terça-feira, 17/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Resenhas de Série » Resenha: “Por um toque de ouro”, de Carolina Munhóz

Resenha: “Por um toque de ouro”, de Carolina Munhóz

Livro: Por Um Toque De Ouro (#01)
Série: Trindade Leprechaun
Autora: Carolina Munhóz (@carolinamunhoz)
Páginas: 272
Editora: Fantástica
Tradução:
Resenha por: Bru Fernández
Comprar:
Saraiva Submarino Cultura Folha Travessa Americanas Amazon

Dinheiro, poder e sucesso. Quem não deseja tudo isso? Mas e se alguns milionários na verdade têm muito mais sorte do que outros? E se toda essa sorte se revelasse como um poder especial? Emily O´Connell nunca imaginou que pudesse ter um toque de ouro. Herdeira de uma das marcas mais luxuosas de sapatos e bolsas haute couture do mundo, sorte e glamour praticamente correm no sangue de sua família. Um dia, porém, Emily percebe que sua sorte talvez seja muito maior do que imagina. Na manhã seguinte ao feriado de St. Patrick, após ganhar milhões em uma noite de jogatina, a garota se vê vítima de uma tentativa de estupro. O que a tira das estatísticas policiais, no entanto, é a forma como ela consegue se livrar quase magicamente do perigo. Tudo se complica quando Emily conhece o misterioso e encantador Aaron Locky. Afinal, que segredos ele esconde por trás de seus cabelos compridos e de sua risada irônica? De algum modo, Aaron exerce sobre ela uma atração irresistível, como se uma aura de poder os cercasse e os unisse. Ele tem muito a ensinar a Emily, mas, entre todas as coisas, ela nunca imaginaria que poderia estar envolvida com uma tradição secular lendária.

Fiquei super feliz em poder receber Por Um Toque De Ouro com antecedência para poder resenhar aqui pro LeS. Confesso que me interessei de primeira pelo novo trabalho da Carolina Munhóz pelo simples fato de ele abordar a cultura irlandesa! No meio de tantos lançamentos fantásticos nacionais estava realmente faltando um que entrasse nesse tema, mesmo que de forma contemporânea. Mas vamos ao que interessa!

Primeiramente vamos elogiar o trabalho editorial: a capa do livro é belíssima e todo o acabamento ficou incrível, desde a parte interna na cor dourada até os detalhes na paginação e marcação de capítulos. Por Um Toque De Ouro nos conta a história de uma belíssima jovem irlandesa, Emily O’Connell, que é podre de rica já que seus pais são donos de uma mega marca de acessórios de alta costura, a O’C. Como toda jovem rica, ela é requisitada celebridade com milhares seguidores nas redes sociais, e claro, cobiçada por todos os homens que cruzam o seu caminho, inclusive de seus amigos mais próximos. Em outras palavras, Emily é simplesmente muito sortuda: tem a vida que várias garotas apenas sonham um dia ter.

Mas a vida da personagem começa a mudar quando, após uma bela noitada no feriado internacionalmente conhecido da Irlanda, o Saint Patrick’s Day, a ruiva é vítima de uma tentativa de estupro. Entretanto, Emily consegue se livrar do perigo como se um passe de mágica, literalmente falando. Ela então começa a prestar um pouco mais de atenção na sua “sorte”, e acaba conhecendo um misterioso homem, Aaron Locky, que consegue enlouquecê-la com seu jeito desinteressado. O que Emily não sabe é que a sua vida está prestes a se tornar muito complexa e que Aaron é uma das principais peças para desvendar seu passado e descobrir mais sobre seus antepassados e seu “toque de ouro”.

Achei a personagem de Emily um pouco irritante, arrogante e um tanto ingênua em alguns momentos, mas tudo isso na dosagem certa que a personagem precisava para poder atravessar esse primeiro terço da história. É perceptível que a personagem cresce – e espero que cresça muito mais – ao longo da leitura por conta de tudo que ela acaba descobrindo sobre a herança e tradição de sua família e por conta do que ela acaba passando nos momentos finais do livro. Emily terá que deixar seu título de jovem rica mimada para trás para poder enfrentar a jornada que tem pela frente. Em contrapartida, simplesmente adorei o melhor amigo da ruiva, Darren, o amigo-quase-irmão que está sempre por perto quando a amiga precisa. A amizade dos dois é muito forte e Darren é a representação de todos os melhores amigos do mundo no papel, com aquele sexto-sentido aguçado para encrencas e com conselhos sábios que sabemos que a outra pessoa não quer ouvir, mas que ela precisa.

Além de ter uma história de fantasia urbana-moderna, Por Um Toque De Ouro é praticamente um guia informativo de Dublin. A autora descreve locais da cidade com maestria e ainda coloca informações históricas sem deixar seu texto pesado e maçante. Eu nunca estive na cidade, mas confesso que me senti andando pelas ruas e sentindo o cheiro de cerveja no ar. Aposto que a experiência de leitura deve ser ainda mais incrível pra quem já visitou a cidade.

Outro detalhe que simplesmente adorei foi a forma como a Carol inseriu detalhes sobre pessoas realmente famosas na sua história. As menções à família real inglesa, que são mais óbvias e algumas mais obscuras que só as pessoas mais velhas e fãs de música pop irão perceber quando é mencionado um famoso ex-cantor de uma boyband irlandesa no livro. Confesso que ria sozinha da forma incrível que uma história real se encaixou tão bem no enredo! Tudo isso tornou a história mais verossímil ainda para mim.

Por Um Toque De Ouro é o primeiro de uma trilogia e seu lançamento oficial é hoje, mas o sucesso já está garantido: o livro já foi para reimpressão. Enquanto isso eu já estou aqui pacientemente aguardando por mais informações sobre os próximos livros da trilogia.


Aviso Legal: Esse livro foi cedido pela editora responsável pela publicação no Brasil como cortesia para o Livros em Série.

Sobre Bru Fernández

Formada em Letras, trabalha como Revisora e Tradutora em uma agência publicitária e preenche suas horas vagas assistindo a seriados, filmes e partidas de futebol, vôlei, basquete e ice hockey, além de ouvir música, ir a shows e, claro, ler. Não curte chick-lits e prefere os thrillers, policiais, YA e fantasia. Nunca sai de casa sem guarda-chuva e um livro na bolsa, afinal nunca se sabe quando irá chover ou surgir uma fila/trânsito em São Paulo.

7 comentários

  1. Vou comprar e ler mais rápido possível…
    esperando a submarino por o livro em promoção -rsrsrs.
    *não sou rica… :(

  2. Amei sua resenha! To doida pra comprar o livro, mas vou esperar o lançamento aqui em São Paulo pra poder conhecer a escritora. Parabens pelo blog!

  3. Meu Deus esse livro é chato demais… A personagem principal é estranha, não da pra saber se ela é esperta ou bobona, mas com toda certeza é insuportavel. Achei os dialogos forçados e clichê. Muitoooo chato.

  4. Edgar Carneiro

    Sou louco pra conhecer essa historia.

  5. Nunca li nada da Carolina Munhóz, mas já ouvi coisas totalmente positivas sobre as obras dela. Me interessei bastante pela história de Por Um Toque De Ouro, me amarro de literatura juvenil, principalmente sendo recheados de mistérios, romance e fantasia. Esse livro parece oferecer tudo isso!

  6. Maria Izabela Da Silva

    Ahh!!! Fiquei curiosa agora, para saber mais da história da personagem Emily.

  7. Allisson Henrique

    Fiquei com uma vontade danada de ler esse livro só lendo a resenha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*