não era dessa vez que ele ia voltar de vez. Não precisava, mas eu achei legal. E fiquei agoniada com a cena da Annabeth! Faz tempo que eu li o livro e não lembro se tem essa cena no livro. Eu gostei muito do filme! Me senti junto com os personagens! Participando da missão com eles hehehe É um filme que, mesmo que não seja no cinema, eu com certeza vou assistir mais vezes! E espero que tenha mesmo A Maldição do Titã!


4. Gustavo
17-8-2013 - 22:30:25

Oi Nanda, fui assistir o filme hoje e concordo com você, principalmente aquela cena com o cronos, acho que poderiam ter colocado mais dificuldade para o Percy, achei fácil demais. O que mais gostei, foi a colocação de novos personagens na historia, o que diferencia um pouco do filme anterior e confesso que me “empolguei” quando vi a Clarisse mesmo ela não sendo como eu tinha imaginado, mas mesmo assim amei o filme! :D


5. azeneu
29-8-2013 - 11:27:55

Achei o filme perfeito do inicio ao fim. Achei um roteiro bem estruturado sem falar dos personagens. Faz bastante tempo que eu li o livro então muitas coisas são nebulosas pra mim e eu não lembro de quase nada digamos so das partes essências. Achei a cena final do cronos incrível e verdade que o Percy matou ele facilmente mas fazer o que né. Como nao lembro dos detalhes achei que a cena de cronos se erguendo foi uma coisa introduzida no filme, mas a cena de cronos engolindo o Luke na minha opinião foi um furo gigantesco no filme como pode uma pessoa querer ressuscitar um monstro que vai lhe devorar, o que levaria o luke a querer fazer isso de novo sabendo que cronos iria devorar ele e todos os semi deuses nao da pra entender já que não lembro de cronos ressurgindo no livro. So achei estranha essa cena


13-3-2014 - 13:41:59

Par mim esse foi o melho fimel de todo e essa criticas par mim nao vale nada vale por esse fimel.


7. joao
29-6-2015 - 11:33:04

esse filme é muito fodão eu recomendo a todas as pessoas que acreditam em mitos


Deixe um comentário

Os campos marcados com * são obrigatórios.





Comentário *