segunda-feira, 18/12/2017
Últimas do LeS:
Capa » Resenhas de Série » Resenha: “Iniciação”, de Sandra Carneiro e Bento José

Resenha: “Iniciação”, de Sandra Carneiro e Bento José

Livro: Iniciação
Série: Trilogia da Luz
Autores: Sandra Carneiro e José Bento
Editora: VivaLuz
Páginas: 265
Resenhado por: Karol
Comprar: Saraiva Submarino Fnac Cultura

Você vai perceber, diante desta envolvente história de realismo espírita, que muitas vezes a realidade que não enxergamos é mais incrível do que a ficção. Serginho, o protagonista, desperta em um mundo diferente ao qual precisa se adaptar. Embora continue obstinado e ansioso por reencontrar a namorada, será iniciado em nova e instigante tarefa. Sua primeira missão: ajudar Paulinho, um garoto em sérias dificuldades, que corre risco de vida. O maior desafio: superar as próprias limitações e o medo de fracassar. Vivendo entre dois mundos, agora ele pode fazer coisas que jamais sonhou serem possíveis. É um aprendiz de verdade. Praticando e desenvolvendo novas habilidades, Serginho usará todos os seus recursos para vencer.

Cheguei até a metade do caminho! Só falta mais um livro e a trilogia que me chamou muito a atenção quando estive na última Bienal de São Paulo estará completa. Ao ler o primeiro livro da trilogia, ‘Rebeldes’, me deparei com uma forma de ensinamento misturada com o entretenimento. A mesma coisa acontece na sequencia, ‘Iniciação’. A diferença é que esse livro é muito mais recheado de aprendizagem -isso fica claro- mas, ainda sem perder um toque especial de diversão; aquele momento relaxante que você espera ao ler um livro que, na minha humilde opinião, é o que às vezes falta nos livros voltados à uma crença.

Dessa vez, Serginho, já acostumado com a mudança que sua vida teve, e ainda se acostumando com as novidades do mundo espiritual, é escalado para ajudar uma família que passa por grandes dificuldades. Ao chegar à favela, onde essa família mora, ele conhece Jacira, uma mãe viúva, trabalhadora e que mal consegue alimentar seus sete filhos. O mais velho desses filhos é Paulinho, um doce menino que faz o que for possível para ajudar em casa. Mas esse não é o problema maior! Paulinho começa a sentir os sintomas de uma doença difícil de ser tratada e, praticamente impossível de se conseguir ajuda em hospital público.

Mãe e filho não somente contam com a ajuda de Serginho e do mundo espiritual, mas também de vizinhos e desconhecidos que, tocados pelo amor e a caridade, se despõe a ajudar.

O livro mostra de forma clara, independentemente do que o leitor toma como verdade e crença, como tudo na nossas vidas, encarnados ou não, acontece por um motivo, e que dependemos de nós mesmos para melhorarmos.

Como já disse na resenha anterior dessa trilogia, é um ótimo livro que nos faz refletir e que aconselho leitura – se não tomando como uma história real, pelo menos como uma ficção- porque tenho certeza que no final você vai repensar na sua própria vida e refletir sobre a sua atuação no mundo em que vive. Suas escolhas afetam a todos, e é esse o ensinamento principal de ‘Iniciação’.

Sobre Karol

Atriz ruiva tão viciada em Shakespeare que foi até parar lá no palco do Globe Theatre de Londres de tanto que encheu o saco! Sem papas na língua,que sempre dá preferência a livros históricos e com culturas diferentes. Não leu Harry Potter ou Senhor dos Anéis, jogou Crepúsculo longe no meio do segundo livro mas é capaz de devorar qualquer livro que contenha um rei, um indiano ou um espírito no meio. Estranha, usa personagens românticos como referencia quando briga com o namorado, transforma tudo em um drama histórico e deseja silenciosamente transformar todos os livros que lê em filme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*