segunda-feira, 18/12/2017
Últimas do LeS:
Capa » Resenhas de Série » “A Guerra dos Tronos HQ Vol. 1”, de George R. R. Martin

“A Guerra dos Tronos HQ Vol. 1”, de George R. R. Martin

Livro: A Guerra dos Tronos – HQ Vol. 1
Série: As Crônicas de Gelo e Fogo
Autor (a): George R. R. Martin
Páginas: 240
Editora: Fantasy/Casa da Palavra
Resenha por: Gui Ferreira
Comprar: Saraiva Submarino Cultura Americanas Travessa

“O inverno está chegando” é o lema da casa Stark, o feudo mais ao norte entre os que devem fidelidade ao Rei Robert Baratheon na distante Porto Real. Lá, Eddard Stark de Winterfell governa em nome do rei e vive em paz com sua mulher, Catelyn, seus filhos Robb, Brandon e Rickon, suas filhas Sansa e Ayra, e o bastardo Jon Snow. Mais ao norte, atrás da imponente Muralha, vivem os selvagens Wildlings. Depois que Jon Arryn, a Mão do Rei (segunda pessoa mais importante dos Sete Reinos depois de Vossa Majestade) morre em circunstâncias misteriosas, Robert se dirige a Winterfell com sua família: sua mulher, a rainha Cersei, seu filho, o príncipe Joffrey, e os irmãos da rainha, o esgrimista Jamie e o anão Tyrion, da poderosa casa Lannister. Enquanto isso, através do Mar Estreito, o príncipe Viserys, herdeiro da derrotada casa Targaryen, que uma vez governou toda Westeros, planeja recuperar o trono com o exército do bárbaro Dothraki, cuja lealdade ele pretende obter com a única moeda que possui: sua bela e ainda inocente irmã, Daenerys.

Em 1991, quando George Martin começou a escrever aquela que seria uma das maiores sagas de fantasia épica do século XXI, talvez ele não tivesse ideia da proporção que sua história tomaria, tampouco da quantidade de fãs apaixonados que conquistaria pelo mundo todo. Considerada por muitos a maior obra do gênero, depois de Tolkien, Game Of Thrones teve seu primeiro livro publicado em 1996, com o nome de Guerra dos Tronos (tenha em mente que o verdadeiro nome da obra é “As Crônicas de Gelo e Fogo”). Em 2011, a HBO lançou um excelente seriado baseado nos livros – se você ainda não assistiu, não perca mais tempo. Daí pra frente, Game of Thrones fez um sucesso estrondoso e tivemos diversas adaptações para outras plataformas – desenhos, RPG, games. E, claro, o mundo da HQ não poderia deixar passar batida essa fantástica história.

O primeiro volume de Game of Thrones – a graphic novel apresenta ao leitor os mesmos acontecimentos narrados no começo do primeiro livro, acompanhando os personagens desde a chegada dos Lannister em Winterfell até Danny e os ovos de dragões. Patterson, o ilustrador da HQ, faz um trabalho primoroso: desde as paisagens de Westeros – castelos, florestas, desertos e fortalezas – até as feições e expressões corporais dos personagens. Seu desenho é bonito e sem falhas. Uma coisa muito bacana é ver o enredo da ganhar vida no papel, feito de tinta e cores. É uma experiência diferente de ler os livros ou assistir à série e, posso garantir, satisfatória do primeiro ao último traço.

O roteiro também não fica atrás. Embora cubra apenas uma parte do primeiro livro, ele não deixa nada a desejar, sabendo exatamente o momento de acabar e deixando no ar um suspense para quem não conhecesse o restante da história. A diagramação é perfeita; texto ilustração dividem a mesma página e o mesmo quadro em harmonia, gerando uma leitura gostosa e contínua. Tudo na medida certa, algo que difícil de realizar quando você se dispõe a fazer uma HQ com uma história complexa como a de Game of Thrones.

Enfim: quem é fã de quadrinhos e das Crônicas de Gelo e Fogo, não pode perder essa adaptação. O primeiro livro é adaptado com excelência, sem deixar nada a desejar, com um roteiro impecável e explicado do começo ao fim. O Volume II já está nas livrarias, e a quarta temporada da série deve estrear em março ou abril na HBO. Parece que temos muito de Game Of Thrones pela frente e, quem já leu, sabe que notícia melhor não há.


Aviso Legal: Esse livro foi cedido pela editora responsável pela publicação no Brasil como cortesia para o Livros em Série.

Sobre Guilherme

Nasceu no Condado de Roseira e foi se perder na cidade grande de São Paulo, onde cursa o terceiro ano de Publicidade e Propaganda na Faculdade de Comunicação Cásper Líbero. Viciado em séries, música e livros, prefere passar uma noite de sábado lendo “Sob a Redoma” do que sair para balada. Escreveu um livro que – se tudo sair como deve – será publicado ainda esse ano, talvez em agosto. Vai que dá certo e ele vira um escritor famoso, né.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*