sexta-feira, 13/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Resenhas de Série » Resenha: “Quatro – Histórias da série Divergente”, de Veronica Roth

Resenha: “Quatro – Histórias da série Divergente”, de Veronica Roth

Livro: Quatro – Histórias da série Divergente
Série: Divergente
Autora: Veronica Roth
Páginas: 272
Editora: Rocco
Resenha por: Bruna Fernández
Comprar:
Saraiva Submarino Cultura Folha Americanas Travessa Amazon

Reunindo quatro histórias da série Divergente contadas da perspectiva do personagem Tobias, e três cenas exclusivas, Quatro Histórias da série Divergente oferece aos fãs da saga criada por Veronica Roth a chance de conhecer melhor a personalidade de um personagem fascinante e complexo e a chance de mergulhar mais fundo na sociedade dividida em facções criada pela autora. Com mais de 21 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, a série Divergente chegou aos cinemas com Shailene Woodley e Theo James nos papéis principais.

ATENÇÃO! Esse livro não é o primeiro da série e a resenha pode conter spoilers! Confira nossas resenhas anteriores dessa série, clicando na capa desejada:

Divergente Insurgente Convergente

Existem poucas coisas que são tão boas ou melhores para um fã de uma série do que quando o autor decide expandir o universo de uma série já terminada. Alguns acabam perdendo a mão, enquanto outros simplesmente acertam em cheio, como no caso da Veronica Roth.

“Não existem salas seguras, assim como não existe verdades seguras ou segredos que possam ser contados com segurança.” – p. 15

Nos contos e cenas apresentados a nós em Quatro, voltamos no tempo dentro do universo da série para quando Tobias Eaton ainda pertencia à sua antiga facção, Abnegação, e sofria abusos de seu pai, Marcus. É sempre revigorante aprender mais detalhes sobre a vida de um personagem que acaba se tornando tão querido da gente e, sinceramente, por mim Quatro seria um livro completo e não uma coleção de contos. A autora escreveu de forma que os pontos de vista da personagem preencheram lacunas deixadas na série contada, principalmente, por Tris. Finalmente temos um vislumbre de como era o relacionamento de Tobias com seu pai, antes de ir para a Audácia. Ainda sobre relacionamentos, vemos como surge a breve amizade entre ele e seu instrutor Amah e, claro, seus sentimentos em relação a Tris. Descobrimos como ele conheceu seu rival Eric e também como algumas mudanças internas da Audácia aconteceram.

“Bem, na verdade, isto é uma mentira, mas nunca é tarde demais para começar a se sentir confortável em mentir para si mesmo.” – p. 267

O único defeito do livro é ser curto demais. Os contos de A transferência, A iniciação, O filho e O traidor, apenas o último tem a presença da eterna heroína Tris, além de nos mostrar mais da vida de Tobias, também mostra como o ataque da Erudição às outras facções tomou forma.

Com certeza um volume IMPERDÍVEL para os fãs da série. Apesar de querer muito que a Veronica dê uma de Cassandra Clare e expanda esse universo até dizer chega, confesso que estou muito mais ansiosa por uma história nova da autora. E vocês?


Aviso Legal: Esse livro foi cedido pela editora responsável pela publicação no Brasil como cortesia para o Livros em Série.

Sobre Bru Fernández

Formada em Letras, trabalha como Revisora e Tradutora em uma agência publicitária e preenche suas horas vagas assistindo a seriados, filmes e partidas de futebol, vôlei, basquete e ice hockey, além de ouvir música, ir a shows e, claro, ler. Não curte chick-lits e prefere os thrillers, policiais, YA e fantasia. Nunca sai de casa sem guarda-chuva e um livro na bolsa, afinal nunca se sabe quando irá chover ou surgir uma fila/trânsito em São Paulo.

2 comentários

  1. Ola, estou fazendo um trabalho sobre o livro Quatro, e preciso saber mais um pouco dele, você poderia me ajudar? Preciso da resposta urgente.
    Ass. Yasmin

  2. Olá Yasmin,

    Por favor, envie suas dúvidas para contato@livrosemserie.com.br e te ajudaremos se possível.

    ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*