sexta-feira, 20/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Resenhas de Série » Resenha: “Quando você a viu pela última vez?”, de Lemony Snicket

Resenha: “Quando você a viu pela última vez?”, de Lemony Snicket

Livro: Quando você a viu pela última vez? (#02)
Série: Só perguntas erradas
Autora: Lemony Snicket
Editora: Seguinte
Páginas: 264
Tradutor: André Czarnobai
Resenha por: Cine
Comprar:
Saraiva Submarino Cultura Folha Travessa Americanas Amazon

Ainda na cidade de Manchado-pelo-mar, o jovem aprendiz Lemony Snicket terá mais um caso para resolver junto com sua tutora, S. Theodora Markson. Desta vez eles foram contratados pelos Knight para encontrar Cleo, a filha desaparecida do casal. A primeira hipótese é a de que ela teria fugido com o circo – mas, ao contrário do que Theodora pensa, não se trata de uma resposta inteligente e adequada para esse mistério, já que Cleo era uma química brilhante (e não uma artista) e com certeza teria deixado um bilhete.

Será que ela havia sido sequestrada? As versões das duas principais testemunhas que viram Cleo no dia de seu desaparecimento são divergentes. Ela foi vista pela última vez no mercado Comidas Incompletas ou no restaurante Faminto’s? E foi embora de táxi ou em seu carro novinho em folha?

Lemony Snicket contará novamente com a ajuda da jornalista-mirim Moxie Mallahan e dos irmãos taxistas Juca e Chico. Mas será que ele desvendará esse mistério? Ou só fará as perguntas erradas mais uma vez?

ATENÇÃO! Esse livro não é o primeiro de uma série e pode conter spoilers! Confira nossas resenhas anteriores dessa série, clicando na capa desejada:

Este é o segundo livro da série Só as perguntas erradas, onde vemos a trajetória de Lemony Snicket como um detetive, aos 13 anos de idade. Depois de resolver um caso no vilarejo Manchado-pelo-mar, Snicket continua por lá com sua tutora, pois foram chamados para resolver um caso de desaparecimento, sem contar que ele ainda não encontrou a estátua roubada por Ellington no final do primeiro volume.

Snicket conhece mais pessoas novas na cidade, e conta com a ajuda de seus amigos para tentar desvendar o misterioso caso do sumiço da jovem mais rica e inteligente da do lugar, e acabam descobrindo que muito das coisas estranhas que acontecem e os crimes de Manchado-pelo-mar, têm muito em comum.

“Quando você a viu pela última vez?” foi mais um volume sensacional dessa série, e o mais bacana foi ver como Snicket amadureceu de um livro para outro e como a escrita e narrativa, e o mistério da história também cresceram junto com os personagens. O pequeno detetive se mostra mais sagaz e atento para tudo ao seu redor, e gostei muito de ver que nesse livro não tiveram as interrupções chatinhas de sua tutora para ficar atrasando a história. Cada capitulo foi muito bem construído para fazer sentido com o final da história e também nunca deixando a mesma ficar tediosa ou com muita enrolação.

Mais do que um conto de suspense de um jovem detetive, esse volume também mostrou um pouco sobre a importância da amizade que Snicket fez durante sua passagem pelo vilarejo, e que às vezes é preciso confiar nas pessoas de olhos fechados e esperar que elas não te decepcionem. Gostei muito do avanço na amizade dele com Moxie, e como eles trabalham juntos para resolver os mistérios da cidade em que estão.

É nesse livro também que ficamos sabendo mais um pouco sobre o passado de Snicket, e sua família. Não são reveladas muitas coisas, mas o que não fazia muito sentido no primeiro livro faz sentido por aqui. Muitas das dúvidas que eu tive em relação às reais razões de Snicket estar com sua tutora e tudo o mais, são respondidas ao longo dessa história. As reviravoltas do livro, as descobertas que você faz ao longo da narrativa deixam o final do livro bem imprevisível, e ele acabou de uma forma que eu fiquei roendo as unhas para o próximo volume.

Definitivamente a série “Só as perguntas erradas” está se tornando uma das que mais estou gostando de ler. Histórias e personagens divertidos e inteligentes que fazem o tempo de leitura passar voando. É o tipo de livro que você lê tranquilamente em um dia, e ainda fica com o gostinho de quero mais.


Aviso Legal: Esse livro foi cedido pela editora responsável pela publicação no Brasil como cortesia para o Livros em Série.

Sobre Cine

Jornalista e professora de inglês, vivendo o sonho de morar em Nova York e ainda tentando descobrir se seria possivel viver dentro de uma da Barnes and Nobles. Viciada em cultura, passa os dias tentando decidir que livros ler enquanto tenta se encontrar na vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*