06 de setembro de 2013
Postado por: Karol @ Arquivado em: Resenhas de Série

Livro: Pandemônio
Série: Delírio
Autor: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Páginas: 301
Resenhado por: Karol
Comprar: Saraiva Submarino Cultura Folha Travessa

Duas realidades, duas Lenas, diferentes ameaças. Antes e agora. Dividida entre o passado – Alex, a luta pela sobrevivência na Selva – e o presente, no qual crescem as sementes de uma violenta revolução, Lena terá que lutar contra um sistema cada vez mais repressor, sem, porém, se transformar em um zumbi: modo como os Inválidos se referem aos curados. Não importa o quanto o governo tema as emoções: pouco a pouco a sociedade se incendeia pelas faíscas da revolta, vindas de todos os lugares… inclusive de dentro. Achavam que amar era algo sublime. Mas isso foi antes de encontrarem a cura. .

Depois que terminei de ler Delírio, o primeiro livro da série, entrei em desespero. Eu chorava feito um bebê e fiquei desesperada para saber o que acontecia depois. Tanto que, para quem leu a resenha, percebeu quanto emotiva eu estava.

Assim que saiu Pandemônio, entrei em crise para conseguir ler o livro logo, e infelizmente, logo no começo já fiquei decepcionada. Aquela emoção toda que Lauren Oliver deixou no primeiro livro não seguiu para o começo do segundo. Parece que a personagem virou outra e que a autora não sabia muito bem como expressar aquele novo começo de Lena.

Foi triste ver todo aquele amor ser tão bem colocado no primeiro livro e sumir em uma parte tão importante da história, a parte que o amor é perdido.

Já aviso pra quem não leu o primeiro livro parar aqui, pois agora vem um spoiler! E pra quem leu, minha indignação dividida com vocês: Como Lena sentiu tanto amor e quando Alex fica para trás, ensanguentado, praticamente morto, cercado por reguladores e ela sozinha, a emoção desse amor perdido não aparece?!

Será que me fiz clara? O maior pecado no começo desse livro é a autora não ter se aprofundado na emoção de perder o amor da sua vida da mesma maneira linda que ela se aprofundou na emoção de encontrar o amor da sua vida. Difícil de entender? Lendo o livro talvez fique claro!

Além disso, achei esse começo arrastado. E, literalmente, até o meio do livro ele fica assim, chatinho. Levei semanas para chegar até a página 150. Porém, de modo brilhante e quase despercebido, depois da página 150 o livro toma uma forma completamente diferente. Praticamente outro livro!

A segunda metade do livro li em dois dias! Isso já mostra a diferença do começo da história para o final dela. A Lena parece voltar, a autora reencontra a personagem e aquela paixão que senti no primeiro livro. Não conseguia largar aquelas páginas de maneira nenhuma. E, quando já atrasada para um compromisso, me desesperei para saber o que ia acontecer nas últimas 20 páginas, como num impulso involuntário e auto destrutivo, fui para a última página, ler a última frase. Nem preciso dizer que foi um grande erro, né?!

Passei contando os minutos para voltar pra casa e ver o que acontecia nessas páginas e como aquela última frase, aquela última palavra podia ser possível.

O impulso que tive no começo do livro de jogar o coitadinho contra a parede se aplica agora na minha cabeça. Cadê o resto da história? Como posso passar os dias sem a terceira parte dessa saga? Intrínseca, socorro!!!




11 comentários



1. Thami
6-9-2013 - 13:58:29

SIM a ultima pagina contem O MAIOR SPOILER que um livro poderia ter, faz você começar a arrancar os cabelos pela sequencia.
Não achei tao errada a primeira parte e a falta de emoçao da Lena com a perda do amor da vida dela. Acho que a autora queria mostrar que a Lena ficou entorpecida com a perda e sem saber lidar com ela.
Como acompanho a serie em ingles posso dizer que vc meio que nao vai gostar do final do livro. mas é digno.


2. Thami
6-9-2013 - 14:00:44

AH, pra entender como a ultima frase do livro é possivel, tem que ver se a intrinseca vai lançar o livro extra Alex que vem com o Requiem.


6-9-2013 - 15:42:53

AI, me deixou tensa agora Thami! hahhaha Não leio em inglês pra não estragar o momento de lançar no Brasil e fazer resenha, mas dá mta curiosidade… depois do seu comentário, ainda mais! hahahaha

Bem que a intrínseca podia lançar esses extras, né?!


4. Marialina
6-9-2013 - 20:42:23

Também fiquei louca pela continuação!! Rs
Eu entendi a primeira parte do livro como se a Lena não soubesse como lidar com a perda do amor, mas concordo que foi meio chatinha. O engraçado é que eu fiz a mesma coisa de olhar o final antes, embora a minha motivação tenha partido de eu ter pensado “Caramba, imagina se…” lá pelo meio. Quando soube que realmente ia acontecer, aí sim que eu li o livro com mais afinco rs


5. Marialina
6-9-2013 - 20:43:25

A Intrínseca costuma lançar esses extras/spin-off da vida. Tomara que lancem dessa série também =)


6-9-2013 - 20:44:51

É, tbm é um ponto de vista interessante o dela não saber lidar com essa perda… mas, pra mim não foi o que passou.
Eu pensei tbm algumas vezes ‘imagina se…’ mas do jeito que foi, ah… isso não imaginava! ahhahaha


7. thami
6-9-2013 - 21:05:26

Sim seria muito bom se a intrinseca lança-se todos os livros extras. Se você ler o Raven antes de Requiem torna um evento do livro mil vezes pior.
É uma pena nao lançarem os livros extras. acontece o mesmo na serie os legados de lorien, os livros extras sao um complemento dos livros da serie.


8. Mía
7-9-2013 - 18:27:00

Também estou achando a primeira parte um pouco chata, mas agora que vocês falaram estou morrendo de curiosidade


9. Thais
8-9-2013 - 03:42:08

Pandemônio foi um dos livros que mais me deu raiva na vida. Eu ficava tipo ‘NÃO NÃO NÃO, NÃO É ASSIM, VOCÊ AMA O ALEX LENA’ -quem leu sabe do que eu estou falando- e xingava ela demais, e tinha certeza que ia acontecer o que aconteceu na ultima pagina. Quando li, tive vontade de socar a Lena e gritar pra ela falando ‘viu? eu disse, toma babaca, quero ver o que tu faz agora’. Eu quase chorei de raiva nesse livro, falo sério. E sabe o pior? Mesmo morrendo de raiva e desejando não ter lido, eu daria tudo pra poder ter a continuação logo k


10. Karol
9-9-2013 - 18:14:59

Vou seguir a sua dica, Thami, e ler o Raven antes do Requiem chegar pra resenha!

Mia, isso ai!! Não desanima não que fica bom! hahaha

Thais, verdade! Dá uma raivinha! Tipo ‘sua traidora!!’ hahaha


11. Tayná
8-9-2014 - 17:50:24

Vou ler pandemônio hoje, acabei delírio ontem e estou em criseeeee !


Deixe um comentário

Os campos marcados com * são obrigatórios.





Comentário *