quinta-feira, 12/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Resenhas de Série » Resenha: “Na porta ao lado”, de Luiza Trigo

Resenha: “Na porta ao lado”, de Luiza Trigo

Livro: Na porta ao lado (#02)
Série: Meus 15 anos
Autora: Luiza Trigo (@lulytrigo)
Páginas: 256
Editora: Rocco
Tradução:
Resenha por: Bru Fernández
Comprar: Saraiva Submarino Cultura Americanas Amazon

Com uma carreira em ascensão no segmento juvenil, a carioca Luiza Trigo retoma as personagens de Meus 15 anos – as amigas Bia, Carol, Amanda, Pri e Roberta – e novamente mostra as delícias e as dores da adolescência com leveza, sinceridade e bom humor em Na porta ao lado, seu terceiro romance. No livro, a autora narra as aventuras e desventuras de Carol, que começa o novo ano na escola tendo que encarar não só o casamento de sua mãe e uma mudança de casa, mas também o padrasto como professor e o filho dele como colega de turma. Parece muito azar para uma garota só! Mas muitas outras surpresas aguardam a protagonista, suas amigas e os leitores ao longo das páginas.

ATENÇÃO! Esse livro não é o primeiro da série e a resenha pode conter spoilers! Confira nossas resenhas anteriores dessa série, clicando na capa desejada:

“À noite, depois do lanche, me retirei para o quarto ansiosa para escolher a minha próxima leitura. Fiquei namorando a estante, tentando decidir, mas eram tantas opções.” – p. 59

Em Na porta ao lado, Luly Trigo volta a contar o dia a dia da turma de amigas que conhecemos no primeiro livro, Meus 15 anos, só que dessa vez a personagem central da história é Carol, uma leitora assídua – como a quote que abre a resenha mostra! – que terá seu mundo virado de ponta-cabeça quando a sua mãe resolver se casar novamente.

A personagem de Carol estava acostumada a viver somente com sua mãe, então as coisas ficam bem complicadas quando a mãe não apenas anuncia o casamento, mas elas se mudam para um apartamento com o noivo de sua mãe e o filho adolescente dele, Tomás. Carol tenta ser agradável com o menino, mas claro, ele a esnoba e finge que Carol não existe, tornando a vida da garota muito mais complicada. Pra ajudar ainda mais, uma das amigas de Carol, parece estar ficando bem “amiga” de Tomás, fazendo a garota se sentir traída pela própria amiga.

É claro que no meio de tantos problemas, surge uma luz no fim do túnel: Bernardo, um garoto novo na escola e super gracinha, por quem Carol fica caidinha, e claro, as coisas intercalam-se entre caos e ordem no mundo da garota de 15 anos. É impressionante a forma como a autora consegue capturar o universo adolescente, inúmeras vezes me lembrei de coisas que realmente aconteceram comigo e minha panelinha de amigas: as discussões, as paixões, as revoltas, e principalmente, as amizades. Terminei o livro e fiquei morrendo de vontade de encontrar as minhas amigas de colégio – que são minhas amigas até hoje – e fofocar sobre aquela época!

A série é super fofinha, o trabalho editorial feito pela Rocco nos livros até agora é impecável mas duas coisas me agradaram/surpreenderam muito mais neste livro do que no anterior: primeiro foram os títulos dos capítulos – muitos deles são nomes de livros (Vestido de noiva, Férias infernas, Jogos vorazes, Divergente, entre outros!) – e achei essa uma forma charmosa e toda especial de celebrar a personagem que é super fissurada em literatura; e o desfecho da história, para mim, foi simplesmente incrível, daqueles de deixar o nosso coração quentinho, sabe? Não esperava por esse desfecho e foi uma surpresa agradabilíssima!

Vale a leitura, para todas as idades, mas principalmente para as garotas mais novinhas ou para quem procura um livro levinho para descontrair.

Antes de ir deixo aqui o link de duas playlists que aparecem no livro! Uma é uma playlist feita pelo Bernardo, o crush da Carol, que vocês podem ouvir/seguir aqui. E a outra playlist (link para ouvir/seguir aqui) foi montada em conjunto por Ele e Ela, que eu não posso revelar quem são para não estragar a história!
(Adicionem também o usuário do LeS no Spotify!) pra saber das novidades. ;)


Aviso Legal: Esse livro foi cedido pela editora responsável pela publicação no Brasil como cortesia para o Livros em Série.

Sobre Bru Fernández

Formada em Letras, trabalha como Revisora e Tradutora em uma agência publicitária e preenche suas horas vagas assistindo a seriados, filmes e partidas de futebol, vôlei, basquete e ice hockey, além de ouvir música, ir a shows e, claro, ler. Não curte chick-lits e prefere os thrillers, policiais, YA e fantasia. Nunca sai de casa sem guarda-chuva e um livro na bolsa, afinal nunca se sabe quando irá chover ou surgir uma fila/trânsito em São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*