sábado, 28/03/2020
Últimas do LeS:
Capa » Resenhas Fora de Série » Resenha: “Rio, eu te amo”, de Pedro Butcher

Resenha: “Rio, eu te amo”, de Pedro Butcher

Livro: Rio, eu te amo
Autor: Pedro Butcher (@pedrobutcher)
Páginas: 206
Editora: Gryphus
Tradução:
Resenha por: Juliana Alcântara
Comprar: Saraiva Submarino Cultura Americanas Amazon

O livro Rio, eu te amo, organizado pelo jornalista Pedro Butcher e com pesquisa de Flávia Mattar, foca o trabalho dos diretores, seus métodos de criação, linguagens, visões de mundo, pensamentos e a maneira como cada um deles realiza o seu trabalho. É um livro precioso e estimulante para todos aqueles que amam, pensam, estudam e, sobretudo, fazem cinema. Além dos capítulos com as dez histórias e pontos de vista de cada um dos respectivos diretores, o livro ainda apresenta um sobre os desafios enfrentados por Vicente Amorim para as cenas de transição.

Rio, eu te amo. Um conceito unanime para cada um dos 11 diretores participantes na versão carioca da franquia cinematográfica “Citiesof Love”. O grande amor pela tão famosa Cidade Maravilhosa.

O livro organizado por Pedro Butcher nos faz imergir no que seria o universo, quase que pessoal, de cada cineasta responsável pelos curtas-metragens que compõe o filme. Diretores de diferentes partes do mundo e visões cinematográficas compartilham do amor pelo Rio de Janeiro e trabalham para que o espectador também se inspire e apaixone pela cidade.

Para conseguirmos compreender a visão de cada um desses realizadores suas filmografias nos são apresentadas por Pedro, que escreve de maneira detalhada e precisa o essencial sobre cada um dos 11. De onde são, como começaram suas carreiras e o que fizeram de mais relevante desde então.
Todos eles são entrevistados e contam o porquê de amarem o Rio de Janeiro, o que os fizeram participar do projeto e como foi esse processo.

E as respostas, com certeza, são das mais inusitadas. Desde cariocas, como Carlos Saldanha, Andrucha Waddington e José Padilha, que somente por o serem já amam incondicionalmente a cidade; até Stephan Elliot que nutre um amor especial pelo Rio por ter conhecido seu parceiro, por quem se apaixonou logo em sua primeira visita.

Além das entrevistas nas quais conseguimos entender como cada diretor trabalha, seus processos criativos, linguagem, escolha de locações, elenco, fotografia e etc;também é feito um relato por jovens realizadores escolhidos para acompanhar o processo desde apré, até a produção e a pós de cada um dos curtas. Escolhas cruciais de produção, arte e fotografia são compartilhadas com o leitor através destes relatos, nos permitindo assim entender e visualizar o processo de realização de cada um dos curtas e suas transições por completo.

O filme conta com diversas locações espalhadas pela cidade, que nos são apresentadas no livro. Quase como um guia turístico da cidade, deixando assim ainda mais claro o porque da escolha específica de cada locação. Sabemos que nunca nenhuma locação é escolhida ao acaso, isso quando um roteiro já não é pensado de acordo com a mesma. Conhecendo a história de cada uma, fica ainda mais transparente as escolhas das mesmas.

De maneira leve e informativa o leitor é guiado a entrar de cabeça nesse universo para visualizar o que é realmente o Rio de Janeiro. Suas belezas, peculiaridades, história e entender cada vez mais profundamente a beleza que é ser carioca.


Aviso Legal: Esse livro foi cedido pela editora responsável pela publicação no Brasil como cortesia para o Livros em Série.

Sobre Juliana Alcântara

Formada em Cinema, trabalha como assistente de direção, produtora e maquiadora freelancer. Usa o tempo livre para assistir filmes e séries, praticar yoga e realizar experimentos criativos na cozinha que quase nunca dão certo, mas continua tentando. Desligada, vive com a cabeça no mundo da lua e esquece tudo por aí, inclusive o bolo no forno. Como toda taurina (e carioca) é teimosa e vive afirmando que o Rio é o melhor lugar do mundo, mesmo amando morar em São Paulo e não trocando pelo Rio nunca. Coisa que só quem é carioca, ou taurino, entende.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.