segunda-feira, 23/10/2017
Últimas do LeS:
Capa » Resenhas de Série » Resenha: “Você não deveria estar na escola?”, de Lemony Snicket

Resenha: “Você não deveria estar na escola?”, de Lemony Snicket

Livro: Você não deveria estar na escola? (#03)
Série: Só Perguntas Erradas
Autor: Lemony Snicket (@lemonysnicket)
Páginas: 312
Editora: Seguinte
Tradução: André Czarnobai
Resenha por: Cine
Comprar: Saraiva Submarino Cultura Americanas Amazon

O jovem Lemony Snicket começou seu aprendizado em uma organização secreta e partiu para Manchado-pelo-mar, uma cidade decadente onde se criavam polvos para a produção de tinta. Lá, ele se envolveu em seu primeiro grande caso, relatado em detalhes na série Só Perguntas Erradas.
Agora, no terceiro volume, ele precisa investigar incêndios que estão ocorrendo nesse vilarejo cada vez mais envolto em mistério, acompanhado de sua excêntrica tutora, S. Theodora Markson, e de seu grupo de aliados, composto pela jornalista-mirim Moxie Mallahan, pelos irmãos taxistas Juca e Chico, pelo exímio cozinheiro Jake Hix e pela química brilhante Cleo Knight. Quem é o incendiário? Que segredos esconde o Departamento de Educação? Por que tantos estudantes estão em perigo? Será que tudo isso faz parte do plano maligno do vilão foragido Tiro Furado?

ATENÇÃO! Esse livro não é o primeiro de uma série e pode conter spoilers! Confira nossas resenhas anteriores dessa série, clicando na capa desejada:

Ah Snicket, como você me diverte <3

Uma das coisas mais bacanas de ler na série “Todas as perguntas erradas” é como não dá pra largar o livro, e mesmo sendo uma leitura voltada para o público infantil, consegue ser mais divertido e inteligente do que muito livro pra adulto por ai. No terceiro livro da série, dessa vez intitulado “Você não deveria estar na escola”? nosso mini detetive está de volta para investigar um caso de incêndio super misterioso que ocorre no departamento de educação, e claro que segue em sua busca incansável pelo grande vilão da série.

Se não deu pra perceber pelos parágrafos acima, eu amei o livro! E finalmente nesse terceiro livro a gente realmente fica sabendo de várias respostas importantes da história – provavelmente porque só tem mais um livro, né? :( – mas é claro, também várias “perguntas erradas” são feitas e mais dúvidas são inseridas na cabeça do leitor.

Eu não sou fã/nunca li Desventuras em Série, então eu confesso que super passou despercebido por mim várias menções aos personagens da série e só prestei atenção quando uma amiga super fã, mencionou como Snicket faz questão de colocar várias pessoas e pistas de Desventuras nesse livro. Então fica ai a dica para quem é fã e ainda não leu Todas as perguntas erradas. Ele é basicamente um prequel.

Outra coisa que eu gosto muito nesses livros é o fato de Snicket sempre relembrar coisas que aconteceram nas histórias anteriores de uma forma bem simples e resumida, o que ajuda MUITO uma cabecinha esquecida como a minha. Eu perdi as contas de quantos livros eu li e precisei dar uma corridinha no Google pra lembrar quem era aquele personagem secundário no livro anterior e que agora é uma peça importante da narrativa. E as falas dos personagens? Uma melhor que a outra, especialmente as de Snicket, sempre sarcástico e com um humor único e apaixonável.

Mais uma vez eu digo: se você curte um livro leve, mas ainda sim inteligente e engraçado, essa é uma série que você deve ler, tendo 8 ou 80 anos. A escrita de Lemony Snicket é uma delícia e ele tem um dom que poucos autores infantis possuem: o de não cair na mesmice.


Aviso Legal: Esse livro foi cedido pela editora responsável pela publicação no Brasil como cortesia para o Livros em Série.

Sobre Cine

Jornalista e professora de inglês, vivendo o sonho de morar em Nova York e ainda tentando descobrir se seria possivel viver dentro de uma da Barnes and Nobles. Viciada em cultura, passa os dias tentando decidir que livros ler enquanto tenta se encontrar na vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*