sexta-feira, 20/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Resenhas de Série » Resenha: “Tempestade de fogo”, de Andrew Lane

Resenha: “Tempestade de fogo”, de Andrew Lane

Livro: Tempestade de fogo
Série: Jovem Sherlock Holmes, O
Autor: Andrew Lane
Editora: Intrínseca
Páginas: 360
Resenha por: Bruna
Compre: Saraiva Fnac Cultura Travessa

A casa de Amyus Crowe e Virginia está vazia, como se ninguém jamais tivesse morado lá. O misterioso desaparecimento dos dois leva o jovem Sherlock Holmes a uma nova aventura, com riscos maiores do que qualquer outra até então. Ao seguir as pistas deixadas por seu mentor, o rapaz vai parar na Escócia, onde sequestros e roubos de cadáveres o colocam diante de um adversário com poderes muito além de sua habilidade dedutiva: um homem que se diz capaz de controlar os mortos. Dessa vez, para salvar seus amigos, o jovem Sherlock Holmes terá que enfrentar algo mais perigoso do que nunca: as forças do inferno.

Cada vez melhor! O quarto livro da série O jovem Sherlock Holmes começou despretencioso e entrando em um assunto há tempos sem resolução na série: a Sra. Eglantine, chefe dos empregados na Mansão Holmes, dos tios de Sherlock. A mulher sempre foi descrita de forma suspeita, mas nunca tivemos mais informações sobre ela. Eis que logo no começo do livro, depois de um prólogo que aguça a nossa curiosidade ao máximo, Sherlock acaba desmascarando a empregada rabugenta. Acabamos descobrindo um pouco mais sobre a família Holmes e seus segredos – que faz Sherlock raciocinar mais aguçadamente sobre sua hereditariedade -, mas não falarei mais sobre isso para não dar spoiler. Apenas acho que não será a última aparição da detestável empregada na série.

Depois de todo a história com a Sra. Eglantine ser revelada, é que realmente voltamos para a história central do livro: o professor de Sherlock, Sr. Crowe, e sua filha Virginia sumiram. Não deixaram um fio de cabelo para contar história e não deixaram um recado, um adeus sequer. Será? Acompanhado de seu melhor amigo Matt Arrnatt, Sherlock descobre alguns indícios deixados pelo professor. Depois de decifrar, o garoto está decidido em ir até o local para onde Sr. Crowe e Virginia foram para ajudá-los. Então ele, Matt e seu professor de violino Rufus Stone partem em uma viagem para a Escócia. A mudança de ambiente caiu bem nesse livro e deu um maior toque de mistério para a história.

Nesse livro Sherlock também começa a questionar mais os seus sentimentos pela filha do tutor, e eu estou super curiosa pra ver como o autor vai desenrolar essa história, afinal, o Sherlock adulto de Conan Doyle não tem nenhum relacionamento duradouro e que não seja por interesse para ajudar em algum caso. Depois do caso com a Câmara Paradol no último livro, é curioso ver como a aventura na Rússia marcou o jovem Sherlock que fica o livro todo um pouco paranoico em relação aos vilões, mesmo tendo outro caso em paralelo. A cada novo livro fica mais fácil enxergar no jovem personagem a sombra do excêntrico detetive criado por Doyle.

Achei o enredo desse quarto livro muito melhor trabalhado do que o último livro, Gelo Negro. E quando você acha que o livro vai acabar em uma nota feliz… Andrew Lane joga uma bomba no colo do leitor! A reviravolta final é angustiante e só saberemos o que acontece com o querido Sherlock quando o quinto livro – Snake Bite, no original – for lançado aqui no Brasil. Espero que não demore muito!

“- Nada que vale a pena é fácil – observou Sherlock.” – pg. 128

OUTRAS RESENHAS DA SÉRIE


Aviso Legal: Esse livro foi cedido pela editora responsável pela publicação no Brasil como cortesia para o Livros em Série.

Sobre Bru Fernández

Formada em Letras, trabalha como Revisora e Tradutora em uma agência publicitária e preenche suas horas vagas assistindo a seriados, filmes e partidas de futebol, vôlei, basquete e ice hockey, além de ouvir música, ir a shows e, claro, ler. Não curte chick-lits e prefere os thrillers, policiais, YA e fantasia. Nunca sai de casa sem guarda-chuva e um livro na bolsa, afinal nunca se sabe quando irá chover ou surgir uma fila/trânsito em São Paulo.

Um comentário

  1. Eu AMO Sherlock! E esse livro parecer ser sensacional! Eu ainda quero toda a saga *————*

    Beijinhos.
    http://www.november92.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*